2.24.2009

CELULITE SE CONTROLA MAS NÃO TEM CURA


Tratamento para celulite

Qual a importância do tratamento da celulite?

Celulite é uma patologia que acomete grande parcela da população e muito tem sido feito para erradicá-la. Mas por se tratar de uma alteração que envolve muitas variáveis na sua abordagem, até hoje ainda temos dificuldade, ela envolve questões genéticas, hábitos de saúde, alimentação, e tantas outras variáveis.

O tratamento é simples , é operada em clínicas de dermatologia, não sé doloroso, não deixa marcas ás vezes uma leve vermelhidão, o tratamento é feito duas vezes por semana, indicado no mínimo 12 sessões, onde a partir da quarta aplicação o resultado já cosrtuma se evidenciar. Como todo tratamento de corpo a resposta costuma variar bastante , mais o resultado é certo e a prova disso é a satisfação dos que tem utilizado o método, que além de obter melhora da celulite, diminuí medidas além da dar formas , melhorando a silhueta .

Recomendações para quem tem celulites

Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam prevení-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool.

Evitar os alimentos enlatados, que contém muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e conseqüentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencializarão da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercícios regularmente.

Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.

Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade.

Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.

Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lento. Isto implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais

Dicas para prevenir a celulite:

Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

******* Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.

Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais;

******* Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;

******* Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.

******* Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais, pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo e conseqüentemente na gordura localizada.

******* Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.

******* Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.

******* Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.



Estágios da celulite:

A celulite se apresenta em quatro estágios de evolução. Condição Normal. Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal. Não existe edema e a Termo grafia é normal.

Celulite Estágio1: Acontece um aumento de volume das células do tecido gorduroso na região afetada ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor. Na termografia pode aparecer o aspecto chamado “Moucheté” que representa aumento de temperatura provocada por edema e hiperpermeabilidade dos capilares sangüíneos. Nesse estágio o principal procedimento é tratar com Exercícios e Reducação Alimentar. Não há necessidade de tratamento médico, embora a avaliação e orientação em clínica especializada seja necessário para diagnosticar este grau de celulite. A recuperação neste caso é total.

Celulite Estágio II: As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece certo grau de fibrose, que se piorar, começa à formar micronódulos na fase seguinte. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células) ficam represados. Ocorre então um maior “inchaço” das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor. Na termografia o aspecto “Moucheté” é mais característico aparecendo edema e estase sangüínea demonstrados por áreas de temperatura aumentada. Neste estágio o tratamento já é necessário com o uso de Mesoterapia, Eletrolipoforese, Ultra-som e Drenagem Linfática, além dos Exercícios e Reeducação Alimentar. Os resultados são muito bons, se houver adesão ao tratamento pode-se esperar a recuperação.

Celulite Estágio III: As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura. Ocorre uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação ( onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida . Podem aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com “Casca de Laranja”. Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas (Deve-se lembrar que a celulite é basicamente um problema circulatório, e nesse estágio a circulação no tecido gorduroso já está com problemas). Na termografia aparece o aspecto de “Pelle di Leopardo” que é a presença de inúmeras manchas termográficas, denotando a desorganização do tecido, com várias temperaturas e a presença de edema e estase venosa. O tratamento é realizado da mesma forma que no estágio II, mas são necessárias muito mais sessões e a recuperação é boa, mas não total. Ocorre um sensível melhora, mas não se pode esperar eliminação total do problema.

Celulite Estágio IV: O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido (fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica “lustrosa”, cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está freqüentemente presente, mesmo sem esforço. Na termografia aparecem os aspectos anteriores já descritos e surgem os “Black Holes”, ou “Buracos Negros”, que são regiões de circulação diminuída, representando uma coalizão de vários micronódulos em macronódulos e a presença de significativa fibrose. Nesse estágio o tratamento, com Mesoterapia, Ultra-som, Eletrolipoforese e Drenagem Linfática é demorado, mesmo assim , pode-se esperar uma melhora parcial. Eventualmente pode ser necessário associar o tratamento cirúrgico, com Subcisão e Lipoescultura, principalmente se houver gordura localizada bem estabelecida e depressões no tecido gorduroso importantes.

Com essas informações fica claro que quanto mais cedo iniciar, melhor é o resultado do tratamento da celulite. A Termografia é importante para determinar o grau de celulite e planejar o tratamento, além de oferecer um prognóstico do resultado. Em todos os casos existem tratamentos, mas nos graus mais leves a recuperação é total, enquanto nos graus mais avançados apenas parcial. Mas mesmo nestes casos de graus mais avançados é importante tratar, porque se continuar o desleixo poderá ocorrer uma piora ainda maior. Mas é importante que se saiba de antemão, para evitar frustações futuras, que nos casos graves, o resultado será eficiente, mas não total. Deve-se lembrar que cada pessoa é diferente, com diferentes apresentações da celulite. E uma correta avaliação deve ser o início de qualquer tratamento.

Fique atento

Dicas de pequenos cuidados diários que podem fazer a diferença em longo prazo. Eu acho que tudo já foi dito, as dicas seriam relacionadas a ter uma alimentação adequada, principalmente tentar não engordar e não favorecer a distensão do tecido, principalmente em épocas de transição hormonal que é justamente o período da puberdade, então a alimentação equilibrada, controlada, com frutas e verduras, muita água, pouco sal, poucos alimentos que não tragam nenhuma ajuda e que sejam hipercalóricos, exercícios constantes moderados, adequados ao tipo de corpo e ao tipo de pessoa e também na verdade observação do que está acontecendo ao primeiro sinal de uma alteração mais visível procurar um especialista.


Tópico (cremes e loções)

Isoladamente não são capazes de resolver o problema, a não ser quando se trata de uma celulite grau um (inicial), ou associada a outros tratamentos. Possuem uma vantagem, pois são colocados em contato direto com o problema, sem causar efeitos colaterais como os administrados por via oral.
Podemos usar alguns princípios ativos como:

a) Lipolíticos (diminuem / queimam a gordura): cafeína, aminofilina, teofilina, ioimbina, tiratricol, pentoxifilina, carnitina.
b) Venotônicas (atuam no sistema circulatório e linfático): melilotos, rutina, benzopirona.
c) Eutróficos (estimulam o trofismo local / melhoram a arquitetura da camada da pele que foi acometida): silício e centella asiática.


Medicamentoso

Normalmente a medicação de fármaco por via oral para tratamento da celulite também é coadjuvante. Por esta via de administração nem sempre se consegue alcançar concentrações necessárias para serem eficientes no local acometido pela celulite, pois como toda medicação por via oral, se distribuem por todo organismo. A celulite embora sofra influências sistêmicas é um processo local. Porém associado a outras técnicas de tratamento potencializam o tratamento da celulite.
Os fármacos mais utilizados são aqueles que agem no sistema circulatório e linfático (rutina, benzopirona, ginko biloba, alcachofra).


Intradermoterapia

No passado a intradermoterapia era chamada de mesoterapia. Essa técnica tem a intenção de colocar as drogas em contato direto com o seu local de ação. Utiliza-se a via injetável; dessa forma a droga não sofre metabolização hepática antes de chegar ao local acometido, alcançando maiores concentrações locais do que quando administrada por via oral, ampliando assim seu poder de ação.
Essa técnica é associada a outros tratamentos e mesmo isolada leva a excelentes resultados no tratamento da celulite. Os princípios ativos utilizados são: Lipolíticos, Venotônicos e Eutróficos.
O tratamento consiste em aplicar semanalmente injeções com uma quantidade variável na área acometida pela celulite. O procedimento é simples, não causa efeitos colaterais e na maioria das vezes é indolor e suportável por todos os pacientes.


Endermologia

Técnica de origem francesa, utiliza mecanismo de palpação e rolamento envolvendo a pele, a região subcutânea e os músculos abaixo. Essa técnica promove uma poderosa drenagem linfática, redistribui a gordura localizada, diminui o conteúdo de gordura adiposa (célula de gordura) e estimula a formação e a orientação adequada de colágeno. Isolado, é o método que apresenta melhor resultado, sendo sempre uma escolha precisa de tratamento para cuidar da celulite, mas é claro que todo esse bom resultado é obtido quando o profissional é altamente capacitado para desempenhar tal função, fazendo uma correta drenagem linfática através do aparelho de endermologia.


Drenagem Linfática

Pode ser feita de maneira manual ou mecânica. Considerado um método muito eficiente, mas que também necessita de um profissional qualificado para que produza a melhora da circulação linfática. Quando mecânica não costuma ser tão eficaz pelo fato de não fazer uma completa drenagem linfática, sendo realizado apenas no local onde estão os eletrodos.


Termoterapia

É um método secundário devendo ser associado a outro procedimento. Consiste na aplicação de calor local na região afetada.


Ultra-som

Age por meio de dois efeitos; termogênico a nível mais superficial facilitando a penetração de substâncias para dentro das células e através do mecanismo de cavitação, que destrói o tecido gorduroso. Esse efeito destrutivo é pequeno quando não temos uma grande quantidade de líquido no local. É um método que deve ser associado a outros, pois isolado seu resultado é muito limitado.


Eletrolipoforese

Essa técnica se propõe a agir eletricamente sobre a celulite e a circulação local, estimulando a destruição das células de gordura e promovendo a formação de maior quantidade de colágeno no local. Todos esses efeitos promovem uma maior drenagem linfática, diminuindo o número e o tamanho das células gordurosas e melhorando também a flacidez. Também deve ser associado a outros métodos.


Para se obter uma “cura” (se assim podemos dizer, ficaria mais correto em minha opinião falarmos sobre um controle), é necessária a mudança de alguns hábitos, como a prática de mais exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Também se deve evitar o uso de sapatos de salto muito alto e roupas apertadas para a melhoria da circulação sanguínea. Para cada paciente existe um tratamento adequado e a melhor forma é identificar o estágio da celulite. O tratamento deve ser acompanhado por um médico qualificado.

Fatores que desencadeiam a celulite

1. Sexo feminino
2. Período em que ocorrem alterações hormonais: - gravidez, puberdade, menopausa, uso de anticoncepcionais, medicamentos que levam ao acúmulo de gordura (ex: corticóides).
3. Sedentarismo.
4. Alta ingestão de gordura alimentar
5. Alta ingestão de açúcar refinado
6. Alimentação rica em sal
7. Ganho de peso
8. Doenças circulatórias e linfáticas
9. Uso contínuo de roupas muito apertadas
10. Fumo
11. Herança familiar
12. Alterações ortopédicas (que dificultam o sistema circulatório)

Novidades em dermatologia

A médica dermatologista Leandra Metsavaht participou, entre 18 e 23 de fevereiro deste ano, do Meeting da Academia Americana de Dermatologia em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Durante o Meeting, ela foi convidada pelo vice-diretor da instituição para participar de um jantar com outros brasileiros de destaque na dermatologia brasileira.
- O jantar foi feito para prestigiar nossa terra, já que aqui os americanos são tão prestigiados. Foi o primeiro evento deste vulto: dermatologistas americanos homenageando dermatologistas brasileiros - explica Leandra, que conta para nós as novidades na área de dermatologia estética que foram apresentadas por lá.


O “meeting” para os dermatologistas é como se fosse um Congresso Mundial, onde todas as novidades são lançadas em primeiríssima mão para os profissionais.Pretendo de maneira resumida, trazer para vocês o que há de novo e o que não há de tão novo, mas que está cada vez mais sedimentado e que pode nos trazer cada vez mais segurança.

Preenchimentos
O ácido hialurônico da marca Restylane continua sendo o único preenchedor aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration- órgão que permite ou não que produtos sejam lançados no mercado americano, como a nossa ANVISA, mais ou menos).O Juvederm está em vias de ser aprovado por lá e já se fala muito de seu sucesso , principalmente para preencher os lábios, por sua textura ser mais macia e natural.No Brasil, o Juvederm já é aprovado.O Captiva está também sendo regularizado e será lançado no Brasil em breve.O colágeno modificado geneticamente, que não necessita de teste, faz sucesso por não necessitar de teste, funcionar bem em rugas ao redor dos lábios, deixando pouco inchaço e sendo ideal para quando a paciente necessita de um preenchedor com resultado rápido com pouco efeito colateral.Pena que dura pouco...O Radiance é um preenchedor à base de hidroxiapatita que está ainda em estudos e deve durar mais.O ácido poli-lático (Sculptra) não é bem uma substância preenchedora, mas consegue melhorar sulcos mais profundos.

Laser
A luz intensa pulsada (IPL) continua forte no tratamento do rejuvenescimento, estimulando colágeno, assim como também melhora os vasinhos e vermelhidão da pele.Em conjunto com o ALA (substância química que é aplicada na pele), pode tratar acne (cravos e espinhas) e ceratoses actínicas (pré –câncer de pele). A tendência hoje é tratar os hemangiomas na infância com Laser, pois existem dados que indicam aumento conforme a idade avança. O Fraxel foi a grande estrela do congresso, prometendo um rejuvenescimento sem muitos efeitos colaterais.Vamos aguardar os resultados...

Rosácea e pele sensível
O gel à base de ácido azelaico foi muito falado, assim como a associação de peróxido de benzoíla com clindamicina. Sabe-se hoje que é muito importante a manutenção da barreira cutânea íntegra para melhoria da vermelhidão da pele com rosácea. Portanto, a paciente deve dar preferência a géis de limpeza bastante suaves, evitando o atrito da pele até mesmo com a toalha. Foram lançados vários produtos (protetores solares, sabonetes suaves, cremes para noite) para peles sensíveis, na tentativa de diminuir o aspecto rosado da pele, com extrato botânico de Licochalcona (extrato de raiz da Glycyrrhiza inflata).

Caspa
Para caspa ou dermatite seborréica, foi lançado um shampoo de manutenção para depois que o problema for controlado, à base de piritionato de zinco a 1% - com uma cosmética bem agradável e que resseca pouco os cabelos. Estava faltando!

Melasma
Aquelas manchinhas que aparecem com a gravidez, uso de pílula anticoncepcional e sol são bastante teimosas.Quanto mais se queima com ácidos fortes, LASERS e peelings, pior ela pode ficar.Portanto, cuidado. A tendência hoje é usar produtos bastante suaves e a hidroquinona continua sendo o melhor clareador, para quem não tem alergia a ela, é claro! A microdermoabrasão parece estar sendo mais bem aceita no meio médico e pode ajudar neste caso, por ser pouco agressiva e remover somente a camada mais superficial da pele.

Vitiligo
O Excimer LASER parece ser uma boa opção para pacientes resistentes aos outros tratamentos, associado ao Tacrolimus tópico. O UVB narrow –band continua sendo uma excelente opção.

Vitamina C
A vitamina C agora está sendo comercializada conjuntamente com ácido ferrúlico que promete combater os efeitos indesejáveis do tempo.

Psoríase
Os novos medicamentos ditos mediadores biológicos são uma promessa para os casos mais graves da doença, mas ainda usados com muita cautela, pela gravidade dos efeitos colaterais.

Tea Tree Oil
É um óleo de origem australiana que tem um poder anti-séptico e cicatrizante fantástico.Hoje está presente em xampus, loções e em diversos medicamentos, para melhorar desde uma cutícula que soltou até uma mulher grávida que tem sarna e tem poucos medicamentos seguros para usar.

Chá verde
Também é uma substância já bastante ouvida e usada. Muitos cosmecêuticos estão apostando nele, até mesmo para melhorar olheiras.

Niacinamida
Substância usada para tratamento de acne e de rosácea que também pode ser usada no rejuvenescimento. É uma vitamina e pode ser usada até durante a gravidez.

Siringomas e Verrugas
Siringomas são pequenos tumores benignos que surgem nas pálpebras e podem ser tratados com o LASER de CO2 , assim como algumas verrugas virais, principalmente as plantares , mais resistentes aos tratamentos convencionais.

Melhor frase
“Ridges are where smiles have been” (“As rugas estão onde sorrisos estiveram”) – Mark Twain
Por:Leandra Metsavaht

Na medicina os termos científicos para denominar a tão temida celulite são lipodistrofia ginóide, paniculopatia fibroesclerótica ou lipoesclerose. Esse problema acomete mais de 90% das mulheres e raramente afeta os homens. Podemos dizer que basicamente trata-se de um “mal feminino” e isto pode ser explicado devido à diferença existente entre a pele da mulher e a pele do homem. No caso masculino, a pele é a camada posterior, chamada de subcutânea, que é mais densa e resistente do que na mulher. A deposição de gordura no homem acontece de maneira mais uniforme, de modo que não se formam ondulações ou irregularidades. Na mulher, pela deposição de gordura ser irregular, a gordura é projetada em direção à superfície, causando um aspecto desigual da pele e edema (inchaço) da região acometida pela celulite.

Nas mulheres, as veias e os vasos linfáticos são mais frágeis e têm paredes mais permeáveis, sendo então mais suscetíveis a alterações. A circulação sanguínea tem influência hormonal. Como a mulher ao longo do ciclo menstrual sofre altas e baixas hormonais, isso altera constantemente toda sua circulação. No homem tal estado não ocorre, pois seus hormônios permanecem praticamente estáveis ao longo de muitos anos.

Outra diferença é a distribuição de gordura corporal no homem e na mulher. A mulher acumula normalmente maior gordura na metade inferior do corpo (glúteo, corpo e culote), já o homem tem acúmulo de gordura no abdômen. A partir de então, podemos verificar que normalmente a celulite aparece na parte inferior do corpo feminino.

Celulite se controla, mas não tem cura

As mulheres possuem mais receptores que não destroem a gordura, e por acumularem maior quantidade de estrogênios, ocorre uma multiplicação das células adiposas (células de gordura).

Todas essas variáveis, predispõe-se que a mulher possua uma quantidade maior de gordura na região subcutânea, que irá comprimir a derme (segunda camada da pele), causando alteração da circulação linfática, que já mais deficiente e menos resistente, leva ao aparecimento da celulite. Com o passar dos anos e com a ajuda de outros fatores, a pele vai sendo tracionada em várias direções, que causam uma perda da forma normal, levando a estágios mais avançados da celulite.

É muito importante ter a consciência que a celulite é uma doença crônica, em que se pode obter um controle, mas nunca uma completa cura, porque sempre serão necessários a prevenção e o combate do problema.

Para iniciar o tratamento, a paciente deve estar com o peso ideal para a sua altura e estrutura física, para então avaliar realmente o grau da celulite e direcionar para o procedimento mais apropriado. Para se obter maior êxito, o tratamento da celulite necessita ser dinâmico e complexo, ou melhor, ser uma associação de tratamentos, de acordo com cada paciente.
Por Aloízio Faria de Souza

Fonte: Feminíssima

Nenhum comentário: