4.27.2009

Gripe Suína:'Não há motivo para alarde; preocupação, sim'


'Não há motivo para alarde; preocupação, sim', diz diretor da Anvisa

Brasília - O diretor geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares, participou de coletiva de imprensa, em Brasília, na tarde desta segunda-feira para fazer esclarecimentos quanto ao surto de gripe suína no mundo. O sanitarista disse que não há motivo para alarme, mas sim preocupação. Quanto ao caso do casal mineiro que poderia estar infectado, Álvares afirmou que a informação que a Anvisa tem é de que eles estão no internados no Hospital das Clínicas mas que tudo leva a crer que não é a gripe suína.


O diretor-presidente da Anvisa, Agenor Alvares, mostra panfleto com informações sobre a gripe suína que será distribuído em aeroportos do Rio de Janeiro e de São PauloÁlvares informou que o governo está tomando as providências necessárias e que "a populaçao tem que ficar tranquila".

"Somente na sexta-feira à noite o governo brasileiro foi alertado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que havia uma epidemia de gripe suína. À partir de sábado um grupo de emergência começoua trabalhar e providenciar todas as informações e medidas que pudessem conter suspeitas e problemas" completou diretor geral da Anvisa.

"Somente na sexta-feira à noite o governo brasileiro foi alertado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que havia uma epidemia de gripe suína. À partir de sábado um grupo de emergência começoua trabalhar e providenciar todas as informações e medidas que pudessem conter suspeitas e problemas" completou diretor.

Álvares criticou “demora na notificação” por parte do governo mexicano, que que desde março o governo está tendo casos desde março. "Só na sexta-feira notificaram a OMS. Eu acho que cada governo tem que assumir as suas responsabilidades, principalmente com a saúde de seu povo e com aqueles com quem seu país tem trânsito diário”, alegou, afirmando que o Brasil, nesses casos, adota a postura de não esconder possíveis surtos.

Ainda segundo Álvares, entre as medidas preventivas, o governo brasileiro não cogita levantar barreiras sanitárias para a carne suína por enquanto, como já foi feito em outros países. O Brasil não importa esse tipo de carne do México nem do Canadá, mas importa em torno de 814 toneladas dos Estados Unidos e mil toneladas da Espanha, onde também foram confirmados casos da doença.

O Ministério da Saúde brasileiro também ressaltou que a temperatura normal de cozimento da carne suína, cerca de 70ºC, é mais que suficiente para eliminar qualquer vírus que possivelmente esteja na carne. Por isso, não há necessidade de a população evitar o consumo. “Eu queria ressaltar que a população brasileira deve ter tranqüilidade e não entrar em pânico”, completou Álvares.

Com informações da Agência Brasil


Número de mortos no México chega a 149; nos EUA há 40 infectados pelo vírus
Rio - Chegou a 149 o número de pessoas mortas com suspeita de gripe suína no México, segundo o governo mexicano. O surto no país levou autoridades mexicana a mandar fechar todas as escolas do país.

Nos Estados Unidos, oficiais já identificaram 40 casos de infecção pelo vírus H1N1, responsável pela gripe suína - sendo que 28 desses casos se concentram entre estudantes de uma escola em Nova Iorque - epicentros das finanças e do turismo mundiais.

Em 17 estados mexicanos, cerca de 1.600 pessoas são suspeitas de estar infectadas. Na manhã desta segunda-feira, oficiais mexicanos afirmam que rastrearam a origem da epidemia a uma área rural conhecida como La Gloria, no estado de Vera Cruz, região que abriga grandes fazendas de criação de porcos.

O dia

Nenhum comentário: