7.03.2018

“Ficar mais velho é inevitável, mas como você vai ficar depende de como vive”

 Estar nu é estar vulnerável, desprotegido, desmascarado, exposto. Como se dissesse: "Aqui estou eu, não estou escondendo nada de você. Você pode confiar em mim". E, para mim, é dizer o meu segredo, a minha verdade, o que me permite continuar a explorar o meu eu interior sem vergonha ou culpa. Não uso a nudez para seduzir, atrair ou excitar.
Marna ClarkeCrédito: Marna Clarke
Quais tabus você quis quebrar com o projeto?
Quis romper com o tabu da nudez dos mais velhos, ou mesmo de fotos de pessoas mais velhas, e mostrar outras atitudes que não a de idosos sendo inúteis ou um fardo.
Como o público recebeu o projeto?
Houve uma recepção mista para este trabalho. Muitos jovens comentaram no artigo publicado no Huffington Post, geralmente se dizem repelidos ou com medo de ver minhas fotos. O meu retrato abraçando o Igor sobre os ombros com as mãos no peito dele enojou muitos jovens. As pessoas mais velhas geralmente ficam emocionadas e agradecidas.
E seus filhos? Como avaliam este projeto?
Tenho dois filhos, de 47 e 44 anos. Meu filho mais velho nunca reconheceu este trabalho. O mais novo me apoia, vai às minhas exposições e pensa que eu gosto de chocar. Há realmente alguma verdade nisso... Acho que temos de chocar as pessoas para que elas vejam as coisas de outra forma.
E quanto aos seus amigos?
A maioria dos meus amigos me encoraja desde o início. Minha irmã não viu o livro, não fala comigo sobre isso. Mas sua filha, por exemplo, é muito favorável.
“Envelhecimento é também ganhar perspectiva, uma sabedoria de todas as experiências da vida que tivemos, não sentir mais tanta pressa, abrandar, meditar mais”
Para você, o que é o envelhecimento?
Crescer mais, o que significa um eventual declínio no funcionamento físico e mental, a perda de juventude, mobilidade, audição e visão, beleza, memória, equilíbrio, desgaste e descoloração dos dentes.
O corpo começa a mostrar sinais de desgaste. Esses efeitos podem ser retardados com exercício físico, sono de qualidade, dieta saudável e se você tem algum compromisso com algo por que é apaixonado.
Envelhecimento é também acumular sabedoria de todas as experiências da vida que tivemos, não sentir mais tanta pressa, abrandar, meditar mais.
Com quantos anos você realmente sente?
Varia muito. Há dias em que eu sinto desconforto e dor, tenho artrite e tendinite. Depois, há dias em que estou mais rápida, alerta e com muita energia e entusiasmo.
Quais são os seus planos para os próximos anos?
Continuar me fotografando com meu parceiro e o nosso ambiente. E continuar me exercitando.
Marna ClarkeCrédito: Marna Clarke
“Ficar mais velho é inevitável, mas como você vai ficar depende de como vive”
Que mensagem deixa aos brasileiros com mais de 50 anos?
Cultive e mantenha a curiosidade sobre seu mundo, tente descobrir e esteja aberto às mudanças, fique longe de julgamentos. Fique ativo e se envolva com os jovens. Leia por prazer e para estar a par das notícias. Abra seu coração e sua mente, mostre bondade e compaixão.
Passei muitos anos alimentada pela raiva e isso não me fez bem. Nos últimos cinco anos, abri meu coração e estou muito mais feliz por isso. Talvez tenha sido a imersão completa no envelhecimento, que este ensaio fotográfico exigiu de mim, que me fez repensar.
Felizmente sou saudável aos 76 anos, mas isso pode mudar e terei de me ajustar a esse futuro desconhecido. Por agora, porém, eu vivo cada dia olhando para frente e sou grata pela vida que tenho.
Marna ClarkeMarna Clarke e seu parceiro, Igor Sazevich; Crédito: Marna Clarke
Ficar mais velho é inevitável, mas como você vai ficar depende de como vive. Eu me tornei mais consciente da importância que minha saúde (física, mental e emocional) tem e estou em boa forma. Também desenvolvi uma certa perspectiva sobre o que é importante e o que não é.
E, devo acrescentar, estou desfrutando de um senso de humor bem mais leve sobre a vida e seus muitos desafios. Acho que uma das coisas que me mantém bem é ter algo por que sou apaixonada: minha fotografia! Muitos amigos se envolvem com a escrita, a pintura, o voluntariado ou mesmo com os netos.
O importante é fazer algo para se sentir útil e vivo.

Nenhum comentário: