Número de cadastrados em programas de fidelidade cresce no país.
Especialistas dão dicas de como 'somar' pontos no cartão sem ter prejuízos.
Em um ano, a costureira Elizabeth dos Santos Fernandes, de 59 anos,
adquiriu três produtos sem colocar a mão no bolso: uma cafeteira, um
ventilador e um chuveiro. Os produtos foram trocados por pontos
acumulados no cartão de crédito – que antes Bete, como é conhecida,
afirma que deixava expirar sem se dar conta que valiam alguma coisa.
“Faz tempo que eu tenho o cartão, mas por uma época não ligava para
aquilo, não [os pontos]. Depois eu fui ver que eles expiravam e percebi
que dava para trocar por produtos”, explica. Hoje, Bete monitora os
bônus e até deixa acumular por algum tempo para trocar por algo de maior
valor. “O ventilador, eu acho que vale uns R$ 60, que é o preço que eu
paguei por outros dois que tenho em casa”, revela. O chuveiro ela avalia
em cerca de R$ 40.
A
costureira Elizabeth Fernandes adquiriu três produtos por meio do
programa de pontos: um ventilador, uma cafeteira e um chuveiro (Foto:
Gabriela Gasparin/G1)
Assim como Bete, muitos consumidores acumulam pontos no cartão de
crédito mas, muitas vezes por desconhecimento, acabam deixando de
trocá-los por produtos, descontos ou mesmo por milhas em passagens
aéreas – a opção mais comum.
Com cada vez mais adesões, programas de acúmulo de bônus existem nos
principais bancos e companhias aéreas do país. Também existem no
comércio – como varejistas, farmácias e postos de gasolina. Além disso,
redes permitem que pontos existentes em uma empresa sejam convertidos e
trocados por produtos em outra. O G1 ouviu instituições
financeiras, programas de fidelidade e especialistas para dar dicas e
saber como o consumidor pode aproveitar as vantagens.
Informe-se |
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- Pesquise nas compras do dia a dia onde é
possível acumular pontos (ex.: posto de combustível, farmácia, compras
online, passagens aéreas, livraria etc.) |
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- Cadastre-se nos programas (muitas vezes o cadastro é feito pela internet ou por telefone) |
1º passo: informe-se sobre os programas
O primeiro passo é buscar informações sobre onde é possível acumular pontos e se cadastrar nos programas, sugere Eduardo Gouveia, presidente da Multiplus, que reúne mais de 190 parceiros.
O primeiro passo é buscar informações sobre onde é possível acumular pontos e se cadastrar nos programas, sugere Eduardo Gouveia, presidente da Multiplus, que reúne mais de 190 parceiros.
O cadastro é teoricamente simples. Por exemplo, se o consumidor está na
farmácia, ao pagar a compra no caixa, o aconselhável é perguntar se a
rede possui um programa de pontos e como deve ser feito esse cadastro – o
mesmo vale para o posto de combustível, a companhia aérea etc.
O procedimento deve ser feito também nas compras pela internet, ou
seja, deve-se procurar na loja virtual se há um campo para o cadastro ou
se a empresa é parceira de alguma rede – se for, é preciso fazer o
cadastro na rede.
Às vezes, uma mesma compra pode acumular pontos em dois canais, lembra
Gouveia. Por exemplo, os gastos com combustíveis podem acumular pontos
no programa do posto de gasolina e, ainda, no cartão de crédito – caso a
compra seja paga com ele.
No cartão de crédito, consumidor deve se informar no banco se seu cartão acumula pontos (veja quadro ao final da reportagem) e se cadastrar – em alguns casos, o cadastro é automático e é possível que a pessoa esteja acumulando bônus sem saber.
Economistas, contudo, afirmam que é preciso tomar cuidado com o
cadastro no cartão de crédito, porque algumas instituições financeiras
oferecem o programa apenas para determinados tipos de cartões que,
muitas vezes, possuem anuidade mais cara.
“A conta é a seguinte: o consumidor tem que ver, em média, quanto ele
gasta no cartão e quantos pontos isso daria. Depois, ele precisa
calcular o que ela poderia comprar com esses pontos [os ‘preços’ são
disponíveis nos sites dos programas] e ver se esse beneficio é maior do
que o aumento da anuidade ou se é mais barato”, explica Samy Dana,
professor de finanças da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas.
Fique de ollho |
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- Monitore o acúmulo dos pontos nos programas que você se inscreveu (em geral, há um usuário e uma senha dos programas na internet) |
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- Busque fazer as compras sempre nas mesmas empresas - desde que os preços sejam iguais ou mais baratos |
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- Cadastre-se em redes comuns entre as empresas, que permitem 'converter' bônus entre as participantes |
2º passo: monitore os pontos
O segundo passo é monitorar o acúmulo desses pontos. Cada empresa possui seu programa individual – muitas vezes o acompanhamento é feito pela internet ou por telefone.
“A maioria das pessoas não usa [os pontos] porque nem sabe que tem. Se você perguntar, elas poucos sabem em quantos programas são associadas (...). De nada adianta se cadastrar se você não sabe quando os pontos expiram nem quantos você tem”, diz Dana.
O segundo passo é monitorar o acúmulo desses pontos. Cada empresa possui seu programa individual – muitas vezes o acompanhamento é feito pela internet ou por telefone.
“A maioria das pessoas não usa [os pontos] porque nem sabe que tem. Se você perguntar, elas poucos sabem em quantos programas são associadas (...). De nada adianta se cadastrar se você não sabe quando os pontos expiram nem quantos você tem”, diz Dana.
Dessa forma, o interessado em "tirar vantagem" de algum desses
programas precisa ficar em cima, uma vez que a pontuação costuma expirar
dentro de 24 a 36 meses. Fazer o cadastro nas redes que "convertem" os
pontos de várias empresas também é uma opção (como Multiplus e Dotz),
tendo em vista que os pontos da livraria, por exemplo, podem acumular
com os da farmácia e, juntos, somarem mais para a troca por uma passagem
aérea, por exemplo.
Na Multiplus, por exemplo, os produtos das empresas parceiras podem ser
trocados no próprio site, que já aponta quanto "custa", em bônus, os
produtos. Nesse caso, o consumidor precisa fazer o cadastro tanto no
site da rede como nas empresas participantes – e não esquecer de pedir
os pontos nas compras – que vão acumulando no sistema automaticamente
conforme as compras vão sendo feitas.
Resgate os pontos |
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- Busque informações como é feita a troca (na maioria das vezes, ocorre pela internet ou por telefone) |
|
- Fique atento: muitos cartões de crédito, por
exemplo, têm parceria com cias aéreas, mas os pontos precisam ser
transferidos de uma empresa para a outra |
|
- Não deixe a troca para a última hora (em voos, por exemplo,
menos poltronas estão disponíveis e pode não ser possível resgatar) |
|
- Não há um padrão entre os bônus das empresas e das redes (às
vezes, 5 pontos de uma empresa pode se transformar em 1 ponto dentro da
rede) |
3º passo: faça os resgates
É preciso entender como funciona a troca. Muitos cartões de crédito, por exemplo, têm parceria com companhias aéreas, mas os pontos precisam ser transferidos de uma empresa para a outra (a transferência, geralmente, pode ser feita pela internet, mas às vezes é necessário entrar em contato por telefone).
É preciso entender como funciona a troca. Muitos cartões de crédito, por exemplo, têm parceria com companhias aéreas, mas os pontos precisam ser transferidos de uma empresa para a outra (a transferência, geralmente, pode ser feita pela internet, mas às vezes é necessário entrar em contato por telefone).
A troca por passagens aéreas – uma das mais populares – também precisa
ser bem planejada. Isso porque, muitas vezes, os assentos das companhias
lotam com antecedência e em cima da hora pode ficar mais difícil
encontrar vagas ou ficar mais caro.
Na TAM,
por exemplo, o consumidor pode resgatar os pontos a partir de 3 e 6
meses de antecedência, mas a companhia aérea adverte que a troca depende
da disponibilidade de assentos – quanto mais perto da data do voo,
menos poltronas estão disponíveis e o passageiro pode não conseguir
resgatar – situação que ocorre também nas demais companhias.
No caso da Azul,
por exemplo, a empresa também diz que em cima da hora podem não existir
assentos ou os preços estarão mais elevados, o que reflete também no
resgate dos pontos (que, no caso, são trocados por vales de R$ 50 – veja
ao final da reportagem). Na Gol, a empresa informa que é possível
resgatar as milhas para usar em bilhetes de viagem nacionais até 90
minutos antes do voo – mas também depende da disponibilidade de vagas.
Conversão e validade
Na hora de converter os pontos de programas individuais de empresas para os das redes, o consumidor precisa estar ciente que não há um padrão entre os bônus. Por exemplo, na Livraria Cultura, parceira da Multiplus, cada R$ 1,00 em compras equivale a 4 pontos do programa interno, chamado ‘+cultura’. Porém, são precisos 5 pontos ‘+cultura’ para transformá-los em apenas um 1 ponto Multiplus. “A pontuação depende do desenho de cada empresa, realmente não tem padrão”, diz Gouveia.
Na hora de converter os pontos de programas individuais de empresas para os das redes, o consumidor precisa estar ciente que não há um padrão entre os bônus. Por exemplo, na Livraria Cultura, parceira da Multiplus, cada R$ 1,00 em compras equivale a 4 pontos do programa interno, chamado ‘+cultura’. Porém, são precisos 5 pontos ‘+cultura’ para transformá-los em apenas um 1 ponto Multiplus. “A pontuação depende do desenho de cada empresa, realmente não tem padrão”, diz Gouveia.
O professor de finanças Silvio Paixão, da Fundação Instituto de
Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), sugere ainda
que o processo de troca de pontos por produtos deve ser calculado com
atenção pelo consumidor. “Sugiro prestar atenção nos preços”, diz. Ele
dá a dica: se uma batedeira, por exemplo, "custa" 10.000 pontos, o
consumidor deve calcular quanto é uma batedeira no "mercado
convencional" e comparar, por exemplo, se a troca por outro produto não é
mais vantajosa.
Precauções |
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- Não fique 'neurótico' pelos pontos; as empresas sempre estimulam o consumo, muitas vezes desnecessário |
|
- Dê preferência às lojas onde há o acúmulo de pontos se o preço
for o mesmo ou mais barato do que na concorrência (a vantagem do ponto
não é tanta para pagar mais caro) |
|
- Pague tudo o que for possível acumular pontos no cartão de crédito cadastrado (dentro do limite e sem entrar no rotativo, pagando as contas em dia) |
|
- As compras no cartão devem ser aquelas que de qualquer jeito
seriam feiras, muitas vezes no débito ou à vista (não devem aumentar
apenas para somar pontos) |
Cuidados e dicas
Apesar de parecer bastante atraente, economistas revelam que é preciso ter bastante cuidado com os programas e orientam que o consumidor não pode ficar "refém" das campanhas. Isso porque, em geral, há estímulo para o consumo.
Apesar de parecer bastante atraente, economistas revelam que é preciso ter bastante cuidado com os programas e orientam que o consumidor não pode ficar "refém" das campanhas. Isso porque, em geral, há estímulo para o consumo.
“Nem sempre é vantagem. Às vezes a pessoa está pagando mais caro no
posto que acumula pontos, mas provavelmente o que ela paga mais caro não
compensa o valor do bônus”, explica Dana, da FGV. “Use somente quando
não estiver pagando mais caro para isso”, diz Dana.
Na prática, a dica dos economistas é simples: usar o cartão apenas
quando ele já seria usado, e conscientemente, sem aumentar o consumo de
forma a procurar acumular mais pontos. É recomendável, contudo, avaliar o
que é vantagem. Se uma compra seria feita de qualquer jeito, vale pagar
no cartão de crédito (que acumula pontos) em vez do débito (onde não há
acúmulo), por exemplo – desde que o consumidor não esteja endividado no
cartão.
Dana também orienta que os consumidores procurem fazer as compras nas
empresas que acumulam os pontos ou participam da mesma rede, de forma a
juntar mais bônus – a dica vale, contudo, desde que o preço seja o mesmo
ou mais barato do que na concorrência. “Normalmente, a vantagem do
ponto é irrisória, em caso de o preço estar mais caro, não vale a pena”,
avalia.
"Se a pessoa usar o cartão de maneira prudente e conseguir tirar
vantagem sem custo adicional, os benefícios compensam. Mas a pessoa
precisa realmente parar, analisar e chegar à conclusão", diz o
economista Paixão. Com base nisso, a dica dele é: pagar tudo o que for
possível no cartão de crédito para acumular pontos (sabendo que é para
usar dentro do limite e sem entrar no rotativo, pagando as contas em
dia). "É preciso prestar atenção se aquilo que se consumiu era
necessário. As pessoas compram muito por impulso, e às vezes não
precisam", alerta.
A costureira Bete, por exemplo, segue sem saber o conselho: ela afirma
que não aumentou o consumo mensal nem passou a ficar "neurótica" pelos
pontos acumulados no cartão. “Eu uso normal. De vez em quando eu vou lá e
dou uma olhadinha para ver o que dá para trocar”, revela.
Quanto vale | ||||
---|---|---|---|---|
Programa | Produto | Pontos | Quanto é preciso gastar no cartão que menos acumula pontos* | Quanto é preciso gastar no cartão que mais acumula pontos* |
Cartão de crédito Bradesco |
Termômetro
digital |
1.900 |
R$ 3.648 |
R$ 1.485 |
Cartão de crédito Itaú |
Ferro elétrico
sem fio 110V |
9.900 |
R$ 11.352 |
R$ 8.514 |
Dotz (cálculo de pontos na parceria com o Banco do Brasil) |
iPhone 4
|
138.552 |
R$ 831.312 |
R$ 152.011 |
Multiplus (cálculo de pontos na parceria com a Caixa) |
Passagem
aérea pela TAM de SP (CGH) para o RJ (SDU) |
10.000 |
R$ 19.200 |
R$ 8.727 |
**Dólar a R$ 1,92 |
Acúmulo de pontos nos principais bancos do país | ||||
---|---|---|---|---|
Banco |
Cartão |
Anuidade |
Renda mensal mínima |
Pontos |
Banco do Brasil |
Doméstico (vale também no débito) | R$ 69,96 | Correntistas: cálculo é feito na agência. Não correntistas: 1 salário mínimo | No crédito e para pagamento de contas, cada R$ 3 = 1 ponto. No débito, cada R$ 3 = 0,5 ponto. Validade é de 24 meses |
International (vale também no débito) | R$ 115,98 | Correntistas: cálculo é feito na agência. Não correntistas: R$ 800 | No crédito e para pagamento de contas, cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1 ponto. No débito, cada cada US$ 1 = 0,5 ponto. Validade é de 24 meses | |
Gold (vale também no débito) | R$ 192 | Correntistas: cálculo é feito na agência. Não correntistas: R$ 2.000 | No crédito e para pagamento de contas, cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1 ponto, para gastos até R$ 2 mil (acima, no crédito, cada US$ 1 = 1,2 ponto). No débito, cada cada US$ 1 = 0,5 ponto. Validade é de 24 meses | |
Platinum (vale também no débito) | R$ 297,96 | Correntistas: cálculo é feito na agência. Não correntistas: R$ 7.000 | No crédito e para pagamento de contas, cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,2 ponto, para gastos até R$ 2,5 mil (até R$ 5 mil, no crédito, cada US$ 1 = 1,5 ponto; acima, cada US$ 1 = 1,75 ponto). No débito, cada cada US$ 1 = 0,5 ponto. Validade é de 36 meses | |
Bradesco |
Visa Infinite e MasterCard Black | R$ 476 (1º ano) e R$ 680 (demais anos) | R$ 20.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 2,2 pontos, com validade de 36 meses |
Platinum Prime | Isento (1º ano) e R$ 348 (demais anos) | R$ 6.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,5 ponto, com validade de 36 meses | |
Gold Prime | R$ 110 (1º ano) e R$ 220 (demais anos) | R$ 2.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,2 ponto, com validade de 36 meses | |
Platinum Convencional | Isento (1ª) e R$ 348 (demais anos) | R$ 6.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,2 ponto, com validade de 36 meses | |
Gold | R$ 110 (1º ano) e R$ 220 (demais anos) | R$ 2.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1 ponto, com validade de 36 meses | |
Gold Exclusive | R$ 95 (1º ano) e R$ 220 (demais anos) | R$ 2.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1 ponto, com validade de 36 meses | |
Caixa |
Internacional | R$ 52,50 (1º ano) e R$ 105 (demais anos) | R$ 1.500,01 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1 ponto, com validade de 24 meses |
Gold | R$ 80 (1º ano) e R$ 160 (demais anos) | R$ 2.500,01 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1 ponto, com validade de 24 meses | |
Platinum | R$ 307 | R$ 6.000,01 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,5 ponto, com validade de 24 meses | |
Infinite e Black | R$ 495 | R$ 15.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 2,2 pontos, com validade de 24 meses | |
HSBC |
Platinum | Isento (1ºano) e R$ 340 (demais anos) | R$ 5.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,5 ponto, com validade de 24 meses |
Premier | Isento (1º ano) e R$ 350 (demais anos) | R$ 7.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,5 ponto, com validade de 24 meses | |
Open Card, SuperClass, Gold, AutoGold, Advance | Isento (1º ano, exceto Gold, AutoGold) e de R$ 130 a R$ 160 (demais anos) | De R$ 490 a R$ 2.500 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1 ponto, com validade de 24 meses | |
Banco Santander S.A. |
Style Platinum | R$ 126 (1º ano) e R$ 252 (demais anos) | R$ 4.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,3 ponto, com validade de 36 meses |
Elite Platinum | R$ 180 (1º ano) e R$ 360 (demais anos) | R$ 8.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 1,5 ponto - bônus não expiram nunca | |
Unlimited Black | R$ 660 (1º e demais anos) | R$ 25.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 2 pontos - bônus não expiram nunca | |
Itaú Unibanco |
Itaucard Nacional | R$ 108 | R$ 800 | Cada R$ 1 = 1 ponto, com validade de 24 meses |
Itaú Uniclass Internacional, Itaucard Internacional, Itaucard Gold, Itaú Uniclass Gold | De R$ 108 a R$ 222 | R$ 1.000 a R$ 2.500 | Cada US$ 1(ou equivalente em real) = 1 ponto, com validade de 24 meses | |
Itaucard Platinum, com conversão simples | R$ 300 | R$ 4.000 | Cada US$ 1 (ou equivalente em reais) = 1 ponto, com validade de 36 meses | |
Itaú Uniclass Platinum, Itaucard Platinum com conversão especial, Personnalité Platinum | R$ 300 | R$ 4.000 | Cada US$ 1 (ou o equivalente em real) = 1,5 ponto, com validade de 36 meses | |
Itaucard Black ou Infinite | R$ 690 | Apenas clientes do segmento Private | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 2 pontos - bônus não expiram nunca | |
Personnalité Black ou Infinite | R$ 690 | Condições individualizadas | Cada US$ 1 (ou equivalente em real) = 2 pontos - bônus não expiram nunca |
As empresas informam crescimento no número de participantes dos programas, o que aponta que o brasileiro usufrui cada vez mais dos bônus.
Na Gol, a média de novas adesões em 2011 no programa Smiles foi de 60 mil, crescimento de 10% sobre 2010. De acordo com a companhia aérea, são 8,5 milhões de clientes cadastrados.
A Multiplus Fidelidade também aponta crescimento. A rede fechou o primeiro trimestre com 9,8 milhões de participantes, crescimento de 18,5% sobre o mesmo período do ano passado e de 4,3% sobre o trimestre anterior. No primeiro trimestre deste ano, o faturamento da Multiplus cresceu 26,7%, a R$ 430,8 milhões. Em todo o ano de 2011, a empresa cresceu 165%, com faturamento de R$ 1,4 bilhão.
A Dotz, outra empresa especializada na área de programas de fidelização de clientes, existe desde 2009. De la para cá, a empresa aumentou de R$ 20 milhões para R$ 200 milhões seu faturamento. Atualmente, são 2,38 milhões de clientes em todo o Brasil.
A TAM diz ter atualmente 8,9 milhões de associados no TAM Fidelidade. Desde que foi lançado, em 1993, programa já distribuiu mais de 18 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos. “Nos últimos dois anos emitimos aproximadamente a mesma quantidade de bilhetes prêmios que haviam sido emitidas nos primeiros 16 anos de programa”, diz a empresa.
Na azul, o programa existe desde 2009. O número de cadastrados mais do que dobrou até 2011, de 755 mil para 1,85 milhão ao fim do ano passado.
Programas de pontos das principais companhias aéreas do pais |
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Cias aéreas |
Como funciona |
TAM |
Há uma pontuação fixa de acordo com cada região e que depende do
trecho e a classe de assento escolhidos. Também podem variar de acordo
com o perfil de tarifa ou classe tarifária. Uma viagem na classe
econômica para a América do Sul, por exemplo, rende 1 mil pontos. Uma
viagem de primeira classe para a Ásia Ocidental, 18 mil pontos
(dependendo da categoria, é possível ainda acumular pontos bônus). |
GOL |
A troca é feita por meio de milhas, o que varia de acordo com a
tarifa da passagem adquirida. Voos na tarifa programada, por exemplo,
trechos com menos de 1.000 milhas, acumulam um total de 1.000 milhas.
Aqueles com mais de 1.000 milhas acumulam a quantidade total de milhas
voadas – mas há restrições, por exemplo, nos casos de tarifas
promocionais, o acúmulo é de 30%, ou seja, um mínimo de 300 milhas.
Clientes Smiles das categorias premium (prata, ouro ou diamante) ganham
ainda um bônus sobre o total, que pode chegar a 100%. |
Azul |
O passageiro acumula 5% da tarifa paga em forma de créditos (exemplo: se viajou em tarifa de R$ 240, acumula 12 créditos). Ele também pode acumular créditos com parcerias do programa. Toda vez que chega a 50 créditos, o passageiro recebe um recibo de R$ 50, valor que pode ser descontado na compra da próxima passagem. É possível juntar os recibos para obter desconto maior ou trocar por uma passagem |
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