12.04.2006

"Drogas anorexígenas" Brasil o maior consumidor.

Brasil o maior consumidor mundial de remédios para emagrecer

Brasília - O Brasil consome quase 90% das drogas para emagrecimento no mundo. A constatação é da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), que divulgou nesta sexta-feira o 2º Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, realizado em 2005. Em comparação ao primeiro estudo, de 2001, o número de usuários desse estimulante dobrou no país, pulando de 1,5% para 3%.

“Não sou eu quem diz isso. É a Organização das Nações Unidas ONU. Inclusive, virá ao Brasil uma missão só para saber por que somos os campeões mundiais no uso dessa droga lícita”, assinala o diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Elisaldo Carlini. A entidade participou do estudo da Senado.

O uso exagerado de remédios para emagrecer no país, as chamadas “drogas anorexígenas”, está levando o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a estudarem medidas para conter o consumo dessa droga, revela o secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchoa. “Preocupa-nos essa péssima liderança. Mas em curto prazo teremos decisões. Haverá medidas para que haja um consumo controlado”.

Carlini responsabiliza principalmente as mulheres pelo fato de o país ocupar essa liderança. “O que ocorre é uma cruel imposição cultural sobre a brasileira, que só pode ter sucesso se for magrinha”. Para ele, os médicos prescrevem remédios para emagrecimento “não por razões médicas, mas por questões estéticas, o que acaba criando dependência”.

Em Portugal, há quatro anos, essa droga foi proibida de ser comercializada, por causar dependência e até levar a morte. “Acho que o Brasil deveria tomar medidas severas. Impedir o uso por razões estéticas, só fazendo uso em casos extremos”, recomenda Carlini.

Em março deste ano, o relatório anual de 2005 da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), uma organização independente que auxilia a ONU nesse tema, já havia colocado o Brasil como o maior consumidor mundial de anfetaminas. O produto é usado na composição de muitos remédios para emagrecer.

Na ocasião, Carlini afirmou que o Brasil consumia cerca de 30 toneladas de anfetaminas por ano. Em 1995 e 1996, o consumo brasileiro girava em torno de 22 toneladas.

Agência Brasil

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

As anfetaminas são vendidas no Brasil sem controle das vigilâncias sanitárias. Este medicamento também pode ser encontrado em alguns postos de gasolina, que são utilizados por camioneiros ocasionando muitos acidentes.
Este problema é antigo e a Anvisa precisa solucionar com urgência.