9.18.2007

Ministro da Saúde inaugura nova área de produção de medicamentos anti-retrovirais no Instituto de Tecnologia em Fármacos



Foto: Brandao, Ministro Temporão e Roberto Camilo
Ministro da Saúde visita Farmanguinhos
17 de setembro de 2007
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão,acompanhado pelo Presidente da Fiocruz, Paulo Buss inaugurou nesta segunda- feira, 17 de setembro, nova área de produção de medicamentos anti-retrovirais no Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos, a fábrica de medicamentos da Fiocruz. O evento aconteceu às das 10h, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e encerrou a Semana de Farmanguinhos,em comemoração aos três anos da fábrica no CTM.

A expansão do parque industrial do CTM inclui nova área de 12 mil metros quadrados, com três novos pavimentos readequados para a fabricação de medicamentos antiretrovirais,de semi-sólidos (cremes e pomadas) e comprimidos fabricados por granulação úmida. O projeto faz parte do processo de transição da planta de produção do campus de Manguinhos para Jacarepaguá, que está previsto para conclusão até o final de 2007.

De acordo com o Ministro José Gomes Temporão as novas instalações apresentam planta moderna e segura, possibilitando o aumento da capacidade de produção de medicamentos destinados a saúde pública, suprindo o mercado interno e externo. Para Temporão a ampliação das áreas produtivas de Farmanguinhos representa a redução das importações além de possibilitar ao país enfrentar com independência suas doenças ,sem depender da tecnologia de outros países, elevando as condições de saúde da população brasileira.

Segundo o diretor da instituição, Eduardo Costa, o projeto compreende a penúltima parte do investimento de R$ 50 milhões que será feito no CTM. A expansão garantirá maior flexibilização na demanda do Ministério da Saúde para a fabricação dos medicamentos que abastecem o SUS – Sistema Único de Saúde e melhora nas condições de processo atendendo às boas práticas de fabricação. A iniciativa permitirá aumento de 1,5 bilhão ao ano na capacidade de produção da instituição, indo de 4,5 bilhões para 6 bilhões ao ano. A nova produção possibilitará o abastecimento do mercado interno de medicamentos e a exportação para a Àficae América Latina.

Farmanguinhos é o único produtor de medicamentos ligado diretamente ao Ministério da Saúde exercendo papel de destaque na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico de produtos distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de atender demandas emergenciais em todo o país. O laboratório é referência mundial na regulação de pereços no mercado de anti-retrovirais e transfere tecnologia a países em desenvovimento.

Ainda durante o evento, o Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos , recebeu a Medalha Tiradentes,a mais importante comenda do Estado do Rio de Janeiro. A entrega foi feita pelo deputado estadual Domingos Brazão ao diretor da Instituição, Dr. Eduardo Costa. Criada há 12 anos, a Medalha Tiradentes representa o reconhecimento a iniciativas que servem de exemplo à sociedade.

Nenhum comentário: