5.22.2008

Rastreamento de Medicamentos

Sistema de rastreamento de medicamentos será ativado em 2009

RIO - A partir do próximo ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já deve dispor de um sistema de rastreamento de medicamentos. Nesta semana, a agência encerrou a consulta pública para definir a tecnologia a ser usada no novo sistema.

Foram cerca de 60 sugestões, mais de 10 tipos de tecnologias foram apresentadas. O grupo de trabalho vai se reunir para tentar identificar qual é a melhor tecnologia e a partir daí começar a implementação.Talvez início do próximo ano [o sistema] já esteja no mercado -.


O objetivo de um sistema de rastreamento é tornar efetivo o recolhimento de medicamentos em caso de desvio de qualidade e o combate à falsificação de produtos. Os técnicos da Anvisa acreditam que a iniciativa deve inibir o roubo de carga e vai tornar mais rápidas as ações para retirar do mercado produtos com problemas de identificação.

Com um sistema de rastreamento, a agência terá condições de saber onde o medicamento está e onde deveria estar. - Se uma caixinha de medicamento aparece em um local em que ele não deveria estar, possivelmente é um roubo de carga.

O sistema vai garantir a rastreabilidade do medicamento desde a fabricação até chegar às farmácias e drogarias. - Isso pode ser feito de várias maneiras: etiqueta com chip, tinta reativa, código de barras diferenciado. O mecanismo é esse, em cada etapa da cadeia produtiva de medicamentos a Anvisa terá condições de saber aonde o produto está -.

Esse mecanismo não visa somente a garantir a autenticidade do produto, ele serve para garantir essa rastreabilidade no caso de desvio de qualidade.

- Com esse sistema a Anvisa terá condições de saber onde está cada lote do produto que precisa ser recolhido -.
Sobre a verificação de autenticidade, as embalagens dos produtos apresentam uma "raspadinha", que contém informações importantes.

o usuário deve comprar medicamentos em farmácias ou drogarias e jamais em camelô ou pela internet, porque não dão garantia da origem desses produtos.

Adquirindo na farmácia ou drogaria, devem fazer a consulta ao farmacêutico, pedir a orientação dele e fazer essa raspadinha no produto.

Nenhum comentário: