Com isso, consumidores podem comprar roupas e acessórios de antigas coleções pelos sites de marcas como Aviator, Cantão, Melissa, Richards e Salinas. Especialistas, contudo, advertem sobre os cuidados a tomar na compra em bazares virtuais. Afinal, trocar uma peça comprada pela internet - e ainda de uma coleção passada - pode transformar a economia em dor de cabeça. Um frete com valor muito alto também pode acabar inviabilizando uma compra menor.
SAIBA MAIS: Os cuidados na hora de comprar pela internet
- As lojas off começam a virar uma tendência entre as grifes brasileiras, mas essas pontas de estoque já são mais do que comuns entre as marcas internacionais. De um lado, o lojista consegue dar uma solução para seu encalhe. Do outro, o consumidor adquire peças com preços bem abaixo do seu valor original - explicou Ana Lavaquial, professora de Negócio da Moda da ESPM-RJ.
Na loja da Melissa ( www.lojamelissa.com.br ), é possível encontrar pares de sapatos até 30% mais em conta do que na época de seu lançamento. A seção off da Salinas ( www.salinas-rio.com.br ) inclui biquínis, sungas, peças infantis e roupas vendidos por menos da metade do preço original.
A loja virtual da Dress To ( www.dressto.com.br ), no ar desde dezembro do ano passado, lançou agora uma seção para ponta de estoque - bazar com descontos de até 80% sobre itens especiais de coleções passadas. Com a ajuda de um contador de tempo regressivo, a cada 24 horas, incluindo fim de semana, estão disponíveis três produtos em promoção. O outlet virtual da marca já corresponde a 50% do volume de vendas on-line.
- Um dos entraves ao crescimento das lojas virtuais é a falta de padronização das peças nas próprias marcas. Mas, se o consumidor já conhece os tamanhos de determinada grife, a compra pela internet, especialmente a das lojas off, pode ser uma opção interessante - ponderou Ana, lembrando que a internet também naturalmente é uma alternativa para consumidores que queiram conhecer novas marcas.
Já o bazar da Cantão ( www.cantao.com.br ) está no ar, dentro do site da marca, há alguns meses. Com descontos de até 60%, as coleções passadas já representam 30% das vendas do comércio eletrônico da rede.
- O bazar veio um ano depois do lançamento do site. E é ótimo porque esse espaço também ajuda a movimentar as vendas das coleções atuais - disse Ana Claudia Freitas, gerente de E-commerce da Cantão, acrescentando que o site virou uma peça fundamental para escoar as peças restantes de coleções antigas. - É ali, e não mais nas lojas físicas, que se concentram as peças antigas.
Para meninosAs grifes masculinas também aderiram à tendência. A Aviator ( www.aviator.com.br ), que lançou para o Dia dos Namorados o seu e-commerce, já criou um espaço para a linha off. Na Richards ( www.richards.com.br ), os descontos para peças de coleções antigas chegam a 60%.
- Hoje, a loja virtual já está entre as quatro primeiras lojas da rede em vendas (são 46). Em 2012, espera-se que ocupe a primeira posição. E as peças da ponta de estoque são importantes, pois representam 50% das vendas do site - disse Daniel Bezerra, gerente da loja virtual da Richards.
Outros segmentosFora do universo da moda, outros segmentos estão apostando em pontas de estoque pela internet. O site Apretexo.com, que vende produtos eletrônicos, eletroportáteis, games etc, promove campanhas para zerar o estoque - e os descontos podem chegar a 90%. E tem ainda a "Oferta Surpresa", onde a cada dia é colocado um produto no banner ao lado direito, com contagem regressiva pra compra.
- O funcionamento é muito semelhante ao de um site de compras coletivas. Investimos em aumentar nossa base de clientes e constantemente temos produtos que precisamos queimar porque o estoque ocioso é muito prejudicial para a operação - disse Fellipe Pessôa, sócio do site.
SAIBA MAIS: Os cuidados na hora de comprar pela internet
- As lojas off começam a virar uma tendência entre as grifes brasileiras, mas essas pontas de estoque já são mais do que comuns entre as marcas internacionais. De um lado, o lojista consegue dar uma solução para seu encalhe. Do outro, o consumidor adquire peças com preços bem abaixo do seu valor original - explicou Ana Lavaquial, professora de Negócio da Moda da ESPM-RJ.
Na loja da Melissa ( www.lojamelissa.com.br ), é possível encontrar pares de sapatos até 30% mais em conta do que na época de seu lançamento. A seção off da Salinas ( www.salinas-rio.com.br ) inclui biquínis, sungas, peças infantis e roupas vendidos por menos da metade do preço original.
A loja virtual da Dress To ( www.dressto.com.br ), no ar desde dezembro do ano passado, lançou agora uma seção para ponta de estoque - bazar com descontos de até 80% sobre itens especiais de coleções passadas. Com a ajuda de um contador de tempo regressivo, a cada 24 horas, incluindo fim de semana, estão disponíveis três produtos em promoção. O outlet virtual da marca já corresponde a 50% do volume de vendas on-line.
- Um dos entraves ao crescimento das lojas virtuais é a falta de padronização das peças nas próprias marcas. Mas, se o consumidor já conhece os tamanhos de determinada grife, a compra pela internet, especialmente a das lojas off, pode ser uma opção interessante - ponderou Ana, lembrando que a internet também naturalmente é uma alternativa para consumidores que queiram conhecer novas marcas.
Já o bazar da Cantão ( www.cantao.com.br ) está no ar, dentro do site da marca, há alguns meses. Com descontos de até 60%, as coleções passadas já representam 30% das vendas do comércio eletrônico da rede.
- O bazar veio um ano depois do lançamento do site. E é ótimo porque esse espaço também ajuda a movimentar as vendas das coleções atuais - disse Ana Claudia Freitas, gerente de E-commerce da Cantão, acrescentando que o site virou uma peça fundamental para escoar as peças restantes de coleções antigas. - É ali, e não mais nas lojas físicas, que se concentram as peças antigas.
Para meninosAs grifes masculinas também aderiram à tendência. A Aviator ( www.aviator.com.br ), que lançou para o Dia dos Namorados o seu e-commerce, já criou um espaço para a linha off. Na Richards ( www.richards.com.br ), os descontos para peças de coleções antigas chegam a 60%.
- Hoje, a loja virtual já está entre as quatro primeiras lojas da rede em vendas (são 46). Em 2012, espera-se que ocupe a primeira posição. E as peças da ponta de estoque são importantes, pois representam 50% das vendas do site - disse Daniel Bezerra, gerente da loja virtual da Richards.
Outros segmentosFora do universo da moda, outros segmentos estão apostando em pontas de estoque pela internet. O site Apretexo.com, que vende produtos eletrônicos, eletroportáteis, games etc, promove campanhas para zerar o estoque - e os descontos podem chegar a 90%. E tem ainda a "Oferta Surpresa", onde a cada dia é colocado um produto no banner ao lado direito, com contagem regressiva pra compra.
- O funcionamento é muito semelhante ao de um site de compras coletivas. Investimos em aumentar nossa base de clientes e constantemente temos produtos que precisamos queimar porque o estoque ocioso é muito prejudicial para a operação - disse Fellipe Pessôa, sócio do site.
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