6.22.2012

Petrobras reajusta gasolina em 7,83%

Para que o aumento não chegue ao consumidor, governo zerou a alíquota incidente na venda da gasolina e do óleo diesel

A Petrobras anunciou na noite desta sexta-feira (22) um reajuste de 7,83% para a gasolina e de 3,94% para o diesel vendido nas refinarias. Os novos preços entram em vigor em 25 de junho, próxima segunda-feira.
Também na noite desta sexta, o governo anunciou que zerou a alíquota da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) incidente na venda da gasolina e do óleo diesel. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento.
Nos últimos dias, o aumento do preço dos combustíveis vinha sendo comentando por membros do governo e pela presidente da Petrobras, Graça Foster. Na quinta-feira (21), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que ainda não havia definição por parte do governo sobre um reajuste do preço da gasolina.
Na semana passada, a presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou que um reajuste do preço era necessário em razão do aumento do brent (óleo negociado nos mercados europeu e asiático) e do dólar. Ela também havia dito que o plano de negócios da estatal para o período de 2012 a 2016 só seria viável se houvesse aumento nos preços dos combustíveis.
No comunicado que enviou à imprensa nesta sexta-feira, a Petrobras afirmou que o reajuste foi definido “levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".
 

Nenhum comentário: