6.19.2012

Sobre "direitos reprodutivos"

Chanceler brasileiro: "frustração" com concessão ao Vaticano sobre mulheres

CLAUDIA ANTUNES
CLAUDIO ÂNGELO

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, afirmou que se sentiu "frustrado" com a exclusão do documento final da Rio+20 da expressão que designa a autonomia da mulher para decidir quando ter filhos."Existem as ambições do Brasil e o papel do Brasil, como anfitrião, de buscar consenso. Me sinto frustrado. Eu particularmente gostaria que o texto tivesse incluído [o termo]. Infelizmente, em relação ao tema há divisões profundas", disse Patriota em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (19).
Ele prometeu que, "nos fóruns adequados", o Brasil continuará a insistir em que a expressão seja usada em documentos da ONU.
Sua retirada deveu-se à pressão de uma coalizão liderada pelo Vaticano, que tem status de observador nas Nações Unidas. A Igreja Católica, ao lado de países como Chile, Honduras e Egito, alega defender o "direito à vida" e que a expressão "direitos reprodutivos" abre caminho para a descriminalização do aborto.
O embaixador Luiz Alberto Figueiredo, coordenador brasileiro das negociações sobre o texto, disse que a referência ao termo aparece implícita, quando o documento se refere ao Programa de Ação da conferência sobre população e desenvolvimento, que o menciona.

Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo sobre a Rio+20 para smartphone
Brasil cede a pressão do Vaticano e muda texto
Texto da Rio+20 exclui fundo de U$ 30 bilhões
Texto da Rio+20 é entregue, mas pode mudar

Nenhum comentário: