4.23.2011

O aquecimento global. "Calma não é fogo na Globlo!!"

- Para que serve uma cama elástica no Pólo Norte? 

- Para o urso pular...


É provável que, se contarmos esta anedota aos nossos netos daqui a uns anos, eles não saibam o que é um urso polar - e a única prova da existência passada desse animal será uma canção do Roberto Carlos intitulada "Os ursos"...
O aquecimento global é um problema muito sério e a nossa geração parece pouco preocupada com isso, apesar de toda a publicidade que tem sido feita e dos filmes lançados por políticos norte-americanos. A expressão "aquecimento global" anda na boca de todos... Mas será que sabemos o que fazer para o contrariar? E será que o fazemos realmente??
Neste post quero partilhar com os leitores do Steadfast alguns truques simples, pequenas dicas para ajudar a travar o aquecimento global. Se todos contribuirmos um bocadinho, a diferença será gigantesca!
O aquecimento global é, basicamente, uma questão de temperatura. A temperatura média do ar ao nível das águas do mar está a subir, daí o termo "aquecimento"; "global" porque se faz sentir em todo o mundo... Para travar este aquecimento é necessário produzir frio, ou seja, neutralizar as temperaturas altas com temperaturas baixas. Podemos produzir estas baixas temperaturas de diferentes formas... Por exemplo:
Podemos deixar a porta do frigorífico ou da arca congeladora aberta durante 1 hora por dia. O impacto nos alimentos será praticamente nulo e o frio que é produzido dentro da arca irá compensar o calor resultante do aquecimento global.
Já repararam que, quando utilizam desodorizante em spray (ou sprays de outro tipo), a lata fica tanto mais fria quanto mais tempo estiverem a carregar no botão? Quando forem pôr desodorizante, carreguem sempre um bocadinho mais; para não desperdiçarem desodorizante, deitem-no para o ar e aproveitem para perfumar a divisão! Coloquem o spray num local onde fique em contacto com o ar e tentem tocar o menos possível com os dedos na embalagem metálica para evitar que o frio se transmita para o vosso corpo em vez de se transmitir para o ar.
Nas horas em que o sol bate em chapa, para evitar uma acumulação de calor ao nível do solo, reguem abundantemente o jardim, incluindo a pedra - reguem também o telhado, onde o sol bate directamente. Apesar de se desperdiçar um bocadinho de água, isto irá reduzir a quantidade de calor acumulada ao nível do chão.
Se têm jardins ou hortas, certifiquem-se que todos os químicos que pulverizam são amigos do ambiente. Não utilizem qualquer tipo de produto em spray dentro de estufas para evitar a formação dos chamados "gases de estufa", que se libertam para a atmosfera quando se abre a porta para sair.
Usem os computadores portáteis com a bateria e liguem-nos à corrente apenas o estritamente necessário para a recarregar. Se utilizarem o portátil constantemente ligado à corrente estarão a fazer com que uma central eléctrica esteja a trabalhar mais para alimentar o vosso computador quando poderia estar a trabalhar menos, reduzindo as emissões de gases para a atmosfera. E desliguem da tomada todos os transformadores e extensões durante o tempo em que não precisarem deles... Já repararam naquelas luzinhas que existem nos transformadores e nas extensões? Também consomem energia, sabiam...?
Andem menos a pé - transpiram e a temperatura corporal sobe, contribuindo para o aquecimento global - e, quando andarem de carro, tenham sempre o ar condicionado ligado na potência máxima, é mais eficaz. Nunca troquem o ar condicionado pelas janelas abertas - além de estarem mais vulneráveis a um assalto quando pararem num semáforo, as janelas abertas destabilizam o carro quando estão a conduzir em alta velocidade.
Por último, um conselho quanto à roupa: raparigas, usem decotes grandes... A roupa mais arejada contribui para uma necessidade maior de calor externo para manter a temperatura corporal, calor esse que é retirado da atmosfera, diminuindo a temperatura média do ar. Além disso, o efeito provocado pelos decotes nos homens leva a que o fluxo de sangue em certas zonas seja maior e, consequentemente, se retire sangue a outras partes do corpo cuja temperatura irá diminuir, retirando calor à atmosfera para manter a temperatura média corporal.
Por isso... Já sabem: se todos ajudarmos um bocadinho, por pouco que seja, todos juntos fazemos a diferença nesta luta para travar o aquecimento global!

Nenhum comentário: