1.02.2009

Expectativa alta, frustração ainda maior : Depressão O que fazer para melhorar.

Não-cumprimento das resoluções de Ano-Novo pode levar até à depressão

Rio - Parar de fumar, mudar de emprego e perder os quilos indesejáveis. Essas e outras resoluções são bastante conhecidas e tornam-se freqüentes nesta época do ano. Porém, poucos sabem que os tradicionais propósitos, cheios de boa intenção, podem ser prejudiciais a quem os planeja. O alerta é da ONG britânica para saúde mental Mind, segundo a qual, fracassar na realização dos objetivos tão altos pode até gerar depressão.

De acordo com o diretor-executivo da organização, Paul Farmer, muitas vezes, as pessoas se punem por atos que julgam errados e acabam estabelecendo uma série de objetivos irreais para tentar consertá-los. Ainda segundo Farmer, focar-se apenas em situações ou problemas que geram insegurança pode ocasionar desespero e baixa auto-estima.

“Resoluções que se baseiam em defeitos físicos, como perder peso e fazer plástica, criam em nós uma auto-imagem negativa e acabam gerando a frustração. Além disso, quando violamos os propósitos de Ano-Novo, acabamos nos sentindo piores do que quando começamos”, afirma Farmer.

AJUDA AO PRÓXIMO

Para evitar o desânimo e garantir um 2009 repleto de propósitos cumpridos, a Mind sugere alguns passos simples a serem seguidos. Entre eles, destacam-se os exercícios físicos, prática que, segundo especialistas, favorece a liberação de endorfinas — substância química que desperta a sensação de prazer e bem-estar.

Outro pequeno gesto que beneficia a saúde mental é o evolvimento maior com com questões ecológicas. A ONG garante que o ato pode melhorar o bom humor.

Para desenvolver a confiança e manter a mente estimulada e ativa, a Mind explica que aprender novos assuntos é o melhor caminho. A organização lembra também que ajudar o próximo é sempre uma boa resolução, pois beneficia quem ajuda e quem recebe a caridade.

“Em 2009, em vez de planejar metas de Ano-Novo, procure pensar de uma maneira mais positiva sobre o ano que vai começar .

sugestões de 'resoluçõesde Ano Novo' para melhorar a saúde
Parar de fumar, comer mais verduras e fazer check-up estão na lista.
Pesquisas também ressaltam importância da vida social para a saúde.

A virada do ano é momento pródigo em promessas de mudanças, muitas não cumpridas no decorrer do ano seguinte. Aqui vai nossa contribuição para a lista de hoje à noite -- algumas coisas que você pode fazer pela sua saúde no próximo ano e idealmente manter adiante.

Parar de fumar: infelizmente os fumantes devem tentar parar. Sabemos as dificuldades que envolvem essa decisão e que muitos podem não atingir o objetivo, mas é de longe a melhor proposta para a saúde em 2009.


Passar a comer cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Parece simples e pouco, mas a maioria da população ocidental ainda não consome regularmente esses alimentos.


Fazer exercícios: correndo risco de parecermos repetitivos essa é uma decisão que pode ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer.


Fazer exames preventivos. Não se trata de listas de exames padronizados e universais. Os exames de check-up devem ser personalizados. Muitos testes serão comuns a muitas pessoas porém a prescrição deve ser feita a partir do conhecimento do médico da história pessoal do paciente e seus hábitos de vida.


Invista em uma vida social que permita a criação de uma rede de relacionamentos que possa ajudá-lo a passar pelos momentos de estresse da vida. Pesquisas já mostraram que as pessoas que mantém uma vida social diminuem seu risco de mortalidade por várias causas.


Mesmo que você não consiga cumprir todas as promessas que fizer antes dos primeiros segundos de 2009 pode contar com o Saúde em Foco trazendo informações e dicas de saúde em 2009. Um Ano Novo cheio de paz e alegrias a todos.

Nenhum comentário: