6.08.2022

Justiça determina envio de helicópteros e barcos para buscas de inglês e indigenista

 

Jornalista britânico e profissional brasileiro estão desaparecidos no Amazonas desde domingo; União deve obedecer decisão de imediato

Da CNN

São Paulo

Ouvir notícia

A Justiça Federal determinou que o governo federal envie imediatamente embarcações e helicópteros nas buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal “The Guardian”, desaparecidos no Amazonas desde domingo (5).

“Pelo exposto, determino à ré União que efetive imediatamente obrigação de fazer no sentido de viabilizar o uso de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, seja das Forças de Segurança ou das Forças Armadas [Comando Militar da Amazônia], tendentes a localizar as pessoas Bruno Pereira [cidadão brasileiro] e Dom Phillips [cidadão inglês]”, diz a decisão da Justiça, que continua.

“Ficam os órgãos autores [Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União] autorizados a requisitar diretamente das instituições referidas – todas com expertise na região Amazônica – [Polícia Federal, Comando Militar da Amazônia e Força Nacional de Segurança], as providências urgentes e necessárias ao cumprimento da presente decisão”.

A dupla está desaparecida no Vale do Javari, no Amazonas e associações indígenas dizem que houve pouca evolução no esclarecimento do caso ate esta quarta-feira (8).

Cinco pessoas que tiveram contato com os desaparecidos foram interrogadas pela Polícia Civil e liberadas em seguida, sendo quatro na condição de testemunhas e uma considerada suspeita.

Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Phillips seguia para uma localidade chamada Lago do Jaburu para entrevistar indígenas, acompanhado do brasileiro.

Uma nota divulgada pela Univaja, assinada também por outras associações representantes de povos indígenas, informou que a dupla desapareceu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte (AM).

Na tarde desta quarta, a Polícia Federal fará uma entrevista coletiva para prestar esclarecimentos sobre as buscas da dupla no Amazonas.

Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Phillips seguia para uma localidade chamada Lago do Jaburu para entrevistar indígenas, acompanhado do brasileiro. A dupla desapareceu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte (AM).

Nenhum comentário: