12.31.2009

QUEIMADURAS- CUIDADOS DISPENSADOS AOS QUEIMADOS



Número de acidentes com fogos de artifício no fim de ano supera o da época de festas juninas

Rio - Se não forem manuseados com muito cuidado, os fogos de artifício podem fazer com que a comemoração pela passagem do fim de ano acabe no hospital. Segundo o chefe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital do Andaraí, Luiz Macieira, o número de pessoas com queimaduras provocadas pelos artefatos nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro é o dobro do total de vítimas desse tipo de acidente nos meses de junho e julho. Alguns cuidados podem diminuir o risco de lesões.

“O fim de ano reúne uma série de condições que aumentam os riscos. As pessoas ingerem bebida alcoólica e depois acham que têm condições de soltar fogos. Muitas vezes, soltam morteiros em locais onde as pessoas estão muito juntas, inclusive perto de crianças”, explica Macieira, acrescentando que a maioria das lesões afeta mãos, rosto e pés. “No ano passado, só no dia 31 atendemos 60 queimados”. Segundo o chefe do CTQ, que é referência no tratamento de queimaduras, esse tipo de acidente geralmente ocorre com morteiros.

“As pessoas não devem soltá-los segurando diretamente com a mão. Devem amarrar um pedaço de bambu e colocar longe do corpo”, sugere, afirmando que risco zero não existe quando o assunto são fogos.
POR PÂMELA OLIVEIRA

Especialista em primeiros socorros do Corpo de Bombeiros, a médica Rosemary Provenzano Thami ressalta que caso ocorra a queimadura a única coisa que se deve colocar antes de ir a um hospital é água corrente. A água, explica ela, diminui a temperatura e faz com que a intensidade e a profundidade da queimadura não sejam agravadas.

“As pessoas não devem colocar manteiga, café e outros produtos porque tudo isso aumenta o risco de infecção”, explica, acrescentando que esse material precisará ser retirado no hospital, causando mais dor. “Gelo também queima, então não deve ser colocado”, alerta.

O especialista em microcirurgia em queimados, Reinaldo Minoro Kuwahara, do CTQ, orientou que as pessoas chamem imediatamente um médico quando houver alguma situação de queimadura. “Não se deve colocar de maneira alguma sobre a queimadura pó de café, nata de leite, entre outros, pois esses procedimentos dificultam ainda mais o processo de limpeza e aumentam os risco de contaminações”, explicou, em nota divulgada pela AEN.

Segundo o especialista, não se deve ingerir nenhum tipo de alimento ou bebida pois caso seja necessário algum procedimento cirúrgico que utilize anestesia, este não será possível pela exigência do jejum para realizá-lo. Kuwahara disse ainda que as queimaduras são classificadas em três graus: as de primeiro atingem somente a superfície da pele, com avermelhamento do local; as de segundo são mais profundas, atingem as camadas internas da pele e podem causar bolhas, vermelhidão e dor intensa; as de terceiro são aquelas que destroem a pele e atingem as estruturas internas, como vasos, nervos ou músculos.

Fonte - CTQ

CUIDADOS DISPENSADOS AOS QUEIMADOS
Como proceder:

1 - Retirar a vítima do contato com a causa da queimadura:

a) lavando a área queimada com bastante água, no caso de agentes químicos; retirar a roupa do acidentado, se ela ainda contiver parte da subtância que causou a queimadura;

b) apagando o fogo, se for o caso, com extintor (apropriado), abafando-o com um cobertor ou simplesmente rolando o acidentado no chão;

2 - Verificar se a respiração, o batimento cardíaco e o nível de consciência do acidentado estão normais.

3 - Para aliviar a dor e prevenir infecção no local da queimadura:

a) mergulhar a área afetada em água limpa ou em água corrente, até aliviar a dor. Não romper as bolhas e nem retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas à pele. Se as bolhas estiverem rompidas, não colocá-las em contato com a água.

b) não aplicar pomadas, líquidos, cremes e outras substâncias sobre a queimadura. Elas podem complicar o tratamento e necessitam de indicação médica.

4 - Se a pessoa estiver consciente e sentir sede, deve ser-lhe dada toda água que deseja beber porém, lentamente e com cuidado.

5- Encaminhar logo que possível a vítima ao Posto de Saúde ou ao Hospital, para avaliação e tratamento.

Outros cuidados:

a) Não dê água a pacientes com mais de 20% do corpo queimado;
b)Não coloque gelo sobre a queimadura;
c)Não dê qualquer medicamento intramuscular, subcutânea ou pela boca sem consultar um Médico, exceto em caso de emergência cardíaca;
d)Não jogar água em queimaduras provocadas por pós químicos; recomenda-se cal e escovação da pele e da roupa.
e)Deve-se providenciar o transporte imediato do acidentado, quando a área do corpo queimada for estimada entre 60 e 80%.
f)Além da percentagem da área corporal atingida, a gravidade das queimaduras é maior nos menores de 5 anos e maiores de 60.

Nenhum comentário: