12.26.2011

Corredores mais velhos são tão eficientes quanto os jovens


Estudo americano comprovou que gasto de oxigênio durante o exercício não aumenta com a idade, surpreendendo até os pesquisadores
New York Times
Atletas de todas as idades podem ter o mesmo desempenho no que se refere à chamada economia de corrida Foto: Alexandre Cassiano/Agência Globo
Atletas de todas as idades podem ter o mesmo desempenho no que se refere à chamada economia de corrida Alexandre Cassiano/Agência Globo
NEW HAMPSHIRE — Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de New Hampshire e publicado no “Journal of Strenght and Conditioning Research” mostrou que corredores mais velhos podem ser tão eficientes quanto os mais novos.
Os pequisadores recrutaram 51 corredores, com idades entre 18 e 77 anos, habituados a participar de competições. Cada um deles treinava regularmente e tinha ficado entre os três primeiros colocados em sua idade em corridas de cinco ou dez quilômetros. O objetivo era avaliar sua economia de corrida, uma medida que mostra quanto de oxigênio uma pessoa consome para correr em um determinado ritmo. Os atletas considerados “econômicos” são capazes de continuar a correr a um certo passo por mais tempo que os demais.
Inicialmente, os cientistas acreditaram que os corredores com mais de 60 anos gastariam mais oxigênio do que os mais jovens, uma vez que atletas mais velhos, em geral, são mais lentos que os mais novos. Mas, ao final do teste, esportistas idosos se mostraram tão econômicos fisiologicamente quanto os de 20 ou 30 anos.
— Foi uma surpresa — disse ao “The New York Times” Timothy Quinn, professor de Ciência do Exercício na Universidade de New Hampshire e principal autor do estudo. — Corredores econômicos têm melhor desempenho que os demais. E, diferentemente do que esperávamos, a economia não declina com a idade.
Os resultados foram encorajadores também, disse ele, porque sugerem que os músculos da perna e os pulmões não têm problema em usar o oxigênio de modo eficiente, e que atletas mais velhos ainda podem ser rápidos.
O Globo

Nenhum comentário: