6.24.2007

Qualidade de Vida: Avaliação

Avalie sua saúde e qualidade de vida


O teste abaixo, criado pelo Dr. Alberto Ogata, presidente da ABQV, possibilita ao internauta avaliar hábitos cotidianos, corrigir os nocivos e aprimorar aqueles que garantem pleno equilíbrio entre corpo e mente.

São 20 perguntas referentes a hábitos alimentares, vícios, ritmo de vida, jornada de trabalho, prática de atividades físicas e intelectuais, comportamento, higiene pessoal e outros assuntos pertinentes ao tema. Para responder às perguntas, basta assinalar as opções SIM ou NÃO. O resultado é obtido pela somatória das respostas positivas e negativas.

Perguntas Sim Não
1. Procuro realizar alguma atividade física por, pelo menos, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

2. Escovo os dentes após as refeições e vou ao dentista todos os anos.

3. Procuro alongar-me por, pelo menos, 5 minutos por dia.

4. Procuro manter o meu peso em níveis adequados.

5. Procuro alimentar-me com, pelo menos, cinco porções de frutas e vegetais (uma unidade ou meia xícara) , todos os dias.

6. Evito comer alimentos ricos em gorduras, como frituras, carnes gordas, leite integral.

7. Evito fumar.

8. Procuro dormir de 6 a 8 horas por dia.

9. Procuro ir ao médico anualmente, para os exames de rotina.

10. Protejo minha pele da exposição excessiva aos raios solares.

11. Procuro praticar um gesto de gentileza, pelo menos, uma vez por mês.

12. Procuro resolver os conflitos com as outras pessoas de maneira positiva e respeitosa.

13. Procuro estabelecer metas realistas para minha vida.

14. Procuro manter-me informado sobre o que se passa no mundo social, político e atualidades.

15. Procuro aprender coisas novas em livros, revistas, jornais e internet.

16. Procuro manter e melhorar as relações com a família e os amigos

17. Procuro sempre aproveitar as oportunidades para aprender e ganhar experiência.
18. A minha vida tem sentido.

19. Procuro me interessar em conhecer o ponto de vista das outras pessoas e gosto de compartilhar conhecimentos

20. Participo de atividades na minha comunidade.



Se você respondeu SIM a menos de 10 questões, é importante pensar que o seu desempenho profissional depende muito da sua saúde. Deve tomar cuidado para que o stress, por exemplo, não comprometa a sua evolução pessoal. Veja os fatores em que pode atuar sozinho e, caso sinta necessidade, procure apoio de um profissional.

Se você respondeu SIM, entre 11 e 15 questões, está no caminho certo, já que tem procurado se cuidar. Talvez deva prestar atenção para as diferentes dimensões da saúde, que não se resumem ao aspecto físico, mas envolvem o desenvolvimento emocional, social, espiritual e intelectual. Vá em frente !

Nenhum comentário: