1.22.2014

Relatório aponta tortura no Brasil como problema "crônico"


A Human Rights Watch destacou ainda os incidentes envolvendo policiais e manifestantes nos protestos realizados em junho em várias cidades




DEIVYSON TEIXEIRA
Documento critica excessos policiais nas manifestações de junho


O relatório anual da ONG Human Rights Watch (HRW), divulgado ontem, classifica a tortura policial no Brasil como sendo um problema “crônico” no País. No capítulo sobre o Brasil, a HRW destaca que os casos de intimidação por meio de abusos e outros meios de tortura são “corriqueiros e constantes”, e já haviam sido verificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O material publicado pela HRW ainda lembrou o caso da jovem Tayná, no Paraná. De acordo com a publicação, em julho de 2013, policiais bateram, sufocaram e aplicaram choques elétricos em quatro homens para que eles confessassem o estupro e a morte da garota de 14 anos.

O relatório ainda relembrou o caso de sevícias em seis menores dentro da Fundação Casa, no bairro de Vila Maria, na Zona Norte paulistana. Todos os casos de violência e intimidação são, de acordo com a HRW, ”raramente levados a Justiça”.
 Outros tópicos
O levantamento feito pela HRW ainda expõe outros pontos ligados aos direitos humanos, como a questão da liberdade de expressão, os direitos trabalhistas e a acesso à informação.
De uma maneira geral, o país é visto como uma democracia influente e que recentemente se tornou uma “importante voz no debate internacional sobre direitos humanos”.

O estudo ainda relembrou os protestos de junho, quando centenas de pessoas foram às ruas contra má qualidade dos serviços públicos e os gastos excessivos da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio em 2016.

Para a HRW, houve diversos incidentes nos protestos onde a polícia usou gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha de forma “desproporcional” contra os manifestantes. (da Folhapress)

Nenhum comentário: