12.26.2011

Implantes mamários - avaliação clínica.


Anvisa divulga normas para médicos, pacientes e profissionais de saúde sobre próteses PIP

Médicos e pacientes são orientados a decidir juntos a melhor medida a tomar; serviços de saúde devem notificar o órgão caso haja problemas

RIO — A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota afirmando que está em contato a Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde (AFSSAPS) para acompanhar o desenvolvimento do caso envolvendo os implantes mamários PIP.
Por enquanto, o órgão recomenda que as pacientes que têm este tipo de implante procurem seus médicos, para realizar os exames necessários e fazer uma avaliação clínica. E que os profissionais de saúde que tiverem realizado cirurgias com esse tipo de prótese, por sua vez, tomem a iniciativa de contatar suas pacientes para definir a melhor conduta a ser adotada.
A Anvisa determina ainda que serviços e profissionais de saúde notifiquem todos os problemas bem como as cirurgias para a retirada do PIP, comercializado no Brasil sob o nome de Implante Mamário Preenchido de Gel de Alta Coesividade e registrados sob o número 80152300001. A notificação deve ser feita pelo Notivisa, cujo acesso é feito pelo portal www.anvisa.gov.br.

Nenhum comentário: