5.28.2009

Glaucoma


Glaucoma

O glaucoma é um distúrbio em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada além de que o olho pode tolerar por tempo prolongado. A maioria dos oftalmologistas concorda em que quando essa pressão - chamada pressão intraocular - é maior do que o normal, aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos.

O Glaucoma é causado por um acúmulo de líquido humor aquoso que circula no interior do olho, e é causado pelo aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho (canal de Schelmm). Nesse caso, como continua chegando líquido ao olho, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sangüíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sangüínea, as células nervosas da retina vão morrendo provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado, pode levar à cegueira.

O paciente geralmente não percebe que sofre de glaucoma. O glaucoma é insidioso. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no transcurso de meses ou de anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, a visão vai piorando até que finalmente começa a afetar o próprio centro co campo visual e se estabelece a cegueira permanente. Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. Esses sintomas podem compreender a necessidade de trocar com freqüência a graduação dos óculos, dificuldade para adaptar-se à obscuridade, perda de visão lateral e visão embaçada. Em raros casos, pode haver outros sintomas como o aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes e cefaléias ou dor ocular intensa.

O glaucoma se diagnostica mediante um cuidadoso exame ocular realizado por oftalmologista, que compreende um procedimento simples e indolor para medir a pressão ocular.

Quem pode ser portador de glaucoma?
O risco de portador de glaucoma aumenta com a idade; geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos. De fato, segundo a Sociedade Nacional de Prevenção da Cegueira dos EUA, uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos e três em cada 100 com mais de 65 anos têm glaucoma. Uma forma muito rara de glaucoma pode ocorrer em crianças pequenas. As pessoas que tem maior risco de sofrer de glaucoma são as diabéticas e as com familiares portadoras de glaucoma. Essas pessoas devem fazer exame ocular com regularidade, realizado por oftalmologista.

Pode-se curar o glaucoma?
Embora não se possa curar, na maioria dos casos pode ser controlado satisfatoriamente mediante tratamento apropriado. O glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente fique em observação e tratamento contínuos para manter controlada a pressão intra-ocular e ajudar assim a evitar a perda da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar a doença, menor será a tal perda.

Como se trata o glaucoma?
O tratamento mais comum consiste em gotas para os olhos. Às vezes também são usados comprimidos, e em alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Com freqüência deve-se usar as gotas?
No geral, o paciente deve aplicar gotas todos os dias. Segundo o medicamento empregado, a posologia pode variar de uma gota por dia até duas ou mais, várias vezes ao dia. Em alguns casos, é prescrito mais de um produto na forma de colírio. Siga sempre as instruções do médico.

Qual o melhor modo de aplicar-se às gotas?
Como as gotas oculares contra o glaucoma devem ser usadas em doses precisas, a maioria dos produtos é vendida em frascos especiais, e o médico explicará como devem ser aplicadas.

Regras simples que devem ser seguidas:

Use o medicamento de acordo com as instruções do médico. Não coloque nem mais nem menos gotas do que as prescritas.
Se for viajar, não se esqueça de levar uma quantidade adequada do medicamento. Pergunte ao seu médico se deve levar uma receita reserva. Lembre-se que o glaucoma é controlado usando com regularidade o medicamento.
Logo que tenha colocado uma gota no olho, comprima com o dedo indicador o ângulo interno do olho para evitar que o medicamento passe para o canal lacrimal até o nariz e garganta. Conserve essa posição ou mantenha os olhos fechados suavemente durante três ou quatro minutos, para que o medicamento permaneça em contato com o olho o maior tempo possível.
Informe seu oftalmologista se está usando outro medicamento, especialmente aqueles comprados sem receitas. E se consultar outro médico não deixe de informar que está sendo tratado contra o glaucoma.
Nunca use outro medicamento ou colírio sem a prévia aprovação do médico.
Como o glaucoma pode ser hereditário, recomende a todos os adultos de sua família - inclusive primos e tios - para que façam um exame oftalmológico periódico.
Fonte: Hospital de Olhos de São Paulo - Unidade Oftalmológica de Santana.

Nenhum comentário: