9.21.2008

Novo medicamento para o tratamento do HIV/AIDS, o anti-retroviral raltegravir, já disponível no Brasil.

O medicamento foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em combinação com outros agentes anti-retrovirais para o tratamento da infecção causada pelo HIV em pacientes multi-experimentados (que já utilizam diversos tipos de medicamentos) e com evidência de resistência a pelo menos um medicamento de cada uma das três classes de anti-retrovirais existentes no mercado.

Perfil do raltegravir - O medicamento raltegravir, comercializado pela Merck Sharp & Dohme (subsidiária brasileira da Merck & Co., Inc), inaugura uma nova classe de agentes anti-retrovirais investigacionais denominada inibidores de integrase, que impedem a inserção do DNA viral do HIV no DNA humano. Trata-se de um novo mecanismo de ação, que inibe a replicação do vírus e sua capacidade de infectar novas células. Existem medicamentos em uso que inibem outras duas enzimas – protease e transcriptase reversa – mas ainda não existiam medicamentos aprovados que inibissem a integrase.

Os pacientes portadores do vírus HIV utilizam um tratamento chamado de OBT (Optimized Background Therapy ou Terapia Otimizada de Base), uma combinação de algumas drogas, que é conhecido no Brasil como coquetel anti-AIDS. Muitos pacientes multi-experimentados, que utilizam a OBT há vários anos, acabam criando resistência a algum ou a vários dos medicamentos que compõem o coquetel, o que prejudica o tratamento. Por este motivo, novas drogas, como o raltegravir, são essenciais para que os pacientes consigam continuar combatendo a doença. Os estudos realizados com o novo anti-retroviral mostraram, ainda, que o medicamento causa menos efeitos colaterais, tais como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia, além de proporcionar maior redução da carga viral.

O medicamento raltegravir é o único comprimido de 400 mg administrado duas vezes ao dia, independentemente da ingestão de alimentos, e não exige reforço com ritonavir.

Além do registro no Brasil, o anti-retroviral já está licenciado em outros países, como os Estados Unidos, México, União Européia e Peru. A Merck Sharp & Dohme continua envidando esforços para obter a aprovação do registro por autoridades regulatórias de outros países.

Prevalência de HIV/AIDS - Apesar da disponibilidade de medicamentos para tratar HIV/AIDS, a epidemia continua. Estima-se que 40 milhões de pessoas atualmente estejam infectadas em todo o mundo e que mais de quatro milhões de novas infecções ocorram anualmente. A AIDS é uma das principais causas de mortalidade relacionada com doenças infecciosas, responsável por aproximadamente três milhões de óbitos a cada ano.

Pesquisa da Merck sobre HIV - Os esforços da Merck Sharp & Dohme para desenvolver uma vacina e tratamentos investigacionais contra HIV/AIDS estão em curso há quase 20 anos. A Merck Sharp & Dohme iniciou suas pesquisas com um inibidor da integrase no início da década de 1990, tendo sido a primeira a demonstrar a inibição da transferência da fita de DNA viral via inibição da enzima integrase e a definir o mecanismo de ação. A Merck também foi a primeira a demonstrar a atividade anti-viral do inibidor de integrase in vitro e in vivo.

Fonte: Portal Merck

Nenhum comentário: