6.25.2018

Fígado em proteção

Com as funções do fígado em desarmonia o corpo inteiro sofre, assim manter saudável é muito importante, mas como realizar isso, de maneira rápida e eficaz, simples, o nutrólogo Máximo Asinelli, revela como e os benefícios.




Manter o fígado saudável é simples, mas dados mostram que a população não cuida muito bem do órgão


O controle de glicose, e o metabolismo dos lipídeos e das proteínas, o fígado é o responsável. Assim em casos, quando há consumo excessivo de álcool, insuficiência renal, diabetes e obesidade, pode ser o sinal de triglicerídeo alto. Em níveis elevados até consequências graves, podendo ocasionar ao óbito.
Segundo pesquisa da National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), apresenta que 31% da população norte americana possui hipertrigliceridemia, ou seja, triglicerídeo alto. E estudo realizado em uma universidade de fortaleza, revela que 23% dos estudantes analisados apresentavam alto valor de triglicerídeo.
Entretanto não somente os níveis de triglicerídeos que preocupam, o colesterol mais da metade da população brasileira, segundo pesquisa 61,5% dos brasileiros possuem esta condição. Assim uma dieta é necessária para combater esses níveis altos, porém uma maneira simples e, com efeito, quase imediato, é o da injeção endovenosa, ou seja, direto na veia do paciente.
Nos componentes da injeção, possuem diversas proteínas e vitaminas, entre elas a L-carnitina, que  ressalta a eficácia deste componente, “L-carnitina é efetiva na redução do colesterol total, do colesterol LDL, triglicérides e resistência à insulina”. Além deste, outros componentes são presentes, como, Metilcobalamina, Ácido Fólico, Lidocaína, Picolinato de Cromo, L-Glutation, L-Metionina, L-Taurina, Complexo B S/B1 e Ácido Alfa Lipócio. A aplicação é semanalmente, mas o acompanhamento profissional é muito importante.
Além de retardar os níveis de triglicerídeos, o nutrólogo elenca outros benefícios são adquiridos pelos componentes da injeção, entre eles:
  • Ação antioxidante
  • Regeneração tecidual
  • Diminui o tecido gorduroso
  • Diminui a resistência insulínica, colesterol LDL e triglicerídeos
Dr. Máximo Asinell

Como manter o seu fígado saudável e jovem

O fígado é o segundo maior órgão do corpo e tem mais de 500 funções vitais, embora nem todas essas funções sejam totalmente compreendidas. A Sua principal função é a desintoxicação de todo o corpo. O fígado remove drogas e toxinas do sangue. O fígado também é responsável pelo armazenamento de vitaminas lipossolúveis. Ele também produz o colesterol e bilis para ajudar a digestão e converte moléculas absorvidos pelo intestino em gorduras, carboidratos e proteínas.
Hepatopatias
Os problemas de fígado mais comuns incluem cirrose e hepatite. O fígado ainda pode funcionar mesmo quando até 80 por cento está danificado, os sintomas muitas vezes passam despercebidas até que se tornem graves. Procure assistencia médica imediata.
Sintomas de inflamação no fígado (hepatite)
  • Mau estar, náuseas com ou sem vómitos
  • amarelecimento dos olhos
  • dor no lado direito
  • dificuldade em caminhar
  • icterícia
  • fezes amareladas
  • Vómitos com sangue
A Alimentação e as toxinas ambientais também são responsáveis por uma grande quantidade de stress no fígado. As pessoas podem ter muita gordura na sua dieta, e isto pode ser um problema porque o fígado pode ser incapaz de metabolizar tudo. A ingestão excessiva de álcool e tabaco pode também prejudicar o fígado.

Como manter o seu fígado saudável

Siga estas dicas prevenir doenças no fígado e manter um fígado saudável:
  • A melhor coisa que você pode fazer para manter o fígado saudável é manter uma dieta equilibrada.
  • Evite o consumo excessivo de álcool.
  • Evitar o contacto com o sangue de outras pessoas e outros fluidos corporais, para evitar a transmissão de hepatite.
  • Obter uma vacina para a hepatite.
  • Alguns suplementos de ervas devem ser evitados, pois podem ser tóxicos para o fígado. Estes incluem: poejo, confrei, kava e calota craniana.
  • Manter um peso saudável, o sobrepeso e obesidade pode colocar uma pressão enorme sobre o fígado por isso uma dieta saudável e exercício físico regular é importante.
  • Se você notar quaisquer sintomas de doença hepática, tais como um amarelecimento dos olhos ou da pele, dor abdominal ou inchaço, uma coceira persistente ou irritação na pele, você deve consultar o seu médico imediatamente.
  • Exercicio físico é bom para o fígado
  • Algumas combinações de vitaminas podem ser perigosas, especialmente as vitaminas A, D, E e K.
  • Tome sempre cuidado ao usar aerossóis, inseticidas e outros produtos químicos tóxicos. Certifique-se sempre que a área é bem ventilada. Muitos produtos de limpeza contêm toxinas que podem prejudicar o fígado
Suplementar a dieta com zinco, selénio e vitaminas C e E e pode ajudar a proteger o fígado de danos causados pelos radicais livres. As vitaminas do complexo B são igualmente importantes para a regeneração celular. A lecitina pode também contribuir para a cura do fígado. Não só a lecitina promove as funções do fígado saudável, como também pode promover a regeneração de tecidos.

Ervas para o fígado

Consulte o seu médico
Várias ervas podem ajudar a proteger e estimular o fígado. Talvez o mais conhecido seja thistle de leite. Silimarina é um produto químico potente no cardo de leite. Vários estudos têm mostrado a sua capacidade antioxidante e afecta a sua eficácia contra a hepatite e a cirrose.
Dente-de-leão é uma outra erva rica em nutrientes, que tem uma história muito popular como um tónico para o fígado. Estudos realizados revelaram que os compostos destas folhas e a sua raiz estimulam a produção de bílis.
O açafrão-da-terra também demonstrou ser boa para problemas no fígado. A Curcumina também aumenta a produção de bílis.
Como o fígado é um órgão tão complexo e nós estamos apenas começando a aprender sobre as suas funções e como se pode combater a doença, incorporar essas ervas pode ajudar a aumentar a força das suas funções do fígado e, eventualmente, prevenir uma doença no futuro.

Inchaço do fígado

Existem vários factores que podem causar inchaço no fígado. Algumas dessas causas são a cirrose, infecções e doenças.
Cirrose
Uma das causas da cirrose do fígado é o abuso do álcool, o que força o fígado a trabalhar mais para eliminar o álcool do seu sistema. Com o tempo, destrói as células cirrose hepática. A destruição destas células faz com que o fígado se tentar curar-se. É esta tentativa de cura que cria tecido cicatricial e cria múltiplos nódulos no fígado. A cicatriz permanente e criação de múltiplos nódulos faz com que se torne inchado.

Infecção
Uma infecção grave do fígado é a hepatite. Há três formas de hepatite: A, B e C. A hepatite C é a mais grave. Esta infecção é contraída através do contato directo com fluidos corporais, como por exemplo uma transferência de sangue.

Doença hepática gordurosa não-alcoólica
Doença hepática gordurosa não acontece em pessoas que raramente consomem bebidas alcoólicas ou não bebem álcool. A maioria das pessoas com esta doença não têm grandes problemas de saúde. Algumas vão ter problemas médicos que podem levar a cicatrizes e inflamação do fígado.

Leucemia
A leucemia é um tipo de cancro. Os glóbulos brancos estão em excesso na medula óssea e, começam a ultrapassar as células vermelhas do sangue. Um sintoma entre muitos é o inchaço do fígado.

Doença policística
A doença policística é tipicamente uma doença hereditária. É caracterizada pela formação de cistos no fígado. A formação de cistos faz com que o fígado fique inchado ou alargado. Um transplante de fígado pode também ser considerado em casos graves.

Alimentos saudáveis para o fígado

Alho
O alho ajuda a ativar as enzimas do fígado que pode eliminar as toxinas. O alho também tem uma grande quantidade de alicina e selênio, que são dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.

Toranja
A toranja é alta em vitamina C e antioxidantes, e aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. A toranja ajuda a aumentar a produção de enzimas de desintoxicação do fígado que ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas e outras toxinas.
Beterraba e cenoura
Ambos são extremamente ricos em planta-flavonóides e beta-caroteno, e ajudam a estimular e melhorar a função geral do fígado.
Chá Verde
O chá verde é cheio de plantas antioxidantes conhecidas como catequinas, que melhoram as funções do nosso fígado. É um chá para inflamação do fígado.

Abacate
O abacate na alimentação pode ajudar o seu corpo a produzir um tipo de antioxidante chamado glutationa, que é necessário para o fígado filtrar materiais nocivos.

Limões
Os limões contêm quantidades muito elevadas de vitamina C, que auxilia o corpo a sintetizar materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidos pela água. Beber sumo de limão na parte da manhã recém-espremido ajuda a estimular o fígado.

Prevenção / Solução
Há várias medidas que você pode tomar para proteger o seu fígado. Use apenas as quantidades de medicamentos recomendadas pelo seu médico. O seu fígado é responsável pela decomposição química de medicamentos. Se você tomar mais do que a dose recomendada, você faz com que o seu figado trabalhe mais. Evite o uso de bebidas alcoólicas, beba apenas pequenas quantidades em algumas ocasiões. Outras coisas que você pode fazer para manter o fígado saudável é fazer exercício e controlar o seu peso.

Nenhum comentário: