11.30.2009

Você tem medo de falar em público?


Falar em público é uma habilidade social extremamente necessária.
Vários são os contextos nos quais há a necessidade dessa habilidade.

Como exemplo, há reuniões, nas quais seria importante emitir um parecer ou opinião sobre determinado assunto, o aniversário de um familiar, no qual se deveria prestar uma homenagem a ele, a apresentação oral de trabalho no contexto acadêmico, dentre outros.
Embora essas situações sejam corriqueiras, algumas pessoas simplesmente não conseguem erguer o braço e pedir o direito de voz na sala de aula ou na reunião do trabalho, e sequer se imaginam numa situação em que palestrariam para a turma da faculdade/pós-graduação.
Para essas pessoas, sempre que a necessidade de falar em público ou de, simplesmente, dizerem o próprio nome se aproxima, há um “frio na barriga”, taquicardia, desorganização do pensamento e a esquiva da exposição é certa.
Segue-se, então, o sofrimento por não ter sido capaz de realizar uma coisa “tão simples” para outras pessoas. Em função da incapacidade de falar em público, pode-se, inclusive, perder a oportunidade de alcançar uma promoção no trabalho ou o simples reconhecimento da turma ou dos familiares.

Treinamentos de oratória em grupo podem auxiliar muitas pessoas que têm essa dificuldade.
Porém, algumas não conseguiriam encarar uma turma mesmo estando cientes de que essa seria composta de pessoas com as mesmas dificuldades.

Você tem horror de falar em público?

Se a resposta é sim, fique calmo. Você está na companhia de quase toda a humanidade. Nós temos conselhos práticos para você superar esse duro obstáculo ao sucesso e se juntar à minoria que brilha


Falar em público é uma das atribuições mais importantes de todo profissional. Calma. Não estamos colocando você com um microfone diante de 100 000 pessoas no Morumbi ou no Maracanã. Estamos falando de coisas menos espetaculares, como, por exemplo, falar para meia dúzia de pessoas numa reunião e ali, diante dessa pequena platéia, apresentar um projeto, vender uma idéia ou se colocar numa discussão.

Falar em público, para um profissional, é quase sempre isso. Simples assim - e complicado assim. Parece banal, mas só parece. Falar em público, ainda que para audiências nanicas, inspira medo, às vezes terror até. Esse medo é um dos males mais comuns no mundo do trabalho. Carreiras podem ir ao chão como folhas se a dificuldade de falar em público não for contornada. Atenção: ninguém está dizendo que você tem que adquirir o desembaraço, e mesmo a cara-de-pau, de um velho senador da República. Trata-se, basicamente, de ser capaz de expor com clareza as idéias numa sala de reuniões. Veja o resultado de uma pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times com 3 000 americanos. A pergunta era: qual o seu pior medo? As respostas:

41% disseram que era falar em público


32% têm mais medo de altura


22%, de insetos


22%, de ter problemas financeiros


19%, de doença


19%, da morte

Uma outra pesquisa realizada com 10 000 australianos mostra que um terço dos entrevistados diz preferir a morte a falar em público. Você pode não ter chegado a esse ponto, o que é bem razoável, mas tente se lembrar de quantas vezes você quis sumir quando soube que teria que fazer uma apresentação. Ou ficou quieto numa reunião com medo de dar a sua opinião. Ou, ainda, recusou convites que seriam importantes para a sua carreira. Identificar o medo e enfrentá-lo são as melhores formas de impedir que ele atrapalhe o seu desenvolvimento profissional. Como é que um projeto pode ser aprovado se você estiver tremendo nas bases na hora de apresentá-lo? Será que algum cliente deixou de comprar porque você não estava confiante ao expor seu produto?

Saber comunicar-se é essencial para quem quer ir para a frente na profissão. De que adianta ser o melhor em algo se ninguém souber disso? Faz parte do seu marketing pessoal. Pode estar certo de que, cada vez que você evitar aparecer, alguém estará fazendo o movimento contrário. As chances de seu concorrente conquistar mais espaço são inquestionáveis. E você vai ver o seu lugar diminuir e diminuir. É duro. Mas é assim. Quem vai saber quem é você ou o que você pensa? "Saber falar em público é pré-requisito para quem pretende ser um líder", diz Edson Bueno, presidente do grupo Amil. Bueno passou muitos anos fugindo de apresentações e conseguiu vencer o seu medo.

Uma enquete realizada por VOCÊ s.a. na Internet no final de abril mostra o quanto esse temor atinge os executivos brasileiros. Os números: 64% de 481 leitores que responderam à pesquisa dizem ter medo de falar em público. 66% de 261 assumem que esse é um de seus maiores medos. "Cerca de 90% das pessoas que procuram meu curso têm medo de falar em público", diz Reinaldo Polito, professor de expressão verbal há mais de 20 anos e autor de nove livros sobre o assunto.

"Muita gente não reconhece esse medo e tenta se justificar com outras desculpas", diz o analista junguiano Luciano Colella, de São Paulo. "É bom começar a prestar atenção nisso." Duas notícias para você. A má: vencer esse medo é fundamental para você ter chance de sucesso. A boa: é possível dominar esse medo e até fazê-lo trabalhar em seu favor. "Não existe nada realmente especial em falar em público. Não é um dom genético herdado nem está sujeito à inspiração divina", afirma o americano Jack Valenti em seu livro A Fácil Arte de Falar em Público. "É um ofício que se aprende, exatamente como se aprende o ofício de marceneiro, de esquiador, de saxofonista." Valenti é um conferencista muito requisitado. Ele foi redator dos discursos do presidente americano Lyndon Johnson e desde 1966 é porta-voz da indústria de distribuição e produção de filmes nos Estados Unidos. Seu livro foi editado pela última vez no Brasil em 1983, pela Editora Record, e já está fora de catálogo.

Para ajudar você a vencer esse obstáculo, VOCÊ s.a. leu livros e ouviu professores de expressão verbal, psicólogos e profissionais bem-sucedidos que tinham medo de falar em público (e aprenderam a dominá-lo). A seguir reunimos, em sete passos, o que julgamos que você precisa saber para que essa dificuldade não atrapalhe o seu sucesso.

1) Saiba o que você vai falar
2) Conheça o terreno em que vai pisar
3) Seja breve
4) Aprenda a se relacionar com o público
5) Seja você mesmo
6) Treine, treine e treine
7) Vá em frente, mesmo com um friozinho na barriga

Por Laura Somoggi

Nenhum comentário: