1.27.2010

Gripe suína: vacinação em março no Brasil



Grávidas, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos e adultos jovens estão entre os grupos que receberão o imunizante. Farmácias Populares darão medicamento contra a doença gratuitamente a pacientes com receita


Rio - Gestantes, doentes crônicos, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, adultos entre 20 e 29 anos, profissionais de saúde e indígenas serão vacinados a partir de março contra a gripe suína. O Ministério da Saúde anunciou ontem a estratégia de enfrentamento contra a segunda onda pandêmica da doença, e afirmou que o Tamiflu, medicamento indicado contra o vírus, será disponibilizado nas farmácias.

O remédio, que no ano passado teve distribuição centralizada pelo governo, será fornecidos gratuitamente nas Farmácias Populares. E será vendido por 10% do valor nas farmácias que fazem parte do programa “Aqui tem farmácia Popular”. Somente pacientes com receita médica terão acesso ao Tamiflu. Para evitar automedicação, a receita ficará retida.

“Estamos protegendo os grupos mais frágeis e aqueles que têm maior risco de adoecer e morrer”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acrescentando que seguiu os critérios da OMS e que, baseado em critérios epidemiológicos, decidiu ampliar a vacinação. Pessoas com idades entre 6 meses e 2 anos, e 20 a 29 anos, não deveriam ser vacinados, segundo a OMS.

A análise dos dados do primeiro ciclo pandêmico no Brasil demonstra que esses grupos apresentaram as duas maiores proporções de casos graves de doença. Entre 25 de abril e 31 de dezembro de 2009, foram 39.679 casos de doença respiratória grave e 1.705 óbitos em todo o Brasil.

A expectativa do ministério é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina adquiridas pelo governo será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno e eventual necessidade de ampliar o público-alvo.

Os idosos, que já são vacinados anualmente contra a gripe sazonal— como é chamada a que ocorre toda ano — poderão receber a vacina contra a gripe normal ou a bivalente, que imuniza também contra a gripe suína. Segundo o ministério, os que têm doenças crônicas, como diabete, câncer, doença renal ou hepática, receberão a dose bivalente.

Clínicas privadas poderão vacinar qualquer pessoa

As clínicas particulares poderão vacinar qualquer pessoa contra o vírus da gripe suína. Ontem, Temporão recomendou que a rede privada siga o protocolo do ministério, vacinando os mesmos grupos da população, mas isso não é obrigatório.

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, as clínicas privadas esperam receber doses da vacina contra a gripe suína em março.

O valor do imunizante, no entanto, ainda não está definido. “No ano passado, a vacina contra a gripe sazonal custou R$ 60. Mas isso muda sempre”, explicou.

GRUPOS PRIORITÁRIOS DATA DA VACINAÇÃO
Profissionais da rede de saúde e indígenas - 08/3 a 19/03
Gestantes - 22/03 a 21/05
Doentes Crônicos - 22/03 a 02/04
Crianças de 6 meses a 2 anos - 22/03 a 02/04
Jovens de 20 a 29 anos - 05/04 a 23/04
Idosos (mais de 60) com doenças crônicas - 24/04 a 07/05

O Dia
POR PÂMELA OLIVEIRA

Nenhum comentário: