4.18.2011

Dieta (in) falível

 Especialistas alertam: para perder peso com saúde, deixe de lado receitas radicais e fuja das promessas de perda de peso a jato

Rio - Atire o primeiro brigadeiro quem nunca teve o sonho (sem duplo sentido) de emagrecer sem fazer esforço. Seja no ônibus, no salão de beleza ou na mesa do bar, se o assunto é dieta, o que não falta é palpiteiro para ensinar um regime infalível do tipo perca-30-quilos-em-10-dias-pergunte-como. Mas não se iluda. Segundo especialistas, não existe receita mirabolante para emagrecer. Quem quer perder uns quilinhos a mais deve acreditar — e agir — de acordo com a maior verdade sobre emagrecimento: só reeducação alimentar e exercícios físicos salvam.
“Você não vai dormir e acordar magro no dia seguinte. Antes de tudo, é preciso tratar a compulsão. É impossível se reeducar se você não consegue controlar o impulso de comer tudo o que vê pela frente”, acredita o endocrinologista Tércio Rocha.

A clínica e acupunturista Miriam Sabino ressalta que é fundamental ficar de olho em dietas do tipo restritivas: como a da carne ou a das frutas, que fazem emagrecer rapidamente. Segundo ela, a pessoa pode até perder peso inicialmente. Entretanto, em pouco tempo o peso vai estagnar e a pessoa vai engordar de novo.

“Muita gente acredita nessas dietas milagrosas, mas isso prejudica a saúde. Há falta de nutrientes e vitaminas. O ideal é comer em poucas quantidades, mas todos os alimentos, até os carboidratos”, explica.

Investir em sopas instantâneas e nos produtos light também pode ser prejudicial para a dieta. As sopas, segundo Miriam, são pouco nutritivas e têm muito sódio, o que retêm líquidos e pode causar hipertensão.
“Os produtos light só adiantam se a pessoa não aumentar a quantidade do que está comendo só porque é light. Se comer muito, engorda de qualquer forma”,
O Dia 

Nenhum comentário: