1.22.2014

Estudo revela que dieta do tipo sanguíneo não tem fundamento


Do UOL, em São Paulo

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que a teoria por trás da dieta do tipo sanguíneo - que afirma que as necessidades nutricionais de cada indivíduo variam de acordo com tipo de sangue - não é válida. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica PLoS One.
"Com base nos dados de 1.455 participantes do estudo, não encontramos nenhuma evidência que apoie a teoria da dieta do tipo sanguíneo", afirmou o coordenador da pesquisa, Ahmed El-Sohemy, professor associado e diretor de pesquisa em Nutrigenômica da Universidade de Toronto.
"A maneira de um indivíduo reagir a qualquer uma das dietas não tem qualquer relação com o seu tipo de sangue, mas sim com a sua capacidade de manter uma alimentação sensivelmente vegetariana ou pobre em carboidratos", explica El-Sohemy.

Ampliar


Conheça as dietas mais populares25 fotos

16 / 25
Na dieta do tipo sanguíneo há alimentos que estimulam o aumento e a perda de peso dependendo do tipo de sangue da pessoa Leia mais Getty Images
Os pesquisadores descobriram que as associações observadas por eles entre cada um dos quatro tipos de dieta sanguínea (A, B, AB, O) e os marcadores de saúde são independentes do tipo de sangue da pessoa.
A dieta do tipo sanguíneo ficou popular com o livro "Eat Right for Your Type", escrito pelo naturopata Peter D'Adamo. A teoria por trás da dieta é que pessoas com diferentes grupos sanguíneos processam alimentos de maneira diferente. De acordo com a teoria, os indivíduos que aderem a uma dieta específica para seu tipo de sangue podem melhorar a saúde e diminuir o risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares. O livro, que se tornou um best-seller, foi traduzido para 52 idiomas e vendeu mais de sete milhões de cópias.
Os pesquisadores da Universidade de Toronto estudaram uma população composta na maior parte de adultos jovens e saudáveis, que forneceram informações detalhadas sobre suas dietas habituais e tiveram seu DNA coletado de amostras de sangue. Depois de determinado o tipo sanguíneo, outros fatores de risco cardiometabólico foram mensurados, tais como a insulina, colesterol e triglicérides.

Ampliar


Quer emagrecer? Então fique sabendo72 fotos

72 / 72
Assistir atletas praticando atividades físicas no conforto do sofá pode ajudar a manter a forma. É o que revela um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Western, em Sidney, que constatou que ver outras pessoas se exercitando provoca aumento nos batimentos cardíacos e em outras medidas fisiológicas, como se a própria pessoa estivesse em movimento. O artigo, publicado na revista "Frontiers in Autonomic Neuroscience", relatou que ao assistirem a um vídeo de uma pessoa correndo, os participantes do estudo tiveram aumento dos batimentos cardíacos, da respiração e do fluxo de sangue para a pele. Ainda que o estudo tenha concluído que assistir a algum esporte tenha um efeito parecido com a prática de atividade física, os pesquisadores não recomendam desistir da academia Leia mais Getty Images/Thinkstock
As dietas foram pontuadas com base nos itens alimentares enumerados no livro "Eat Right for Your Type", a fim de determinar a adesão em relação a cada uma das quatro dietas do "tipo sanguíneo".
El-Sohemy aponta que a anterior falta de evidência científica não significa que as dietas não funcionam. "Não havia nenhuma evidência, de uma forma ou de outra. Era uma hipótese intrigante e sendo assim sentimos que devíamos colocá-la à prova. Agora estamos confiantes em dizer que a hipótese da dieta do tipo sanguíneo é falsa".
No ano passado, uma revisão abrangente, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, não encontrou nenhuma evidência para apoiar a dieta do tipo sanguíneo, e demandou estudos científicos devidamente projetados para lidar com isso.


Ampliar


Segredos das famosas para manter a forma101 fotos

101 / 101
A empresária e atleta Alice Matos é uma musa inspiradora para quem busca o corpo ideal. Alice já foi cheinha, mas atualmente exibe um físico definido. "Para conquistar a melhor versão de si mesma, vá à luta. A competição sempre deve ter início quando você olha para o espelho. O negócio é deixar todas as adversidades de lado e focar o objetivo final", aconselha a musa. Ela também tem muita força de vontade para resistir às tentações e não estragar a dieta. "Sempre digo para quem me pergunta que a recompensa para o corpo não é comer um fast food, mas sim viver com qualidade e principalmente saúde", orienta Leia mais Divulgação/Suplementação

Nenhum comentário: