12.26.2011

Mãos de fada ou mãos de seda

Normalmente deixada de lado, esta parte do corpo merece atenção especial. Confira os tratamentos especiais para as mãos

Elas normalmente ficam em segundo plano nos cuidados com a estética. E por isso mesmo acabam sendo uma das regiões do corpo que mais ‘entregam’ a idade. Daí a importância em tratar as mãos com a mesma atenção que se trata o rosto. Com a idade, elas ressecam, ganham manchas e perdem o tônus. Para reverter ou ao menos adiar este processo, alguns cuidados são essenciais.

O mais importante deles é a aplicação diária de protetor solar. Assim como acontece com a pele do rosto, a exposição aos raios solares é uma das principais fontes de envelhecimento das mãos. Portanto, não saia de casa desprotegida. O fator mínimo recomendado é 30. Menor que isso os dermatologistas dizem que não adianta.

A partir dos 30 anos, também é recomendado passar cremes com composto antiidade nas mãos. Quem está acostumada a utilizar produtos de limpeza deve redobrar os cuidados com a hidratação, pois eles ressecam e muito a pele.
Quando as manchas já se instalaram, o mais recomendado é procurar ajuda profissional. Nos consultórios, os tratamentos mais comuns para as mãos são:
Laser
É o método de tratamento mais usado para as mãos e o preferido para tirar manchas. O laser, ou luz pulsada, entra na pele e reconhece o pigmento. Em seguida, a pele fica escurecida e mais fina. Com o passar dos dias, ocorre uma descamação na área tratada, que estimula a renovação celular.
Peeling químico
Pode ser realizado com várias substâncias, porém a mais usada é o ácido tricloroacético, que pode estar na forma líquida ou em pasta. O ácido age sobre o local manchado e também há descamação.
Criociorurgia
Quando o laser não pode ser usado, é o tratamento indicado para as manchas solares. À base de nitrogênio líquido ou neve carbônica (gelo seco), inicialmente deixa e lesão branca e depois ‘mata’ o tecido. A área afetada, então, fica escurecida. Com a descamação, volta o tom normal da pele.
Eletrocauterização
Muito usado para lesões com relevo, o aparelho produz uma faísca elétrica que destrói o tecido, formando uma crosta. Ao cicatrizar, a crosta sai e a pele fica normal. Leva anestesia local.
Fonte: Site Terra

Nenhum comentário: