5.15.2012

CRISE MUNDIAL AMEAÇA NOVAMENTE

Dilma: "fantasmas" da crise que pareciam afastados estão de volta

A presidenta citou exemplos de "grandes dificuldades" sofridas pelas economias desenvolvidas

Do Portal Terra

DilmaSenado07.jpg
A presidente Dilma Roussef disse nesta segunda-feira (14) que "fantasmas" da crise econômica internacional "que pareciam afastados" estão de volta e foram questionados por diversas derrotas políticas em nações europeias que integram a zona do euro. Dilma tranquilizou os brasileiros dizendo que o País é "bem sucedido" pelo fato de crescer e distribuir renda. A presidente citou exemplos de "grandes dificuldades" sofridas pelas economias desenvolvidas.
"Hoje mesmo, mais uma vez, volta a crise da zona do euro e vários fantasmas que pareciam afastados pelas expansões monetárias bastante significativas, como fundos colocados nos bancos pelo mundo afora. Todo esse processo começa a ser questionado politicamente, não só pelo que aconteceu na França, pelo que aconteceu na Grécia e pelo que aconteceu na Alemanha", disse ao lançar um programa social voltado à primeira infância, o Brasil Carinhoso - que irá combater a miséria na primeira infância (0 a 6 anos).
No fim de semana, o partido de Angela Merkel sofreu "amarga" derrota em eleição do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, crucial para os rumos políticos da Alemanha. Dilma também se referiu a derrotas políticas como a do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que não conseguiu a reeleição.
Na Grécia, partidos contrários ao pacote de ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) se fortaleceram nas urnas e, agora, o país deve ir a novas eleições parlamentares, uma vez que nenhuma das legendas conseguiu até agora formar um novo governo.
Tanto na França, na Grécia e quanto na Alemanha, os defensores de medidas de austeridade para combater a crise perderam adesão com as populações locais.
"Nosso País vem sendo apontado como um País que é muito bem sucedido no fato de conseguir ao mesmo tempo crescer e distribuir renda. Isso é muito importante no momento em que estamos vivendo: momento em que economias, sociedades de países desenvolvidos passam por grandes dificuldades", avaliou Dilma.

Nenhum comentário: