4.17.2011

VEGETARIANISMO

Vegetarianismo: você sabe o que é?

As vantagens e as consequências deste tipo de alimentação.

O vegetarianismo é um estilo de alimentação polêmico. Nesse tipo de dieta, não se comem carnes de origem animal e, em outras vertentes, nenhum tipo de alimento de origem animal. No entanto, o cardápio de um vegetariano vai muito além de legumes e hortaliças. É um estilo de vida, guiado por uma rígida disciplina, que tem o objetivo de manter a saúde e preservar os animais.
Existem diversos tipos de vegetarianismo, os mais comuns são o Semi Vegetarianismo, o Ovo lacto Vegetarianismo e o Lacto Vegetarianismo, a diferença entre eles é a exclusão de carnes ou produtos lácteos. Uma outra vertente, um pouco mais radical, é Ovo Vegetarianismo, que adota o consumo apenas do ovo, como proteína animal, e de laticínios.
A polêmica surge por conta de diversos médicos criticarem a dieta vegetariana. Eles alegam que este tipo de alimentação exclui diversos nutrientes necessários ao organismo. Outros afirmam que a carne possui diversas toxinas nocivas à saúde e que todos os outros alimentos, quando consumidos de maneira correta, podem suprir as necessidades nutricionais de um ser humano.
Os cuidados mais importantes a se tomar em uma dieta vegetariana dizem respeito à vitamina B12, ao cálcio e aos ácidos graxos (ômega 3). Os dois primeiros devem ser considerados com atenção por vegetarianos de uma maneira geral, o terceiro deveria ser uma preocupação de todos, inclusive não-vegetarianos.
A deficiência de vitamina B12, por exemplo, pode causar anemia e danos ao sistema nervoso. Já a do cálcio pode levar à osteopenia e a osteoporose, enquanto a falta dos ácidos graxos pode causar a obesidade, diabetes, atrite, baixa imonidade, entre outros fatores.
Mas, vale lembrar que, assim como toda mudança muito radical na nossa alimentação, é necessário, antes de qualquer coisa, consultar um especialista para saber sobre riscos, vantagens e conseqüências.

Nenhum comentário: