"Na minha avaliação, além de se equivocar na edição da
pesquisa Datafolha, o jornal perdeu a chance de transformar o resultado
da pesquisa numa pauta aprofundada e relevante: tentar explicar como e
por que Lula teve um desempenho melhor do que na última pesquisa se ele
tem sido quase diariamente personagem de notícias negativas", diz a
jornalista Paula Cesarino Costa, sobre a edição do Datafolha, que tentou
esconder o crescimento do ex-presidente Lula em todos os cenários
"A pesquisa foi apresentada aos leitores da seguinte maneira, na edição de 12 de dezembro: 'Marina é líder em todos os cenários de 2º turno', dizia a manchete da primeira página. O subtítulo completava: 'Lula sobe no primeiro turno em relação à pesquisa de julho, mas mantém alta rejeição, diz Datafolha'", diz ela. "Como é fácil perceber, o enfoque dado pela Redação foi tortuoso e chegou a estar errado no título acima reproduzido —não corrigido pela Redação até a conclusão deste texto."
O fenômeno mais importante captado pela pesquisa, no entanto, foi outro: o crescimento de Lula, apesar do massacre a quem vem sendo submetido pela aliança mídia-Judiciário.
"Na minha avaliação, além de se equivocar na edição da pesquisa Datafolha, o jornal perdeu a chance de transformar o resultado da pesquisa numa pauta aprofundada e relevante: tentar explicar como e por que Lula teve um desempenho melhor do que na última pesquisa se ele tem sido quase diariamente personagem de notícias negativas", diz ela.
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