10.30.2020

Aliados aconselham Bolsonaro a preparar rota de saída para Paulo Guedes

 

Paulo Guedes e Jair Bolsonaro

247 - Diversos aliados de Jair Bolsonaro têm dito que o ideal para o governo é iniciar um processo para demitir Paulo Guedes do Ministério da Economia, segundo Daniela Lima, na CNN. O economista já estava perdendo prestígio diante do mercado financeiro por não estar conseguindo levar adiante reformas e privatizações. 

A intensificação da crise política, porém, se deu após, na quinta-feira, 29, o ministro atacar seu aliado no governo Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo o ministro, a Febraban financia estudos de outras pastas e de “ministro fura-teto” em oposição à criação do imposto digital. “(Febraban) financia até programa de estudo de ministro gastador para ver se enfraquece o ministro que defende acabar com esse privilegiozinho (cobrança por transferências), esse cartoriozinho”, disse Guedes.

“A Febraban financia até estudos de outros ministérios que não têm nada a ver com a atividade dela, ela financia justamente no lobby de enfraquecimento do ministro que está segurando a barra, que não quer deixar esse cartório prosperar”, completou.

Guedes disse ainda que a entidade financia “ministro gastador para ver se fura-teto, para ver se derruba o outro lado”.

Segundo a reportagem da CNN, os comentários de Guedes deixaram agentes financeiros tensos e os políticos perplexos. O ministro é visto como explosivo, imprevisível e desmedido. 

Ainda, de acordo com Daniela Lima, a saída de Guedes agradaria partidos do centro e “já não alarmaria setores importantes do mercado, que já não acreditam piamente na capacidade de Guedes de entregar as reformas que prometeu logo após a eleição”.

No final de setembro, o economista trocou ataques com o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Os senadores Kátia Abreu (PP) e Renan Calheiros (MDB) tiveram de intervir para reconciliar os dois.

What do you want to do ?
New mail

Um comentário:

Chuyên trang đi Mỹ disse...

Bạn thích đi du lịch Mỹ nhưng điều gì làm bạn ngần ngại không thể thực hiện được giấc mơ đó book vé máy bay đi Mỹ? Tài chính? Thời gian?

Hay “nhọc nhằn” nhất chính là màn phỏng vấn xin visa? Hãy điểm qua thử vài “bí kíp” nho nhỏ dưới đây sẽ giúp bạn nhận ra visa đi Mỹ không khó như bạn nghĩ: https://unitedairlines-vn.com/ve-may-bay-di-dallas.