7.06.2008

maconha tem antiinflamatório que 'não dá barato

Estudo: maconha tem antiinflamatório que 'não dá barato'


EUA - Pesquisadores da Academia Americana de Ciência afirmam que um componente da maconha pode funcionar como um poderoso agente antiinflamatório sem causar "barato" nas pessoas, mostra uma reportagem da National Geographic.

A descoberta pode trazer um grande alívio aos que sofrem de artrite, cirrose e outras doenças. As drogas já existentes nem sempre são tão eficazes, podendo ainda provocar efeitos colaterais, desde úlceras estomacais ao aumento do risco de ataques cardíacos.

Os defensores da maconha há tempos afirmam que os ingredientes ativos da planta, conhecidos como canabinóides, são seguros e eficazes no tratamento de dores, náuseas e outros males. O principal canabinóide - delta-9-tetraidrocanabinol, ou THC - é conhecido por suas propriedades antiinflamatórias. Mas a substância também é responsável pelos efeitos psicotrópicos da planta.

Agora, pesquisadores dizem que outro canabinóide, chamado beta- cariofileno, ou (E)-BCP, ajuda no combate à inflamação sem afetar o cérebro. O (E)-BCP já faz parte da dieta de muitas pessoas, ressaltam os pesquisadores. Alimentos como pimenta-do-reino, orégano, manjericão, limão, canela, cenouras e aipo contêm alto teor desse componente.

"As pesquisas se focavam sempre nos canabinóides clássicos, (e não no (E)-BCP)," disse o autor líder do estudo, Jurg Gertsch, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

O THC ativa ambos os receptores, aliviando a inflamação, mas também causando o "barato" nos usuários. Já o (E)-BCP afeta somente o receptor CB2, segundo o estudo.

Nenhum comentário: