12.30.2011

Anvisa cancela registro de próteses de silicone da PIP no Brasil

Decisão divulgada em nota se baseia em testes feitos na França.
Material da empresa francesa é frágil e contém produto inapropriado.

Do G1, em São Paulo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (29) o cancelamento do registro das próteses mamárias da marca Ply Implants Protheses (PIP). Segundo a nota, a decisão é baseada em testes feitos pela autoridade sanitária da França, país onde esse material foi produzido.
Desde abril de 2010, essas próteses já estavam suspensas no Brasil, ou seja, já não podiam ser importadas nem comercializadas. O cancelamento do registro transforma a decisão em algo definitivo.
Com isso, as 10.097 próteses da marca que ainda estavam em estoque serão recolhidas e a Anvisa dará uma destinação final a elas. Antes de 2010, 24.534 próteses tinham sido comercializadas, e não existe uma instrução geral para essas pacientes. Elas devem procurar o médico responsável pela cirurgia e, junto a ele, decidir se mantém ou não a prótese.
Segundo o texto da Anvisa, os exames laboratoriais feitos na França indicam que as próteses são frágeis e preenchidas por um produto não autorizado, que pode provocar irritações se vazar. Os mesmos testes, no entanto, descartam o risco de câncer – em 2010, uma francesa que usava essa prótese desenvolveu a doença e faleceu.
Prótese mamária de silicone da extinta empresa francesa PIP. (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo) 
Prótese mamária de silicone da extinta empresa francesa PIP. (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)

Nenhum comentário: