1.27.2010

Problema de vista afeta rendimento na escola

Giovanna, 5 anos, enxergava mal os objetos e começou a usar óculos há um ano. Ela foi rápido ao médico. Foto: Uanderson Fernandes/Agência O Dia

Entre as crianças que têm alterações visuais, 57 % apresentam dificuldades de aprender

Rio - Um alerta aos pais na época de volta às aulas: problemas oftalmológicos não tratados podem afetar o rendimento escolar infantil. Cerca de 57% das crianças com visão alterada se mostram desatentas, agitadas e têm dificuldade de aprender. Os dados fazem parte de estudo do Instituto Penido Burnier (Campinas, SP).

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, entretanto 80% nunca fizeram exame. Coordenador do estudo, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto alerta que o primeiro exame oftalmológico deve ser aos 3 anos. Em casos de pais míopes o teste deve ser antecipado para 2 anos.

Neto explica que a visão se desenvolve até os 7 anos. O levantamento foi feito com 36 mil crianças entre de 3 e 8 anos. “Assim que nasce, a criança deve fazer o teste do olhinho. A falta de óculos pode levar ao estrabismo e à ambliopia, que é o desenvolvimento desigal das vistas e maior causa de cegueira infantil.”

De acordo com o chefe do setor de oftalmologia do Hospital Balbino, Glauber Cavalcanti Marques, os problemas que mais afetam as crianças são miopia (dificuldade de exergar de longe) e hipermetropia (de perto). Segundo ele, o tratamento para as doenças é feito com uso de óculos, além de exercícios para a vista. Em casos de ambliopia, a criança deve usar tampão na vista saudável a fim estimular a que enxerga menos. “A criança não sabe expressar que não exerga. Para aquelas que não sabem ler, usamos desenhos nos testes.”

Giovanna Samary, 5 anos, enxergava mal os objetos e começou a usar óculos há um ano. “Fiquei desconfiado e a levei ao médico”, disse o pai, Anderson Samary Soares, 35.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

ATÉ 2 ANOS
Lacrimejamento constante
Fotofobia
Íris muito grande, com reflexo, cor acinzentada ou opaca
Falta de interesse pelo ambiente e pessoas
Olhos vermelhos e presença de secreção
Fecha um dos olhos em locais ensolarados

DE 2 A 7 ANOS
Tomba a cabeça para um dos lados
Dor de cabeça ou nos olhos frequentemente
Assiste TV muito próximo ao aparelho
Olhos desviados para o nariz ou para fora
Esfrega os olhos após esforço visual
Apresenta letras tortas e grandes demais para a idade
Falta de atenção nas aulas
Quando vai escrever, se aproxima muito do caderno
Esfregar o olho constantemente

O Dia

Nenhum comentário: