5.14.2012

INFECÇÕES SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA SEIS CASOS DE CÂNCER


Infecções são responsáveis por um em cada seis casos de câncer 
1/3 dos casos de câncer atingem pessoas com menos de 50 as de idade. Saiba mais!

Um estudo realizado por uma equipe da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC), na França, mostrou que as infecções são as responsáveis por um em cada seis casos de câncer. De acordo com os cientistas, as infecções provocadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), pela bactéria Helicobacter pylori e pelos vírus da hepatite B e C são responsáveis por 1,9 milhões dos casos de câncer de estômago, câncer hepático e câncer de colo do útero.
Durante o estudo, foi analisada a incidência de 27 tipos diferentes de cânceres em 184 países. De acordo com os responsáveis pelo estudo, os cânceres relacionados a infecções representaram 3,3% dos novos casos na Austrália e Nova Zelândia e 32,7% na África Subsaariana.
Um terço dos casos de câncer atingem pessoas com menos de 50 anos de idade. Entre os homens, mais de 80% dos casos é de cânceres de fígado ou estômago. Já entre as mulheres, a maior incidência é do câncer de colo de útero. Segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, 1,5 milhão das 7,5 milhões de mortes por câncer que ocorrem por ano poderiam ser evitadas.
Vacina contra o HPV para homens
Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou uma vacina para combater o vírus do papiloma humano (HPV) em homens de 9 a 26 anos. Este vírus é responsável por causar verrugas genitais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a vacinação rotineira contra HPV seja incluída nos programas nacionais de imunização, contanto que a prevenção do câncer de colo do útero e de outras doenças relacionadas ao HPV representem uma prioridade em saúde pública.


Nenhum comentário: