10.05.2018

Kit Gay nunca existiu. “9º Seminário LGBT infantil” também é mentira

O livro “Aparelho Sexual e Cia” faz parte


  • 401 COMENTÁRIOS


  • Após entrevista com candidato à Presidência no Jornal nacional, livro citado gerou polêmica nas redes sociais! Ele NÃO faz parte do kit gay distribuído nas escolas pelo MEC?
    Em entrevista ao telejornal Jornal Nacional, no dia 28 de agosto 
    de 2018, um candidato à Presidência tentou mostrar as páginas 
    de um livro chamado Aparelho Sexual e Cia e afirmou que o 
    material faria parte do “kit gay” distribuído em escolas públicas
     do país.
    O candidato ainda disse que o tal livro teria sido lançado durante
     o “9º Seminário LGBT infantil” e que fazia parte do material
     “ensinando” homossexualidade para as crianças nas escolas.
    A declaração do político gerou um aumento nas buscas pelo
     assunto, tendo como resultado um monte de solicitações para que o E-farsas pesquise se isso é verdade ou mentira!
    Será que o livro Aparelho Sexual e Cia faz parte do “kit gay”
     distribuído nas escolas públicas?

    Capa do livro “Aparelho Sexual e Cia” que, de acordo com um
     presidenciável, estaria sendo distribuído nas escolas juntamente
    com um “kit gay”! Será verdade? (foto: Reprodução/Google Images)

    Verdade ou mentira?

    Antes de mais nada, nunca existiu o “9º Seminário LGBT infantil”!
     O que houve, em maio de 2012, foi o “9º Seminário LGBT”
     que tratava do tema “infância e sexualidade”.
    Na ocasião, o coordenador da Frente Parlamentar Mista pela
     Cidadania LGBT, deputado Jean Wyllys, explicou que o
     objetivo do evento foi o de proteger a infância e reconhecer
     a diversidade sexual. Com convidados especialistas em 
    Direito, Educação, Sexualidade, Psicologia e Cultura, 
    o seminário teve o lema “Todas as Infâncias são Esperança“.
    “Em torno desse tema a gente quer discutir o próprio reconhecimento de uma sexualidade infantil, proteger as crianças que escapam dos papéis de gênero definidos pela sociedade da violência. A gente sabe que tem muita criança que sofre violência doméstica terrível, são queimadas, são espancadas porque não se enquadram em papéis de gênero. Ou seja, aquele garoto que, com 6, 7 anos de idade, quer brincar de boneca e os pais batem”, disse o deputado, na ocasião.
    Outro detalhe é que nunca existiu um “kit gay”! Como muito bem

    Entre em contato com o E-farsas

     via WhatsApp: (11) 96075-5663

    “O material, composto por três vídeos e guia de orientação aos professores, tinha como objetivo debater a sexualidade no ambiente escolar, como forma de reconhecimento da diversidade sexual e alertar sobre o preconceito.”
    Apesar de ter sido aprovado pela comunidade LGBT e de não ser voltado apenas para gays, o material foi batizado de “kit gay” pela chamada “Bancada Evangélica” no Congresso e, após muita polêmica, acabou não indo para frente!

    Mas… e o livro?

    Voltando ao livro “Aparelho Sexual e Cia“, desde 2013 o Ministério da Educação (MEC) tem que desmentir essa história sobre a aprovação do ministério na distribuição do referido livro. O órgão afirma que o livro “Aparelho Sexual e Cia” não faz parte da lista de livros recomendados pelo MEC e que ele não está no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE):
    “[…]Em 2013, o Ministério da Educação já havia respondido oficialmente à imprensa que “a informação sobre a suposta recomendação é equivocada e que o livro não consta no Programa Nacional do Livro Didático/PNLD e no Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE”        
    O livro, que é uma tradução do original da escritora francesa Helene Bruller e foi lançado no Brasil em 2007 pela Companhia das Letras, já foi publicado em mais de 10 idiomas e teve mais de 1,5 milhão de cópias vendidas no mundo inteiro.
    Com uma linguagem simples, o livro aborda várias questões que os adolescentes têm em relação ao sexo e que deveriam ser discutidas em família, mas que não são:
    “Geralmente, os adolescentes sabem menos sobre amor e sexo, e todas as questões que esses temas envolvem, do que os adultos acreditam. Como é estar apaixonado? Como se beija na boca? Por que crescem pêlos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? Como nascem os bebês? Essas e muitas outras questões intrigantes são explicadas neste guia, com bastante humor mas também com sólida base pedagógica, rigor científico e delicadeza. Inspirado nas aventuras do personagem de histórias em quadrinhos Titeuf – sucesso absoluto na Europa, com onze livros publicados, que venderam mais de dezesseis milhões de exemplares -, Aparelho sexual e cia. traz o humor das tiras do personagem, que aparecem espalhadas pelas páginas do guia, complementando as explicações e deixando a leitura mais leve. Sem cair em moralismo ou usar clichês, a obra trata de todos os aspectos da sexualidade na linguagem do público a que se destina: a paixão, as mudanças da puberdade, a transa, a contracepção, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia e incesto são alguns dos temas esclarecidos. Com mais de um milhão e meio de exemplares vendidos, e publicado em dez línguas diferentes, este guia virou até exposição na Cidade de Ciências e Tecnologia de La Villette, em Paris. Para aqueles que procuram uma maneira nova e mais atraente de informar os jovens sobre assuntos de maior importância, sem precisar amarrá-los na cadeira…”

    Variação de um boato antigo

    Essa não é a primeira vez que o MEC é acusado de distribuir conteúdo considerado impróprio nas escolas! Em 2016, desmentimos aqui no E-farsas a notícia afirmando que o livro chamado “Bochechas Querem Saber… Como Nascemos” estaria sendo distribuídos nas escolas públicas.

    Conclusão

    O livro “Aparelho Sexual e Cia” não está sendo (e não foi) distribuído pelo MEC nas escolas brasileiras!

    Nenhum comentário: