8.12.2007

Emprego Trabalho e Oportunidades

EMPREGO, TRABALHO E OPORTUNIDADES

1 – Introdução

A questão do emprego é um problema mundial. Mais contundente nos países em desenvolvimento, mas é um problema que aflige a todos. O emprego não pode ser visto com óticas singulares, mas sim como conseqüência de diversos fatores ou agentes sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

No Brasil, esses fatores têm contribuído de forma corrosiva para o desenvolvimento do país. Traçando um paralelo entre as nações mais desenvolvidas, percebe-se claramente que devido a uma série de equívocos estratégicos que demoraram a ser corrigidos (alguns ainda nem o foram), impediram o pleno desenvolvimento do Brasil ou, pelo menos, impediram a escolha de uma área de atuação mais condizente com as potencialidades do país.

Há inúmeros problemas que podem explicar a situação atual. Citar-se-ão os principais pontos críticos na conjectura atual no intuito propor algumas alternativas aos profissionais que procuram emprego ou novas oportunidades.

2 - Baixo Crescimento Industrial

Além de outros fatores que serão citados adiante, o baixo crescimento industrial do Brasil tem sido um a mola mestra para a manutenção do baixo número de empregos. Esse problema é fundamentado na ausência de investimentos na cadeia produtiva, baixo consumo e pouquíssimo aparecimento de produtos inovativos.

Os empresários ou acionistas só fazem investimento quando o retorno do capital empregado e o lucro têm certo grau de segurança ou certeza. Às vezes, os investimentos visam fatores intangíveis, como alterar positivamente a imagem da empresa perante seus clientes e a sociedade, o que não deixa de ser uma forma indireta aumentar os lucros. Entretanto, a empresa precisa ter um ambiente favorável, entre eles, um mercado consumidor interno forte e estabilidade e adequabilidade de políticas econômicas. Tirando a estabilidade econômica, o Brasil é sofrível nos fatores de mercado consumidor forte e adequabilidade econômica. Com os baixos salários e uma massa de desempregados crescente, o mercado interno consumidor não é garantia. Por suas vez, juros altos e a ausência de uma política industrial agressiva, versátil e bem estruturada, inibem os investimentos industriais e de serviços em áreas tradicionais e, muito menos, em áreas de alta tecnologia.

3 - Educação equivocada e ineficiente

Colocando uma lente sobre o problema citado anteriormente, podemos ver que suas raízes estão na educação. Um povo sem educação pouco pode ajudar o seu país. Para ter cabeças pensantes e competentes, todos devem ter uma educação completa, pelo menos, técnico-profissionalizante fechando o ciclo do segundo grau. Para aqueles que desejassem continuar, as faculdades e as universidades deveriam ter currículo atualizados com mercado. Além disso, os alunos deveriam ser estimulados a serem empreendedores ou agentes de transformação através do conhecimento de seus potenciais e de uma visão mais holística do seu meio. Embora, sob o ponto de vista da eficiência, esses estímulos deveriam ser iniciados no jardim de infância.

A educação equivocada e ineficiente é um problema bastante complexo, mas contornável na medida em que a sociedade torna-se ativa no intuito de mudar o quadro. A sociedade pode começar a se organizar em pequenos grupos e estes em grandes até que se consiga uma consciência mais ou menos homogênea.

Em suma, como a educação é precária, não há base para o surgimento de uma cultura inovativa. Por conseguinte, não há geração de empreendedores ou mesmo de pessoas sensíveis ao aspecto inovador gerando como conseqüência uma sociedade engessada a conceitos conservadores.

4 - Capacitação Técnica

Embora notório saber que quanto mais você conhecer mais você pode, alguns profissionais esquecem-se que o mundo está em constante transformação. Não há apenas transformação técnica, mas também de ordem social. Essas transformações podem ser resumidas nos seguintes exemplos:

- Quebra constante de paradigmas tecnológicos - O acirramento da competição entre empresas vem promovendo uma maior freqüência de novidades tecnológicas no mercado. Isso tem encurtado o tempo da concepção da idéia ao surgimento da inovação tecnológica. Também, as pesquisas científicas estão mais voltadas para os anseios da sociedade ou do mercado e isso foca e acelera a criação de novos produtos. Por outro lado, esse fenômeno criar uma acorrida tecnológica que somente as empresas com grande aporte de capital ou extremante criativas conseguem se manter no mercado.

- Novas técnicas de gerenciamento – As empresas estão constantemente procurando otimizar suas atividades com vista a minimizar os custos ou atrais mais clientes. Esse fato por si só já traz o bojo da inovação e mudanças estruturais na empresa. Muitas destas técnicas preconizam o uso de sistemas de controle automáticos, novas técnicas, equipamentos modernos e automáticos, estruturas com pouca intervenção humana, uso de novos materiais, novos espaços, novas localidades e novas pessoas (leia-se novos pensamentos e capacitação).

- Mudanças de legislação – Estas mudanças também refletem os anseios da sociedade ou são frutos de pesquisas científicas que ditam novos parâmetros (ou conceitos) para produtos ou procedimentos, sejam eles novos ou antigos. A empresa deve está sempre se antecipando às mudanças na legislação, sendo pró-ativa. Para tal, precisa ter um corpo técnico antenado com a sociedade. Nos últimos anos, as empresas farmacêuticas vêm instituindo o setor de assuntos regulatórios, que é reflexo dessa preocupação crescente com a legislação.

4 – Estratégias para se manter empregado ou com trabalho

Como foi visto, há uma série de fatores que agem sinergicamente para inibirem a geração de novos empregos e acabarem com os atuais. Todos os fatores citados indicam que não há alternativas fáceis, ou pior, não podem ser controlada com simples equacionamentos. Isso deixa muito vulnerável a maioria das pessoas.

Na atual conjectura, o profissional que entra no mercado tem que possuir uma formação muito elaborada. Além da graduação, o profissional precisa possuir conhecimentos de línguas, informática, pós-graduação e alguma experiência na sua área de atuação (geralmente adquirida em estágios profissionalizantes).

Alguns pesquisadores citam que o emprego no mundo está acabando. De fato, em algumas áreas é contundente o desaparecimento de posto de trabalho, simplesmente porque determinada tecnologia ficou obsoleta e foi substituída. Na verdade, somente o trabalho é crescente e vem permitindo a manutenção de alguns empregos e surgimento de outros, porém em menor grau como em outras épocas.

Diante desses fatos, a primeira providência para quem está desempregado é tentar resgatar e ampliar a sua rede de conhecidos ou conhecimento da sua área de trabalho. O profissional deve fazer a manutenção constante da sua agenda e ampliá-la. Para quem está começando agora, essa rede começa na própria faculdade mantendo um bom relacionamento com os colegas de classe. O estágio também é uma boa oportunidade para começar a rede. Essa rede é importante porque a maioria dos empregos não é publicada.

Outro ponto importante é estar em constante atualização. Sempre participe de cursos de atualização profissional mesmo que seja de ônus próprio. Também, participe de congressos, encontros e feiras. Esses eventos permitem aumentar sua rede de conhecimento e ampliar seus conhecimentos técnicos.

Sempre observe a área de atuação de sua empresa quanto à possibilidade de fusões, mudanças estruturais ou de tecnologias. Sempre esteja antenado no mercado buscando novas oportunidades de trabalho. Se você for experiente, tente ser empreendedor formando empresas ou dando consultoria. Se você for novo, procure entender melhor a sua área de atuação, busque ampliar seus conhecimento e capacitação. Todos devem ser pró-ativos, terem autoconhecimento e melhorarem sua capacidade de relacionamento interpessoal.

Ter um currículo atualizado, bem elaborado e focado para área de interesse da empresa que está contratando, é fundamental para o sucesso. A visibilidade em sites pagos ou gratuitos também é uma alternativa que não pode ser descartada. Aliás, a internet é um grande campo para garimpagem de emprego e oportunidades. Grupos como o Químicos&Farmacêuticos possibilitam o intercâmbio com milhares de profissionais que invariavelmente disponibilizam vagas, idéias e oportunidades. Desde sua fundação, o TQFsite também dedica três áreas voltadas aos profissionais, banco de currículos, banco de consultores e banco de empregos, além de uma página contendo agências de emprego dos principais estados.

Nenhum comentário: