1.02.2010

Farmácia Popular do Brasil vai continuar garantindo o acesso à medicamentos


Farmácia Popular do Brasil garante o acesso à medicamentos

Programa

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares, a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.

Acesso

O acesso à unidade da Farmácia Popular é o mais simples possível. O consumidor pode ir até a Farmácia munida de uma receita médica atual.
A listagem dos medicamentos fornecidos pelo Programa está disponível no site www.saude.gov.br, por meio do link- Farmácia Popular do Brasil.


Farmácia Popular do Brasil cumpre sua meta de acessibilidade

A Farmácia Popular do Brasil, sob gestão estadual, a cada ano registra contínuo crescimento de pessoas que procuram o serviço para aquisição de medicamentos listados na unidade.

A cada mês é computado um crescimento de 5%, as vendas dobraram se comparado ao primeiro ano de instalação, 2007, com o ano de 2009.

Conforme levantamento feito, os medicamentos mais procurados e mais vendidos são: Omeprazol 20mg, 14cap, um total de 45.740 caixas, Sinvastatina 20mg 10 cp, 32.970, Atenolol 25mg 10cp, um total de 25.364, Fluconazol 150mg 1cap, um total de 17.596, Enalapril 20 mg10cp, um total de 13.474, Metformina 850mg 10cp, um total de 13.251, AAS 100mg 10cp, um total de 11.337, Caprtopril 25mg20cp, um total de 8.384, Glibenclamida 5mg 10cp, um total de 5.313, Cefalexina 500mg 10cp, um total de 5.184, outros: 87.179 unidades.

Na Farmácia Popular são vendidos medicamentos da Atenção Básica e de uso contínuo, porém podem ser encontrados antibióticos e medicamentos para o tratamento da alta taxa de colesterol.

"O programa atende os usuários do SUS como também pessoas que possuem Planos de Saúde que não tem condições financeiras para manter a medicação exigida. Toda pessoa é atendida desde que tenha em mãos uma receita médica", disse ela. "O objetivo da farmácia é oferecer medicamentos essenciais a preços abaixo do mercado, acessíveis para todos da população que necessitarem do serviço".

Os medicamentos são vendidos mediante apresentação de receita médica, quer tenha sido prescrito por médico do SUS ou da Rede Particular, observados o prazo de validade do receituário e a negativa de receitas prescritas por veterinários.

Os medicamentos vendidos mesmo com a apresentação da receita seguem algumas regras. No caso de antibióticos e fungicidas somente são aceitas receitas com datas anteriores há 30 dias. Já para os medicamentos de uso continuo como diabetes, pressão alta e colesterol, as receitas podem ser usadas até um ano da data da prescrição, contudo esses medicamentos que são usados por longos períodos são vendidos apenas para um período de seis meses.

"Todo esse controle é necessário para manter a atenção farmacêutica, evitando que a pessoa fique tomando remédios sem necessidades, e evitando que possa se formar uma venda clandestina desses medicamentos, uma vez que o seu valor é muito mais baixo que o vendido nas farmácias e drogarias convencionais".

Nenhum comentário: