10.09.2007

DICAS SOBRE EXERCÍCIOS, ALONGAMENTOS, CAMINHADAS E CORRIDAS

Exercícios na medida
Alongamento
O alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade do atleta.
Os exercícios de alongamento trazem bem-estar, melhoram a postura, podem ser feitos a qualquer hora e não exigem nenhum tipo de treinamento prévio.
Existem alongamentos para todas as partes do corpo, desde os músculos dos tendões dos pés até os da face e do couro cabeludo.
Até os músculos da língua e dos olhos podem ser trabalhados com os alongamentos, você sabia? Este trabalho pode deixar o corpo de forma integral num estágio mais relaxado e equilibrado.
Segundo profissionais de Educação Física, um bom trabalho de alongamento muscular já começa a registrar bons resultados em apenas três semanas de atividade. Então, o que você está esperando?

Aquecimento
Ele tem papel fundamental na malhação. O aquecimento faz com que a temperatura corporal aumente, o que por conseqüência aumenta a força muscular. Ele também otimiza a coordenação neuromuscular. Para se ter uma idéia, em cada grau corporal aumentado, o metabolismo celular aumenta e isso resulta em uma liberação mais rápida de oxigênio do sangue para os músculos.

As roupas
É fundamental que sejam leves, flexíveis e confortáveis para facilitar o exercício. Use roupas de acordo com a temperatura. Não esqueça de usar meias apropriadas a cada tipo de exercício, para prevenir a formação de bolhas. Um tênis com amortecedor é muito importante para que não ocorram lesões nas articulações. Em caso de esportes aquáticos, não fique com maiô molhado por muito tempo e use touca.

O banho após os exercícios
Ele deve ser iniciado 10 ou 15 minutos após o término dos exercícios, não antes disso, para que o processo de sudorese termine. Tome uma ducha morna, para relaxamento dos músculos.

A hidratação
Melhor do que só hidratar o corpo, é também repor os sais minerais perdidos durante a malhação. A água é a bebida que mais agrada na reposição líquida, mas sucos, água de coco e isotônicos também podem servir como ótimos aliados na reidratação. Não importa qual dessas bebidas, o importante é bebê-las durante e após os exercícios.
Mantenha a boa postura
Trata-se de uma técnica de movimentos bem simples, que têm como objetivo melhorar a postura e o equilíbrio do corpo, desenvolver a coordenação motora e aliviar as dores, provocadas por maus hábitos posturais.
O Método Alexander, é um processo de reeducação postural, que se baseia em movimentos específicos, que são realizados em sessões com duração de 30 a 45 minutos. Auxilia no combate a problemas como asma, fadiga, estresse, dores de cabeça e musculares.
Correndo melhor
Quem pretende aumentar a eficiência dos resultados na corrida,deve dar atenção especial a um ponto muitas vezes relegado a segundo plano: o aquecimento.
Faça exercícios de alongamento sempre antes de correr, pois eles são fundamentais para deixar os músculos e articulações prontos para suportar a carga de esforço a que serão submetidos e também para evitar lesões e contusões.
Ao iniciar a corrida,lembre-se que geralmente os primeiros 10 minutos são um período de adaptação do corpo à dinâmica do movimento, portanto,não saia por aí correndo em disparada. Comece correndo de forma mais lenta e vá aumentando o ritmo gradativamente.
Ao correr, dê uma atenção especial à respiração, pois a troca do gás carbônico pelo oxigênio é muito importante para a saúde. Procure sempre correr em locais arborizados ou próximo de praias, onde as concentrações de oxigênio são maiores.
Você é adepto das caminhadas diárias para queimar calorias?Pois saiba que existem pequenos “truques” para dar uma verdadeira turbinada no seu exercício.
São movimentos simples que podem ser agregados à sua caminhada,como por exemplo:dar pequenos saltos com elevação dos joelhos. Procure também sempre alternar a velocidade dos seus passos,acelerando as passadas durante alguns momentos, o que auxilia a aumentar o gasto calórico.
Não esqueça porém de usar uma roupa apropriada,um bom calçado para caminhada,se hidratar bem e sempre fazer alongamentos antes e depois do exercício.

Nenhum comentário: