O novo brinquedo de Jobs
Steve Jobs apresenta o Macbook Air, o notebook mais fino do mundo
LUCIANA SGARBISurpresa De um envelope, o presidente da Apple tirou o laptop com 1,9 cm de espessura e com ótimo desempenho
Como mágico que tira objetos surpreendentes da cartola, Steve Jobs tirou o seu novo laptop de um envelope típico de escritório. Gritos e aplausos, muitos aplausos, foram a resposta do público para o truque do presidente executivo da Apple na conferência Macworld Expo, em São Francisco. A novidade chama-se Macbook Air e é ao mesmo tempo a menor e maior investida de Jobs no mercado: menor porque este laptop tem a impressionante espessura de 1,9 centímetro; e maior porque ele possui disco rígido de 80 gigabytes, memória suficiente para rodar todo tipo de entretenimento digital. Como de costume, a novidade gerou alvoroço em todo o mundo, com milhares de pessoas já querendo adquirir o produto antes mesmo de o visionário Jobs acabar a sua apresentação. O presidente da Apple mais uma vez aposta na conectividade e na interatividade da internet. E, ao que tudo indica, ganhará novamente o jogo.
Ele pisou o palco da Macworld Expo com a ansiedade do balconista que quer mostrar imediatamente qual é a grande diferença e a vantagem de seu novo produto – neste caso, entenda-se, o tamanho. “Os computadores serão cada vez mais finos e mais potentes. Tive sempre isso em mente”, disse Jobs. Prova disso é que a tela do novo laptop mede 13,3 polegadas, embora o teclado seja igual ao dos demais notebooks. Outra novidade é que a máquina não vem com leitor de CDs e DVDs. Segundo o presidente da Apple, os usuários não sentirão falta desses acessórios, pois poderão baixar músicas e filmes pela internet. Jobs, mais uma vez, tinha algo para tirar da cartola: deixar de colocar um leitor de DVD foi a brecha que ele precisava para falar de sua nova e vitoriosa investida – o serviço de aluguel de filmes pela internet. Ao fechar parceria com estúdios como Walt Disney, Universal e Sony, a Apple oferecerá até fevereiro mais de mil filmes no site iTunes, com preços variando entre US$ 2,99 (filmes mais antigos) e US$ 3,99 (lançamentos).
Aliando design sofisticado e reunindo em um único aparelho as principais tecnologias do século XXI, os produtos da Apple são desejados em todo o mundo. Em três décadas, Steve Paul Jobs, 53 anos, transformou a Apple Inc. numa lenda. Quando nos anos 80 perdeu espaço para o então presidente da Microsof, Bill Gates, seus equipamentos não faziam sentido porque ele estava à frente de seu tempo. Enquanto o mundo ainda caminhava na era do software, na relação entre homem e computador, Jobs pensava em equipamentos que interagissem entre si e se conectassem. Ou seja, os pensamentos de Jobs corriam na mesma sintonia da internet, na velocidade da banda larga. A partir de 1995, o jogo começou a mudar. A internet deu à Apple um lugar mais confortável e Jobs lançou um equipamento atrás do outro para funcionar em alta velocidade. “Think diferent” (pense diferente) virou o slogan de todos os produtos da companhia. Em 2001, veio a grande revolução: o tocador de música digital iPod. Foi assim que a Apple deixou de ser exclusiva da informática para ganhar o mercado dos eletrônicos. Não demorou muito para entrar em outro nicho: o das telecomunicações, com o iPhone, computador de mão com função de telefone lançado em 2007. A nova era digital é impulsionada pela mente criativa por trás da maçã. “Mantenha-se ávido, mas não se leve tão a sério. É nisso que me baseio”, diz Jobs.
Nos bastidores da tecnologia há quem afirme que a saída de Bill Gates da Microsoft é apenas uma estratégia para uma futura aliança com Steve Jobs. Essa especulação já vinha ganhando força quando, em maio de 2007, em uma conferência anual de tecnologia organizada pelo The Wall Street Journal, os dois exibiram bom relacionamento e trocaram elogios. “Nós mantivemos nosso casamento em segredo há quase uma década”, disse Jobs. Caso a tese se confirme, teremos um mercado digital dominado pelas mentes mais produtivas e criativas do mundo da informática.
Os melhores da Apple
Apple TV
Ligado ao televisor, o equipamento busca e reproduz vídeos, filmes e documentários direto da Internet
iPhone
Telefone e computador juntos, foi lançado em 2007 e é a atual febre da tecnologia
Telefone e computador juntos, foi lançado em 2007 e é a atual febre da tecnologia
iPod
O tocador de músicas deu à Apple mais popularidade e espaço no mercado de eletrônicos
O tocador de músicas deu à Apple mais popularidade e espaço no mercado de eletrônicos
Ultrafino
Tão fino quanto uma caneta será lançado ao preço de US$ 1,8 mil. Chega ao Brasil em março
Tão fino quanto uma caneta será lançado ao preço de US$ 1,8 mil. Chega ao Brasil em março
Nenhum comentário:
Postar um comentário