7.26.2007

Qualidade de vida: Gordura Trans é uma boa?

Dica para sua saúde
20 de julho de 2007
Você conhece os ácidos graxos trans? Este é o assunto do momento entre médicos, nutricionistas e a indústria alimentícia. São notícia em revistas, jornais e televisão. Mas por que se fala tanto nos ácidos graxos trans? É o que vamos descobrir agora.
Os ácidos graxos trans (ou gordura trans) são um tipo de gordura formada por processo de hidrogenação natural ou industrial. A hidrogenação natural ocorre em animais ruminantes, assim existem pequenas quantidades desses ácidos graxos em leite e carnes. Já a hidrogenação industrial, é um processo onde os óleos vegetais líquidos são transformadas em gordura sólida à temperatura ambiente. É dessa hidrogenação industrialmente que provém a grande parte dos ácidos graxos trans consumidos diariamente.
As gorduras vegetais hidrogenadas foram criadas para substituir as gorduras animais (ricas em ácidos graxos saturados). São usadas na indústria alimentícia para melhorar a consistência, o sabor e a durabilidade dos alimentos.
Durante muito tempo achava-se que as gorduras trans eram melhores para a saúde, já que eram produzidas a partir de óleos vegetais. Porém, no início da década de 90, quando começaram a surgir os estudos sobre essas gorduras, verificou-se que elas são piores que as gorduras saturadas. De lá pra cá essa teoria só se confirmou.
Os estudos sugerem que o consumo de ácidos graxos trans tem sido associado ao aumento de LDL (o “mal colesterol”) e redução no HDL (o “bom colesterol”). Há evidências de que dietas ricas em ácidos graxos trans podem elevar também as concentrações plasmáticas de triglicérides. Resumindo: ácidos graxos trans fazem mal ao coração.
Os produtos que mais contém ácidos graxos trans na dieta são: gorduras vegetais hidrogenadas, margarinas, biscoitos e bolachas, sorvetes cremosos, batatas fritas de fast food ou congeladas pré-fritas em gordura vegetal hidrogenada, bolos, tortas ou qualquer alimento que contenha gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes. Por isso a importância de se ler o rótulo de qualquer alimento antes de comprá-lo.
Pensando nisso, a Anvisa criou a RDC 360 de 23 de dezembro de 2003 onde decretou que a partir de 1º de agosto de 2006, todos os rótulos de alimentos industrializados devem informar a quantidade de gordura trans contida no alimento. Com isso, os consumidores agora podem identificar os alimentos ricos nessa gordura e evitar seu consumo, tornando suas escolhas mais saudáveis.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo máximo deste tipo de gordura não ultrapasse 2 gramas por dia. Para se ter uma idéia de como a gordura trans está presente na nossa alimentação, verifique abaixo:
Alimento Porção (medida caseira) Gordura trans (gr)
Biscoito Recheado de Chocolate 2½ biscoitos 1,9
Biscoito Salgado com gergelim 1 pacote (6 unidades) 2,0
Empanado de frango 5 unidades 1,9
Pipoca de microondas "natural" 2½ colheres de sopa 1,1
Podemos verificar que as porções não são grandes e que uma criança consumiria facilmente qualquer alimento da tabela nas porções indicadas. Por isso a importância da observação dos rótulos dos alimentos. Consciente do mal que esse tipo de gordura faz ao coração, a SBC não certifica alimentos que contenham gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada. Os consumidores são os responsáveis pelos rumos que a indústria alimentícia toma, portanto esteja consciente da sua participação e cobre das indústrias a criação de produtos que não contenham gordura trans.
Lembre-se: as gorduras trans são extremamente prejudiciais para o seu coração e até hoje não se encontrou nenhum benefício dessa gordura para a saúde. Evitar seu consumo é um grande passo para preservar a saúde!!

Nenhum comentário: