5.18.2012

COMO CUIDAR DA SUA PELE NO FRIO

5 dicas para cuidar da sua pele no frio

Banhos de 5 minutos ajudam a ter uma pele linda!

:
Em grande parte do país, as baixas temperaturas já começaram. E, assim como no verão, esta época do ano pede uma atenção especial à pele. “Com o tempo frio, a pele fica seca porque perde mais rapidamente sua umidade, ficando sem brilho, cinza e até mesmo rachada. Esses são sinais claros de desidratação da pele”, explica a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), em São Paulo.
Confira 5 dicas da especialista para ter uma pele linda durante o frio:
1 - Limite os banhos de banheira ou chuveiro a 5 minutos. De preferência, tome apenas um banho por dia. Mude a temperatura da água do chuveiro, evitando usar a água muito quente.
“Eu sei que é difícil abrir mão de maravilhosos e longos banhos quentes, especialmente em manhãs frias, mas essas mudanças vão fazer uma grande diferença na prevenção de perda dos óleos naturais da sua pele”, recomenda a dermatologista;
2 - Use sabonetes neutros ou sabonetes líquidos durante os meses mais frios. Diminua a quantidade de sabonete que você aplica na sua pele. Além disso, considere o uso de sabonetes que contenham vaselina, que auxilia na manutenção da umidade da pele;
3 – Hidrate bem para preservar a umidade. Primeiro, aplique o seu hidratante na pele úmida, 2 a 3 minutos após sair do banho e planeje reaplica-lo pelo menos duas vezes no dia ou mais.
“O hidratante que você usa não precisa ser caro para ser eficaz. Procure cremes específicos para proteger a pele durante o frio, opte por produtos para pele extra seca ou ainda produtos que contenham ácido láctico ou ureia. Outros ingredientes eficazes são a glicerina e a  manteiga de karité”, diz Cristine Carvalho;
4 - Invista na compra de um bom umidificador ou coloque mais plantas na sala. Um umidificador pode melhorar o ar seco e os efeitos dele sobre a pele. Plantas com folhas grandes também podem efetivamente aumentar a umidade do ar (depois de molhá-las, a água difunde-se para o ar).
“Outra solução é colocar bacias de água ou toalhas bem úmidas no cômodo onde você passa a maior parte do tempo. A água vai evaporar e adicionar umidade ao ar”, explica a dermatologista.
5 - Proteja a sua pele do frio e do vento com lenços, chapéus e luvas. A roupa pode fazer uma grande diferença, ajudando a proteger a pele contra o ar frio e seco, o que pode manter a umidade da pele. Evite o desgaste da lã e de outros materiais ásperos junto à pele.

COMO CUIDAR DOS PÉS DURANTE O INVERNO

Como cuidar dos pés durante o inverno
O uso de sapatos fechados e o clima mais seco do inverno fazem com que nossos pés precisem de maiores cuidados durante a estação.

O inverno exige cuidados especiais com o nosso visual. E uma parte do corpo que sofre muito com o frio, principal característica dessa estação, são os nossos pés. Você já reparou que a gente não costuma dar muita atenção a eles? O uso de botas e sapatos fechados propiciam o surgimento de unhas encravadas, calos, joanetes e micoses. Prevenir-se de tais problemas não é tão complicado quanto parece.

"Esses calçados deixam os pés em um ambiente sem ventilação, onde a umidade alia-se à temperatura e a falta de claridade, facilitando a proliferação dos fungos", explica o podólogo Alessandro Guerra, coordenador técnico da rede Doctor Feet.

A limpeza deve ser uma preocupação constante, assim como a escolha das loções e cremes específicos. Em alguns casos, a falta de cuidados específicos pode levar a extração parcial da unha, por exemplo. "Nesse caso, o processo é simples e consiste apenas na remoção da parte deteriorada, que é substituída por uma órtese em acrílico", afirma Alessandro, lembrando que este serviço requer o acompanhamento de um médico dermatologista, habilitado para receitar medicamentos.

E quem é que nunca sofreu com uma unha encravada? Normalmente, esse problema é causado pelo corte inadequado das unhas. "Existem aparelhos fabricados em fibra molecular, órtese metálica ou órtese elastodôntica que corrigem a curvatura da unha e auxiliam no seu crescimento correto. O tratamento dura de três a quatro meses", ressalta Guerra.

Quanto aos calos, o especialista alerta: "É importante que a pessoa calce sapatos confortáveis e varie o uso diário com mais de um par. Aqueles que já possuem calos e sentem desconforto e dor devem procurar atendimento especializado e evitar utilizar calicidas, que podem causar sérias inflamações", alerta o podólogo.

Confira algumas dicas que te ajudarão a manter os pés saudáveis no inverno:

- Lave e seque muito bem os pés depois do banho para prevenir o surgimento de frieiras.

- Nunca fique descalço em banheiros públicos.

- Evite o uso de sapatos apertados.

- Experimente sapatos no fim da tarde porque os pés costumam inchar ao longo do dia.

- Use meias de algodão.

- Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.

- Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas, que não podem ser aparadas muito rentes.

- Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.

- Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir.

- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.

- Se você ficou muito tempo em pé ou caminhou demais, faça uma bela massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.

- Procure andar descalça sempre que possível.

- Role uma bola de tênis sob os pés para aliviar a dor das arcadas.
- Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo.

PEELING: TRATAMENTO QUE AJUDA A REJUVENESCER A PELE

Peeling: tratamento que ajuda a rejuvenescer a pele
Especialista esclarece as dúvidas sobre o procedimento.


Cicatrizes, rugas e marcas. Essas palavras dão medo em qualquer pessoa, seja homem ou mulher. São imperfeições que incomodam bastante, afinal é difícil escondê-las perfeitamente, mesmo com a ajuda de uma boa maquiagem. Uma dica para amenizar esses problemas no rosto e tentar reverter os efeitos do tempo é o peeling.
Segundo o cirurgião plástico Cláudio Lemos, o peeling é um procedimento médico que consiste na esfoliação da pele com a finalidade de promover uma renovação da mesma, resultando no rejuvenescimento, com redução ou desaparecimento de manchas, algumas lesões provocadas pelo sol, rugas finas e cicatrizes superficiais. Segundo Lemos, os peelings podem ser físicos e químicos.
“Ele é indicado em casos de irregularidades superficiais da pele, como rugas superficiais, cicatrizes irregulares e, em alguns casos, marcas deixadas pela acne. Pode ser realizado em áreas restritas ou em toda a face, isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos, como cirurgias plásticas para rugas na face”, explicou.
O inverno, quando a temperatura fica mais baixa, é a época mais indicada para a realização de tratamentos na pele do rosto. De acordo com o médico, com a ausência do sol forte durante a estação fria do ano, fica mais fácil clarear essas manchas e reduzir pequenas imperfeições que, muitas vezes, são adquiridas no verão, pelo excesso de exposição à luz solar.
 “É preciso lembrar às pessoas que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol permite que se deixe de lado os cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias”, alertou.
Para quem se animou em fazer o tratamento, saber quando optar pelo procedimento também é importante. Segundo Lemos, existe um consenso de se aplicar algumas medicações após os 12 anos de idade, mas, na  prática, costuma-se aplicar alguns peelings mais superficiais a partir dos 15 anos. No entanto, segundo ele, “é preciso considerar a cor da pele do paciente, pois alguns peelings são contra-indicados em fototipos mais altos, como em pessoas morenas a negras”.
O inverno e a pele
No inverno, a pele pode ser mais atingida por variações térmicas, sendo comum apresentar áreas ressecadas e até rachaduras. Segundo Cláudio Lemos, pessoas com rugas tendem a sofrer um pouco mais nessa estação porque elas se tornam mais evidentes, devido ao ressecamento natural da pele no frio. “Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele”, disse.
Ainda segundo ele, há a hidratação interna e externa da pele, “A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele”

OUTONO E INVERNO SÃO AS MELHORES ESTAÇÕES PARA FAZER CIRURGIAS PLÁSTICAS

Outono e inverno são as melhores estações para fazer cirurgias plásticas
Saiba porque as estações mais frescas do ano são as ideais para se fazer plásticas ou tratamentos de beleza.

Se existe uma época em que ninguém gosta de fazer tratamentos estéticos, com certeza essa época é o verão. Curtir o Sol, a praia, tudo isso já faz parte da agenda do brasileiro durante esse período. Porém, você já percebeu que ao final da estação começam a surgir algumas manchas na pele e umas gordurinhas extras, consequentes daqueles “pequenos exageros” que cometemos, e com elas muitas preocupações com o nosso corpo? Por isso, entre abril e agosto, a procura por cirurgias plásticas chegam a aumentar 100%.

"O outono e o inverno são as melhores épocas para fazer cirurgias plásticas, pois quem se submete a estes procedimentos não pode expor o corpo ao sol, principalmente o rosto. Além disso, nos casos de lipoaspiração é obrigatório o uso de cintas modeladoras, que são incomodas em dias quentes", explica o médico-cirurgião plástico do Hospital Bandeirantes (SP), Dr. Wilson Matsunaga.

O cirurgião ainda ressalta sobre alguns tipos de cirurgia: "Pacientes que fazem operações faciais, como lifting facial, blefaroplastia (pálpebra), rinoplástia (nariz) e otoplastia (orelha de abano) não podem receber radiação solar, mesmo que utilizem guarda-sol ou façam uso de protetores solares”.

Contudo, para quem estiver pensando em dar uma repaginada no visual, vai o alerta: "Sempre prefira hospitais ao invés de clínicas ou consultórios para a realização da plástica e, caso não tenha um médico de confiança, opte por indicações e pesquisas na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É importante conhecer o currículo do profissional que fará a operação",





Nenhum comentário: