1.23.2014

Alimentação saudável no verão

Com a chegada do verão alguns cuidados precisam ser observados com a saúde,especialmente com a alimentação.As dicas abaixo são importantes para que se possa enfrentar e aproveitar o calor de uma forma saudável.

O verão é a época do ano mais propícia para o lazer, especialmente para o passeio ao ar livre, curtindo o sol e a natureza. É a estação das férias, quando as pessoas querem aproveitar as praias, sol, mar e calor. Mas as altas temperaturas exigem cuidados especiais com a alimentação e a saúde. Para aproveitar de forma saudável as altas temperaturas desta estação do ano tão esperada, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação, saúde e a hidratação do organismo.

Durante o verão e nos dias ensolarados, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Por isso, é importante que se aumente bastante a ingestão de líquidos, para repor a perda líquida do organismo e mantê-lo sempre hidratado.

Uma excelente opção para o verão seria a água-de-coco. Por apresentar baixo valor calórico, a bebida pode ser utilizada para substituir a água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação intensa.

Outro cuidado importante que se deve ter durante o verão é com a alimentação.

O dias de temperaturas elevadas geralmente provocam uma inibição da fome, que é causada pelo calor excessivo. Essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, que é um aspecto ruim, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante este período.

A melhor forma de contornar este problema é consumir, durante o verão, alimentos saudáveis e de fácil digestão, como as frutas, saladas, legumes, carnes magras, sanduíches leves, vitaminas de frutas e sucos naturais. É importante ter cuidado com o consumo de frituras e alimentos muito gordurosos, que no verão se tornam mais difíceis de serem digeridos.

O cuidado com manuseio e preparação dos alimentos também é muito importante, pois, no verão, a proliferação bacteriana é elevada devido ao calor, podendo causar certos tipo de contaminação aos alimentos.

Devemos ficar atentos também às bebidas alcoólicas, que geralmente são consumidas com maior freqüência, como por exemplo a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação e perda de líquido intensa pelo organismo.

Por todos esses fatores, é necessário um maior cuidado com a saúde durante a estação, para que se tenha disposição e energia suficientes para aproveitar e desfrutar intensamente a melhor época do ano!!!!!!
Fonte: Alimentação saudável no verão


Sugestão:
                                           
                                         Salada colorida                                                                   Limonada suíça  

                
                                                                     
                                                                                        Salada de frutas

Nenhum comentário: