1.08.2017

Temer viajará a Portugal para velório de Mário Soares, diz Planalto

Presidente golpista  decidiu neste domingo (8) participar do funeral do ex-presidente português; o histórico dirigente socialista morreu neste sábado (7) aos 92 anos, em Lisboa.

Alto risco de ser recebido por vaias e protesto em Portugal: país não aceitou o golpe parlamentar contra o governo eleito da Dilma. 

   
Michel Temer deverá embarcar no fim da tarde desta segunda para o país europeu (Foto: TV Globo)
O presidente Michel Temer decidiu viajar para Portugal para participar do velório do ex-presidente e ex-primeiro-ministro de Portugal Mário Soares, que morreu neste sábado (7), aos 92 anos, informou a assessoria do Palácio do Planalto. Os atos fúnebres ocorrerão na terça (10).
A decisão de ir a Lisboa para a despedida do político português se dá em meio ao momento em que o chefe do Executivo tem sido criticado por não ter viajado na semana passada a Manaus e Boa Vista após as duas capitais da Região Norte terem registrado rebeliões que terminaram com quase 100 detentos mortos.
Segundo a Presidência, o peemedebista pretende embarcar para o país europeu no final da tarde desta segunda-feira (9) na Base Aérea de Brasília.
Pela manhã, Temer participará, em Esteio (RS), município da região metropolitana de Porto Alegre, da cerimônia de entrega de ambulâncias do Samu(aí será devidamente bem recebido pelos gauchos). Ao final do evento, por volta do meio-dia, ele retornará para Brasília, de onde embarcará para Portugal.
A previsão inicial do Planalto é de que Temer retorne ao Brasil na terça-feira, mesmo dia em que ocorrerá o velório do ex-presidente português.
Até o momento, não há previsão de a primeira-dama Marcela Temer ir junto com o marido para Lisboa.
Inicialmente, a assessoria do Temer havia informado que o ministro das Relações Exteriores, José Serra, deveria acompanhar Temer na viagem à Europa (se passar pela Suíça pode ser preso). Posteriormente, a assessoria do Itamaraty, porém, informou que o ministro não viajará pois se recupera de uma cirurgia na coluna.
Neste sábado, a assessoria de imprensa da Presidência da República divulgou uma nota oficial lamentando a morte de Soares.
"Recebi com tristeza a notícia da morte de Mário Soares, figura-chave do Portugal moderno, amigo do Brasil. O mundo perde um estadista e um defensor da democracia e da liberdade. Meus sentimentos à família e ao povo português", diz o comunicado divulgado por Temer.

Nenhum comentário: