2.05.2020

Dilma Rousseff sobre o apresentador Pedro Bial: “sexista e misógino”


A ex-presidente Dilma Rousseff, personagem central de Democracia em Vertigem, de Petra Costa, candidato ao Oscar de Melhor Documentário no próximo domingo, não esperou muito tempo para dizer o que achou das declarações do ex-apresentador do BBB, Pedro Bial que, sem mais nem menos, resolveu criticar o Democracia em Vertigem e também a Petra Costa.

“Como se não bastasse a grosseria misógina e sexista de Bial contra Petra Costa, ao chamá-la de menina insegura em busca de aprovação dos pais, foi vítima de intolerável agressão oficial do governo Bolsonaro”, escreveu Dilma no Twitter. Em outra mensagem, Dilma acusou o governo Bolsonaro, mais precisamente a Secretaria de Comunicação da Presidência que “exibiu um vídeo, feito com dinheiro público, para ofender uma artista brasileira apenas porque exerceu o inalienável direito de criticar o governo numa rede de TV. Trata-se de censura e de brutal desrespeito à liberdade de expressão”.
Petra Costa, no final da tarde, respondeu ao ataque do governo Bolsonaro por meio da Secom. Ela postou no Twitter: “O governo brasileiro usou sua conta oficial do Secretário de Comunicação nas mídias sociais para me atacar, chamando-me de anti-patriota. Este é mais um passo em direção ao autoritarismo, em face do qual não devemos permanecer calados”.
Nas redes sociais, internautas lembraram hoje que, em 2004, quando lançou a biografia autorizada do seu patrão, Roberto Marinho, Bial foi duramente criticado pela jornalista Renata Lo Prete, hoje companheira de firma dele. Na época, Renata escreveu na Folha: “Pena que tanta matéria-prima tenha sido plasmada com olhar de deslumbramento por Bial, que ao final reflete: “Roberto Marinho… Nunca imaginei que me coubesse tal missão, escrever, com independência, um perfil biográfico de Roberto Marinho”.
Se independência lhe foi dada, ele mostrou pouco interesse em utilizá-la”. Agora, que temos notícia, já são três pessoas que consideram o documentário de Petra uma ficção. Pedro Bial, o presidente Jair Bolsonaro e Augusto Nunes que, na Rádio Jovem Pan, além de defender o ex-apresentador do BBB, como disse que nada daquilo mostrado em Democracia em Vertigem é verdade.

Nenhum comentário: