5.01.2008

Substância pode bloquear o efeito da maconha

Substância pode bloquear efeito psicológico da maconha, diz estudo

EUA - Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmam em novo estudo publicado na revista científica Nature Chemical Biology que um agente químico usado em inseticidas pode bloquear o efeito psicológico da maconha sem interferir nos seus benefícios medicinais.

O THC (tetrahidrocanabinol) - ingrediente ativo da maconha - estimula proteínas no cérebro que atuam nos receptores canabinóides, diz o estudo, segundo a BBC Brasil.

As substâncias podem produzir quando ativas o efeito medicinal da droga, como alívio da dor, mas também seus efeitos psicológicos. De acordo com a pesquisa, o organofosfato (substância química usada em pesticidas), quando combinado com o THC, suprime os efeitos psicotrópicos da maconha, sem interferir no efeito medicinal proporcionado pelo uso da droga.

A combinação foi testada com sucesso em ratos. Segundo o estudo, os resultados abrem caminhos para novas pesquisas que poderão ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos que possam atuar no bloqueio dos agentes psicotrópicos da maconha.

Fonte:Terra

Nenhum comentário: