7.05.2011

Míopes têm 2 vezes mais chances de sofrer de glaucoma

Oftalmologia

Visão: estima-se que de 30% a 40% de toda a população ocidental tenha miopia Visão: estima-se que de 30% a 40% de toda a população ocidental tenha miopia (Thinkstock)
Pessoas que sofrem de miopia têm até duas vezes mais chances de desenvolver glaucoma de ângulo aberto, a manifestação mais comum da doença. É o que indica um estudo americano publicado no periódico especializado Ophthalmology. De acordo com os pesquisadores, quanto mais alto o grau da miopia, maior o risco de glaucoma.
A miopia caracteriza-se pela dificuldade em enxergar objetos distantes, que acabam ficando "embaçados", fora de foco. O distúrbio é causado, principalmente, por motivos hereditários e pode ser tratado com o uso de lentes ou com cirurgias. Estima-se que de 30% a 40% da população ocidental tenha miopia.
O glaucoma de ângulo aberto é uma das principais causas de cegueira. A doença caracteriza-se por lesões indolores no nervo óptico, que levam à perda lenta e contínua da visão. Os tratamentos existentes hoje, entre drogas e cirurgias, são eficientes em controlar a doença, mas nenhum deles consegue restaurar a visão uma vez que ela tenha sido perdida.
A relação exata entre as duas doenças ainda não foi determinada. Mas, segundo a equipe de pesquisadores, uma não chegaria a ser a responsável pela causa da outra — elas apenas aconteceriam ao mesmo tempo. “Essa relação entre as duas doenças é um alerta para que todos os míopes façam exames oftalmológicos de prevenção com regularidade”, diz Barbara Klein, da Universidade de Wisonsin-Madison e uma das responsáveis pela pesquisa.
Incidência — Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, estima-se que no Brasil existam cerca de 985.000 pessoas portadoras de glaucoma, embora o número deva ser bem mais elevado, uma vez que calcula-se que 50% dos portadores ignoram a doença.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da World Glaucoma Association apontam que em 2010 a doença já teria afetado cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. Dessas, 8,4 milhões ficarão cegas em consequência do glaucoma.
Veja

Nenhum comentário: