12.30.2008

Novo software no tratamento da diabetes


O tratamento da diabetes poderá agora ser mais eficaz graças a uma ferramenta de gestão de dados que permite aos doentes com diabetes, e respectivos médicos e prestadores de cuidados, controlar e acompanhar as informações do seu estado de saúde.

Chama-se CoPilot e é um software concebido pelo Abbott Diabetes Care. O sistema CoPilot destina-se a ser utilizado em cenários residenciais e clínicos e funciona como uma ferramenta de apoio na revisão, análise e avaliação de informações, ao registar dados importantes como o histórico de resultados do teste de glicemia, apresentando as tendências e padrões das leituras de glicose, ingestão de hidratos de carbono, corpos cetónicos, dosagem de insulina e outros factores relacionados com a diabetes.

Além disso, permite registar informações acerca das medicações, refeições, exercício, estado de saúde, exames médicos, resultados de laboratório, bem como notas gerais. Todos estes dados poderão ser carregados, guardados, analisados, apresentados sob a forma de diagramas, gráficos e relatórios, impressos e partilhados.

De acordo com António Freitas, responsável pela área Diabetes Care do Abbott Laboratórios, «este software constitui um grande avanço para a melhoria e maior precisão nos cuidados de saúde prestados às pessoas com diabetes, a quem também é proporcionado um maior auto-controlo e segurança na gestão da sua própria doença».

De referir, no entanto, que o CoPilot Health Management System consiste numa ferramenta de gestão de informações e não se destina a substituir o apoio prestado por um profissional de saúde. «Os utilizadores devem consultar sempre o médico em caso de dúvidas ou preocupações acerca do tratamento da diabetes, pois o sistema por si só não fornece informações de diagnóstico, nem aconselha sobre o tratamento da diabetes. A última palavra é sempre a do médico», acrescenta António Freitas. Para fazer o download do software. Sapo Saúde

Nenhum comentário: