7.03.2011

Como evitar e combater a insônia

Distúrbio do sono afeta o humor, a resposta imunológica, a coordenação motora e pode até mesmo reduzir a expectativa de vida

Aretha Yarak
Insônia: a privação do sono pode afetar a vida social e profissional da pessoa Insônia: a privação do sono pode afetar a vida social e profissional da pessoa (Hemera Technologies/Thinkstock)
Ter uma noite de sono tranquilo é o desejo de pelo menos 20 milhões de pessoas no Brasil. Esse é o número estimado de brasileiros que sofrem de insônia. O problema pode ser ainda maior. Algumas pesquisas afirmam que 42% da população mundial tem algum problema para dormir e que em cerca de um terço das consultas médicas os pacientes reclamem da qualidade do sono.
Vídeo: Especialista tira dúvidas sobre distúrbios do sono
A insônia se caracteriza por uma incapacidade em conciliar o sono e pode ter causas orgânicas ou psíquicas. Dormir menos do que o necessário pode diminuir a imunidade, abrindo as portas para infecções. Também afeta o humor e prejudica a coordenação motora, o tempo de reação e julgamento. Alguns estudos relacionam os problemas do sono com uma redução na expectativa de vida e com o desemprego – há redução no desempenho e aumento no número de licenças médicas.
Mudanças simples no estilo de vida, no entanto, podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela é crônica. "Assim como respirar, o sono tem de vir de maneira natural", diz Dalva Poyares, doutora em neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista pela Sociedade Americana de Medicina do Sono.

Pois bem, várias pessoas atualmente sofrem de insônia. Normalmente a mesma é causada por distúrbios e também o estresse causado no dia-a-dia. Como vivemos em um mundo muito corrido devido a grande urbanização ficamos muito mais estressados e também nervosos, fazendo com que assim não só a insônia, mas também outros problemas possam vir a ser prejudicial a nossa saúde.
Pensando nisso, preparamos esta matéria para lhes dar algumas dicas e orientações para que assim você possa vir estar evitando e combatendo esta doença que é realmente muito perturbadora. Para saber mais acompanhe as dicas abaixo:
- Procure realizar atividades ou exercícios físicos pelo menos de quatro a cinco horas antes de ir dormir. Isso é muito importante, pois o corpo ficará cansado, porém também ficará relaxada, melhorando assim a qualidade e o tempo de sono. Ou seja, mexa-se!
- Tenha uma alimentação saudável. Evite alimentar-se de alimentos pesados durante a noite e também evite consumir álcool ou produtos que possuam cafeína. O ideal é que você faça uso de alimentos leves e nutritivos, como sucos, bolachinhas, leite, entre outros que não pesarão tanto e farão com que você tenha uma noite agradável.
- Procure estabelecer um horário correto para dormir e acordar. Realizando isso seu corpo se acostumará a deitar e levantar sempre no horário estipulado, fazendo com que assim você não venha ter distúrbios causados pelo mau sono.
- Sempre que deitar e perder o sono evite ficar na cama esperando que o mesmo venha. Levante-se e procure algo para fazer, como ler um livro, escutar música, ou até mesmo aproveitar para dar uma geral no quarto. Caso você fique esperando o sono vir é possível que isso gere uma ansiedade do cérebro fazendo com que demore mais ainda para dormir.
- Procure deitar-se com a mente relaxada. A hora de dormir é sagrada, ou seja, deixe os problemas e preocupações de lado, afinal você poderá resolvê-los no outro dia. Pois bem, estas são algumas dicas e orientações que podemos oferecer a você. Caso você tenha problemas mais sérios de insônia e estas dicas não funcionem, procure um médico especializado para que assim o mesmo venha estar lhe receitando tratamentos alternativos ou medicamentos específicos.

Nenhum comentário: