4.19.2011

MANTENHA A BOA ENERGIA DO TRÂNSITO .

Mantenha a boa energia do trânsito

Especialistas de diferentes áreas dão algumas dicas!

Está cada vez mais difícil manter o equilíbrio com os intermináveis engarrafamentos enfrentados diariamente por quem mora nas grandes cidades. O trânsito intenso e confuso pode levar os motoristas a situações de grande estresse.
Contudo, a boa energia precisa ser mantida, não só para que consigamos terminar o dia em harmonia, mas, principalmente, pelo bem da nossa saúde. Confira algumas dicas para aliviar o estresse de especialistas de diferentes áreas.
Para a massoterapeuta Cláudia Saboia, dá para se defender do mal estar antes que o engarrafamento comece.
“O ideal é alongar os grupos musculares antes mesmo de entrar no carro ou no ônibus, fazendo movimentos circulares nas regiões que serão muito solicitadas durante o trajeto.” Diz ela.
Se isso não for possível, o fisioterapeuta Fábio Fajardo explica como faz o alongamento e porque a atividade é importante mesmo já se estando rumo ao lugar de chegada.
“Quando ficamos muito tempo parados, os músculos tendem a ficar tensionados. Por isso, se for possível , o ideal é mudar de posição , pra aliviar a lombar. Se a tensão for no pescoço, segure a cabeça com uma das mãos e empurre para o lado oposto, pressionando por 10 segundo. Faça isso três vezes, alternando os lados. Faça também movimentos circulares com os ombros para frente e para trás” , esclarece o especialista.
O trânsito está tão demorado que bateu até a fome? Para a nutricionista Patrícia Bergamo, isso pode ajudar na irritabilidade.
“Se alimentar pode ajudar a reduzir o estresse. De preferência com alimentos leves, como frutas. O ideal é evitar comidas muito salgadas ou muito doces para não provocar a sede. E é sempre bom tem uma garrafinha de água”, explica Patrícia.
Ainda não se acalmou? A terapeuta ocupacional Mônica Femelom também dá dicas:
“Qualquer coisa é válida para aliviar o estresse, desde que a atividade escolhida atinja este ponto. Serve crochê, tricô, palavras cruzadas e até origami, aquelas dobraduras de papel. Os jogos eletrônicos do celular também são uma opção”, diz a terapeuta.
A respiração pode ser uma boa aliada para atrair boas energias em um momento tão complicado. A massoterapeuta ensina uma técnica da yoga ideal para um momento estressante:
“É só tampar uma das narinas, inspirar com a outra, soltar o ar com mesma que inspirou. Depois tapar a outra e repetir o movimento. Essa é uma boa maneira de buscar equilíbrio para o corpo. Trata-se de uma atividade que antecipa a meditação na yoga”.
Sua Dieta

Nenhum comentário: