1.29.2007

QUALIDADE DE VIDA . DICAS IMPORTANTES


Tristeza ou Depressão?
É importante diferenciar Tristeza e Depressão.
O limite entre a tristeza, que em certos momentos da vida todos nós sentimos, e o sentimento triste, característico da depressão, não está claramente definido.

Entretanto, os médicos diagnosticam depressão quando essa tristeza importante tem uma duração maior de duas semanas, afeta o funcionamento das relações interpessoais e as atividades e ocorre junto com, pelo menos, quatro dos sintomas seguintes: distúrbios do sono, distúrbios do apetite, falta de interesse pelas atividades quotidianas, diminuição da capacidade de sentir prazer, dificuldade para a concentração, fadiga fácil, desinteresse sexual, perda da auto - estima, sentimentos de culpa, desespero, ataques de pranto, angústia e impaciência, irritabilidade, enxaqueca ou distúrbios digestivos e desejos de morrer, assim como, idéias de suicídio.
Durma bem Horários, ambiente, atividades, alimentação: especialista diz o que fazer para garantir uma boa noite de sono Insônia, dificuldades em iniciar o sono, interrupção e despertar durante a noite. Quem enfrenta madrugadas assim sabe bem das conseqüências no dia seguinte.
A explicação para a indisposição, mau humor ou mesmo problemas mais sérios de saúde, é certa: é que o sono renova as células e as noites insones têm efeito contrário.
O sono tem uma função bem definida. "Dormir bem recupera no organismo o bem-estar, as funções cognitivas, o sistema hormonal e imunológico, entre outros", diz o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo.
De acordo com o neurologista, estresse, ansiedade, depressão, problemas financeiros, familiares ou profissionais estão diretamente relacionados à qualidade do sono.
Segundo Geraldo Vieira Rizzo, neurologista especializado em Medicina do Sono, não existe um tempo obrigatório para adormecer, pois a necessidade é individual. "Existem pessoas que necessitam de mais horas de sono do que outras. Entretanto, a média da população em geral é de 6 a 8 horas de sono para que conservem suas energias", afirma.
Confira, abaixo, as sugestões de Rizzo que podem garantir uma boa noite de sono. Com disciplina, você vai sentir os resultados.
1. Mantenha horários regulares para deitar e levantar.
2. Deixe as preocupações longe da cama.
3. Evite bebidas alcóolicas.
4. Evite remédios para dormir sem ter uma prescrição (receita médica).
5. Evite exercícios físicos em horários próximos ao de deitar.
6. Evite dormir com fome ou sede.
7. Procure um ambiente para dormir sem luminosidade, ruído ou temperaturas desagradáveis. 8. Use a cama apenas para sono e sexo (não leia, estude, coma e etc.).
9. Evite fumar.
10. Vá para cama com sono e saia da cama se estiver sem sono.
11. À noite, faça refeições leves.
12. Evite bebidas que contenham cafeína (café, refrigerantes, chá preto, chimarrão, achocolatados) após as 15 horas.

Reduza o colesterol Problema silencioso, o mau colesterol contribui para o surgimento de diversas doenças, principalmente do coração.
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 21,6% dos brasileiros têm taxas elevadas de colesterol. Ou seja, um em cada cinco brasileiros possui taxas acima de 200 mg/dl, nível considerado perigoso pelas entidades internacionais de saúde. Os índices normais de LDL, tanto para homens quanto para mulheres, variam de 50% a 190%. As taxas servem como um alerta. " Quando a taxa está muito alta, as doenças mais comuns são a aterosclerose, doenças cardíacas e derrame cerebral", diz o cardiologista Artur Lemos, especialista em medicina ortomolecular do Rio de Janeiro .
Em termos técnicos, colesterol é um tipo de gordura do sangue presente nas células do organismo.
Ele é o responsável pela produção de muitas substâncias que fazem parte do nosso corpo, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares. Hormônios sexuais masculinos e femininos, a testosterona e o estrogênio respectivamente, se devem à existência do colesterol. Como o colesterol é uma gordura e as gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol não se dissolve no sangue. Assim, é importante saber que o colesterol se divide em dois tipos: colesterol HDL, ou bom colesterol; e colesterol LDL, ou mau colesterol.
Cada um tem funções específicas no organismo. "Existe essa divisão entre bom e mau porque o colesterol bom tem a vantagem de ir direto para o fígado. Dessa forma, sofre uma queima que destrói as substâncias gordurosas. Já o colesterol LDL, ou mau colesterol, fica circulando pelas artérias, formando placas de gorduras que impedem a circulação sanguínea", ensina Artur Lemos . Todas as pessoas apresentam colesterol, por isso o importante é saber a taxa correta. Para isso, é preciso fazer exames específicos.
" Às vezes a pessoa produz colesterol em demasia. Quando começa a sobrar, geralmente é por falha genética", afirma o cardiologista.
Até que os sintomas comecem a aparecer leva tempo. "O mau colesterol leva uns 20 a 30 anos para se formar no corpo. Você só vai saber que tem quando estiver doente, ou se por acaso fizer um teste de esforço. Por isso é importante fazer investigações periódicas para saber como está sua saúde", indica. É bom saber que nem sempre pacientes com níveis elevados de mau colesterol no sangue precisam submeter-se indefinidamente aos medicamentos para evitar as complicações. Isso porque o aumento da gordura no sangue em geral está relacionado ao estilo de vida pouco saudável das pessoas.
O tabagismo, o estresse, o consumo de gordura, de carnes vermelhas e de frituras são fatores agravantes. Seguir uma dieta mais saudável é imprescindível para manter as taxas em níveis aceitáveis. Por isso, os médicos recomendam aumentar a quantidade de frutas, verduras e legumes, fazer exercícios e perder peso. De preferência com acompanhamento de especialista. Você já fez alguém feliz hoje? As pessoas estão se esquecendo do quanto é gostoso sair só para se divertir, conhecer gente, trocar afetos e fazer amizades Por Roberto Shinyashiki* Sentir é mais importante do que todas as análises.
Na Índia, os mestres dizem que a estrada mais longa que existe é a que vai do cérebro ao coração. Somente a sabedoria pode fazer as pessoas descerem do pedestal de super-homem para ser gente de verdade.
A vaidade transforma-se em simplicidade. Ao dar espaço para seus sentimentos, progressivamente, seu hábito de julgar as pessoas é substituído por uma capacidade de experimentar as próprias sensações e as dos outros. Sua bondade faz com que as interpretações habituais dêem lugar à compreensão. Então, começa a maior de todas as aventuras.
Os heróis de verdade abrem as portas de seus sentimentos e permitem aos outros descobrirem sua fragilidade. Quando ele aprende a abrir seu coração, a falar de suas feridas e a ter humildade para assumir seus sentimentos, pode receber o carinho que lhe faltou na infância.
As feridas da alma nunca são curadas com sexo, comida ou poder, e sim com carinho, atenção, paz.
Quando você se permite pedir ajuda a alguém, está a caminho da felicidade. Ao perguntar ao filho como pode viver melhor, ao ouvir e valorizar a voz da pessoa amada, então, começa a ser feliz.
A bondade é fundamental para a felicidade.
A generosidade é fruto da capacidade de sermos ricos de espírito.
O indivíduo mesquinho é o ser mais pobre que existe, pois cobra até os centavos da vida. Mesmo quando, dominado por seu coração, tem um gesto generoso, no momento seguinte é dominado por sua mesquinhez e cobra o que fez.
Sua vida é uma infindável conta bancária, com créditos e débitos.
O bondoso, ao contrário, tem sabedoria para saber que existem atos que precisam ser perdoados, principalmente as dívidas do coração. Não perca a oportunidade de ser bondoso consigo mesmo. Não perca também a chance de ser bom com os outros. Muitas vezes, as pessoas não se dão conta das oportunidades que têm de dar amor. Esperam a ocasião de criticar os outros, mas não têm nenhuma expectativa de dar amor e dizer coisas boas a respeito deles. É importante que não desperdicemos as oportunidades para mostrar o quanto somos ricos espiritualmente e quanto amor temos no coração.
É importante deixar que as pessoas percebam a riqueza de nosso interior.
A rosa não escolhe para quem vai exalar seu perfume.
Não seja simpático só com seu chefe, pai, filho, esposa, marido, amigo. Seja generoso com todas as pessoas! Generosidade não é apenas dar presentes. Seja generoso pedindo desculpas, elogiando, dando carinho, importando-se com as pessoas. Você faria algo diferente se descobrisse que hoje é seu último dia de vida? O quê? Pediria desculpas para alguém? Declararia seu amor? Agradeceria a alguém? Faria uma dessas coisas? Então, o que você está esperando para fazer isso já? Está esperando descobrir que hoje é seu último dia de vida? Não perca essa oportunidade, transforme-se agora.
Há pessoas que têm a mania de olhar para os outros e ver um talão de cheques (com fundos, é claro). Estão mais interessadas em saber como o outro poderá ajudá-las a atingir suas metas, principalmente as materiais, do que em tornar-se amigas do ser humano que está à sua frente. No mundo dos negócios, é comum as pessoas se relacionarem visando a interesses, mesmo quando estão em eventos especiais. Mas na vida pessoal não precisa nem deve ser assim. As pessoas estão se esquecendo do quanto é gostoso sair só para se divertir, conhecer gente, trocar afetos e fazer amizades. Estamos nos esquecendo de ajudar os outros é de pedir ajuda também, por que não? É importante que redescubramos o prazer de tornar as pessoas felizes. Muitas pessoas vivem à espera de uma oportunidade para criticar, prejudicar, menosprezar o outro, mas perdem muitas ocasiões de ser boas.
Quando era criança, eu gostava de acompanhar meu pai quando ele ia fechar suas farmácias aos domingos, na hora do almoço. Ele sempre andava com um maço de notas no bolso. E, em silêncio, quase escondido, aproximava-se de cada funcionário e dava-lhe uma dessas notas. Essa atitude chamava minha atenção e certo dia perguntei: ”Pai, por que você dá dinheiro todos os domingos para o pessoal que trabalha nas farmácias? Você já não paga os salários deles? Meu pai respondeu: ”Filho, as pessoas que trabalham para a gente recebem o salário no final do mês e o entregam para seus pais. Quando chega o domingo, elas querem ir ao cinema ou ao circo, mas não têm dinheiro. Eu sei o quanto é triste você querer ir ao cinema e não ter dinheiro. Pelo menos quem trabalha para nós precisa ter dinheiro para ir ao cinema no domingo à tarde! É muito bonito quando a gente sente prazer em proporcionar felicidade aos outros. Quando o sucesso implica sucesso para os outros, todos ficam felizes com seu êxito. Mas, quando o seu sucesso significa derrota para os demais, estes sentirão inveja de você. É muito triste não ter um amigo para comemorar as vitórias.
Há pessoas que dizem que o ruim do sucesso é a inveja.
Mas isso só acontece quando o sucesso significa ganho para uns e perda para outros.
Quando o sucesso significa ganho para todos, as vitórias ficam muito mais saborosas. Roberto Shinyashiki é psiquiatra, conferencista e escritor, autor de 11 livros entre eles "O Sucesso é ser feliz" e "Heróis de Verdade".

Não corra Desacelerar o passo, cuidar da alimentação e relaxar. Especialistas dão dicas de sobrevivência em dias de estresse
Dar expediente em mais de um endereço, não ter trabalho, decidir sobre a educação dos filhos e o futuro da família, pouco lazer e muito desgaste. Para quem vive nessa corda bamba cotidiana, especialistas alertam que a correria e a tensão diária são fortes fatores que predispõem a doenças. O remédio é buscar novas formas de enfrentar a rotina. Segundo a terapeuta Wânia Lemos, aderir a tendências mais naturais pode ser um bom primeiro passo para uma rotina menos desgastante. "A medicina moderna prega formas de combater os males provenientes do estresse. Se aliamos a isso os recursos da terapia natural, como a cromoterapia, os florais de Bach e técnicas de relaxamento, as chances de amenizar os problemas aumentam", diz. Regra número um, portanto, atenção ao corpo. "Há pacientes que não estão sob transtorno psiquiátrico, mas reclamam do excesso das tarefas diárias e pedem, sem uma avaliação mais rigorosa, a prescrição de remédios. Sempre recomendo que, antes, procurem aliviar a tensão muscular e afirmar a auto-estima.
A energização mental por meio das cores é uma boa forma de terapia, por exemplo", afirma Wânia, que lembra, também, a importância de se aliar à terapia uma alimentação correta. "Fazemos um trabalho conjugado com um médico a fim de obter uma dieta desintoxicante", garante.
Entenda-se por alimentação desintoxicante, aquela em que estão incluídos cuidados que vão além dos alimentos. "O nível de intoxicação é crescente pelo que a gente respira, ouve, vê, sente. Nossos cinco sentidos sofrem alterações.
Ar poluído e alimentação industrial ou movida pelos chamados fast-foods são os maiores responsáveis por esses transtornos.
Precisamos de um banho interno diário para não sobrecarregar e prejudicar nossos órgãos excretores", afirma Conceição Trucom, autora do livro O Poder da Cura do Limão ( ed. Alaúde). A alimentação voltada à desintoxicação está à mão.
"Enquanto estiver em jejum, ao despertar, o paciente deve ingerir bastante líquido, principalmente água. Beber suco de maçã, cenoura e limão. Ou laranja, couve e limão, na centrífuga. Sempre tomar um copo de suco de frutas e folhas com limão, um ingrediente básico para a desintoxicação do organismo", ensina.
Quanto maior o nível de estresse, maiores são os venenos a serem excluídos, garante a especialista. Segundo ela, em uma semana os resultados começam a aparecer. Outra regra básica para aliviar o estresse e a ansiedade, é desacelerar o passo. "O que o ser humano precisa aprender é amar a si mesmo. Relaxar mais e tentar não acumular tarefas que ele não seja capaz de cumprir", conclui Wânia Lemos.
RESPIRAÇÃO ABDOMINAL PROFUNDA, exercício anti-estresse sugerido por Wânia Lemos: Deite-se de costas, com os joelhos dobrados e puxados para cima.Mantenha os pés ligeiramente separados. Procure inspirar e expirar pelo nariz. Inspire profundamente. Ao inspirar, deixe que o estomago relaxe de modo que o ar flua para o abdome. Deixe seu estomago inflar-se enquanto você estiver inspirando. Visualize seus pulmões enchendo-se de ar para que seu peito estufe. Imagine que o ar que você respira está enchendo seu corpo de energia. Agora, exale profundamente. Ao expelir o ar, deixe o estomago e o tórax esvaziar-se como balões murchos.Imagine o ar expelindo primeiro do abdome e depois dos pulmões.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Vulgarizou-se, na atualidade, o uso do termo «depressão» para caracterizar todo e qualquer sentimento de tristeza que todos os seres humanos, invariavelmente, acabam por sentir nalgum momento das suas vidas. Sempre que se sofre uma decepção, uma perda ou frustração, apelida-se o período (curto) que se segue de depressão e, como tal, chegam a comprar-se medicamentos anti-depressivos para tratar uma patologia que de tal não possui nada – é uma fase de tristeza, nada mais.

Mas a facilidade com que se adquire a solução ideal para tratar estas «depressões» (que são apenas fases passageiras de tristeza) podem, gradualmente, incapacitar o indivíduo para lidar com a tristeza, impedindo-o de beneficiar dos seus efeitos reconstrutores ao nível emocional. De facto, a tristeza mais não é do que um período, por regra, curto que se experimenta após uma notícia desagradável, infeliz ou inesperada, mas negativa. O cérebro humano desencadeia, então, uma série de mecanismos que permitem à pessoa utilizar aquele período de tempo para, literalmente, retirar uma lição do que se passou, para meditar um pouco, reorganizar as ideias, e prosseguir novamente com a sua vida, agora que o problema já foi superado de uma maneira saudável. É, pois, se quisermos, um mecanismo de sobrevivência natural e mesmo benéfico, que não deve ser tolhido ou impedido pelo uso de medicação – tal não faz sentido rigorosamente nenhum e equivale a situações absurdas como tomar um medicamento contra o facto de nos levantarmos todos os dias. É a natureza a funcionar e não devemos querer impedi-la, pois, ao fazê-lo, estaremos a prejudicar-nos.

Todavia, existe a depressão, uma doença (e não um estado natural) verdadeiramente tormentosa e, em muitos casos, incapacitante e que, por acarretar sintomas inicialmente semelhantes aos da tristeza, é geralmente confundida com esta. Este distúrbio caracteriza-se pela tristeza constante, que se mantém mesmo sem causa aparente; as situações que outrora constituíam fonte de prazer para o afectado, revelam-se-lhe agora absolutamente indiferentes; perde-se o convívio com amigos e familiares, bem como a capacidade de concentração; e, finalmente, a pessoa pode apresentar-se mais irritada do que seria normal. É fácil concluir que esta doença requer auxílio médico imediato, pois o seu desenvolvimento ou prolongamento não são, de todo, desejáveis, uma vez que a depressão incapacita a pessoa (não nos esqueçamos que o ser humano é um «animal social», tal como afirmou, há milhares de anos atrás, o filósofo Aristóteles) para o trabalho e para a simples convivência social. Para além da terapia psiquiátrica, pode recomendar-se o uso de alguma medicação que será prescrita tendo em conta o quadro específico do doente.

Tristeza e depressão são, portanto, quadros de natureza muito diversa e, enquanto o primeiro significa saúde, o segundo significa doença.